<<< “Deus odeia o pecado, mas ama o pecador?” >>>
A frase em questão não está na Bíblia. É muito simpática, mas completamente diabólica. E vemos pessoas extraordinárias dizendo tal afirmação dando a impressão de aceitarem como sendo bíblica. Ledo engano. Esta é uma ideia atual. É completamente compreensível que se pregue um Deus amoroso e misericordioso. Deus é amor e por isso não pode odiar? Está muito claro na bíblia que Deus possui em seu caráter esse atributo chamado “ódio”. O próprio falso jargão: “Deus odeia o pecado” já atribui ódio para Deus. Mas vamos olhar para o que a Palavra de Deus diz: "O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia." (Salmos 11:5). Deus odeia o ímpio? Parece que Deus realmente tem esse sentimento. Mas, sigamos em frente:
(Provérbios 6:16-19) “Seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma detesta: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos”.
(Salmos 5:5) "Os arrogantes não são aceitos na tua presença; odeias todos os que praticam o mal".
(Romanos 9:13) “Como está escrito: “Amei a Jacó, e odiei a Esaú”. Entre outros tantos versículos que dizem sobre Deus possuir ódio. Deus ama o pecador, mas odeia o pecado? Será que é possível punir o pecado fora do pecador? Será que dá para separar o pecado do pecador na hora de salvá-lo? Em Mateus 7:23, o texto está muito claro ao dizer: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”. Deus está dizendo isso para alguém ou para algo? Pecador ou pecado? Infelizmente, Deus está dizendo isso para alguém que será alvo da sua ira.
Enfim, Deus não ama o pecador. Está claro que Deus só ama o seu Filho. E é por isso que quando uma pessoa aceita a Jesus Cristo como único Salvador, Deus o regenera, colocando nele vestes brancas. Essa pessoa se torna “alvo mais que a neve”. A mente de Cristo lhe é atribuída. Deus ama o homem sob os méritos de Cristo. Os pecados do homem arrependido são encobertos por causa da justiça redentora de Jesus Cristo, mas continua sendo um pecador. Só que, agora, com capacidade de arrepender-se constantemente. Nada existe no homem que por ele mesmo, possa atrair o afeto e o amor de Deus. O homem só conseguiria atrair o seu ódio. Deus não ama o pecador. Ele ama apenas as pessoas salvas em Cristo Jesus. Fora de Jesus Cristo não há salvação.
(João 14:6) “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.
________________
Onofre W. Johnson - Escrito em 02/01/2015
Comentários*:
Ir. Luís: - Errado irmão. Deus ama o pecador e abomina o pecado, se Deus não amace o pecador nem um cristão seria salvo! Por que, todos somos pecadores, desde o mais fiel pastor até a mais simples ovelha. Amém!!!!!!!!!
Álvaro Pensativo: - Olá pastor Luís. Pastor não, bispo!!! kkkkkkkk Aonde está o versículo bíblico que Deus ama o pecador e aborrece o pecado? Todos os cristãos serão salvos por causa de Cristo, por isso são cristãos! O justo pelos injustos. A frase não está na Bíblia. É muito simpática, mas completamente diabólica. E vemos pessoas extraordinárias dizendo tal afirmação, dando a impressão de a aceitarem como sendo bíblica. Ledo engano! Esta é uma ideia atual. A paz, pastor. Pastor não, bispo!!! kkkkkkk
Álvaro Pensativo: - Nada existe no homem que, por ele mesmo, possa atrair o afeto e o amor de Deus. O homem só conseguiria atrair o seu ódio. Deus não ama o pecador. Ele ama apenas as pessoas salvas em Cristo Jesus. Fora de Jesus Cristo não há salvação.
(João 14:6) “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.
Pra. Aucilina: - O Álvaro Pensativo é muito inteligente! - João 3:35 - Se rejeitar o Filho (Jesus), o amor do Pai não estará nele, mas sobre ele permanecerá a ira de Deus.
Álvaro Pensativo: - Obrigado, pastora. Aprendi muito com você na Ebenézer e no ITQ.
Ir. Robson Cantor: - Eu li o texto e achei realmente interessante. Mas o que me deixa um tanto quanto pensativo é sobre a ordem do versículo de João 3:16, quando primeiro Deus amou o mundo, (que no momento estava condenado no pecado), e depois de amar o mundo, por isso entregou seu único filho...Eu vejo que o amor de Deus não ultrapassa ou derruba sua justiça, tanto que mesmo tendo amado o mundo num todo, lançará todo aquele que não receber seu filho como único e suficiente salvador e crer nele, no inferno. Mas tenho certeza que meu conhecimento bíblico é muito inferior ao de vcs...rs...este é apenas o meu raciocínio.
Álvaro Pensativo: - Preciso tomar mais cuidado com o que escrevo. Não sabia que tanta gente importante assim lia os meus comments. kkkkkk Eu sempre li João 3:16 assim, irmão Robson: Porque Deus "me" amou de tal maneira que deu seu Filho Unigênito... Deixar que eu decida se quero ou não ser salvo é uma grandiosa declaração de amor. Porque, vai que o mal-agradecido não queira ser salvo, não é mesmo? kkkkkk Mas, Adão colocou toda a humanidade debaixo da maldição da morte. Até hoje as pessoas morrem, que coisa, não? Mas Jesus veio trazer vida e vida abundante (é bem aqui que os neopentecostais vêm com a cara de pau deles e dizem que essa vida abundante é riqueza. Vida abundante significa: Muita vida/Vida eterna). Então, entendo que os que nasceram depois de Adão, nascem mergulhados em pecado, com exceção das crianças, por causa do mandamento de Jesus: "Deixai vir a mim as criancinhas...". Mas, quando ela chega a uma determinada idade, ela precisa aceitar a Cristo como único salvador e vigiar para estar com Cristo. Precisamos entender uma coisa: Jesus Cristo ensinou aos profetas, aos discípulos e apóstolos que, a não ser a graça de Deus, revelada em Jesus Cristo Nosso Senhor (Tito 2:11), o que resta para a humanidade é a violenta ira de Deus (João 3:36), por causa da nossa rebelião e nossos pecados. "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me, porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á". (Mateus 16:24-25)
Pr. Alberto Rocha: - Álvaro, você é uma bênção, mas cuidado com o que escreve sobre o amor de Deus.... Ninguém é mais ou menos importante. Todos que leem seus posts, são importantes para Deus e Jesus deu a maior prova de Amor por nós pecadores: Morrendo na cruz para salvar quem? Pecadores!!! Não há amor maior que este!!! Abçs.
Pra. Aucilina: - Mas é muito bom irmão Álvaro Pensativo vir com essas polêmicas sobre a Palavra de DEUS que deve ser o assunto principal de nossas vidas. João 3 :16 no próprio texto do 17 ao 21 diz Deus enviou o seu filho ao mundo não para condenar mas para que o mundo que somos nós pecadores fosse salvo por ele, mas o mundo amou mais as trevas do que a luz, (Cada um decide viver o amor de Deus que está em Cristo Jesus, vivendo a prática da sua Palavra, claro, ou a sua ira, destinada para os filhos da desobediência, Efésio 2:1-6. O MUNDO OU AS PESSOAS JÁ ESTÃO CONDENADAS, BASTA ENTREGAR A SUA VIDA A JESUS CRISTO (Que é viver em obediência à sua Palavra, vida transformada, mudança de caráter e atitude, nova criatura2 Co. 5:17. E terão vida, serão salvas, serão chamadas filhas de Deus. 1 João 3:1-3. Texto sem contexto vira pretexto
Pr. Alberto Rocha: - Concordo com suas palavras, Pra. Aucilina, que depende de cada um querer viver o amor de Deus ou não, mas o assunto principal que é: DEUS NÃO AMA O PECADOR, discordo totalmente porque Deus amou cada um de nós mesmo sendo pecadores e ama qualquer pessoa tb. Há uma grande diferença entre eu querer viver o amor de Deus e "Deus é amor". O mundo pecando ou não, não muda o fato de que Deus é amor. Abçs.
Obs.: Procurei referências sobre quem é Onofre W. Johnson e não encontrei nada a não ser uma página no Face.
Ir. Robson Cantor: - É exatamente o que eu quis dizer, querido pastor Alberto Rocha!!! O texto não está tratando o assunto "salvação", e sim se Deus ama ou não o pecador...E a ira de Deus que está em João 3:36, é justamente pq Deus ama. O que fazemos com o ato de amor de Deus, não condiciona o Seu amor...Deus com certeza, lançará no fogo do inferno muitos dos que Ele ama, porque, mesmo amando continua sendo justo!
Pra. Aucilina: - Bom não fui tão longe de achar que o autor está equivocado, eu olhei para esta visão que: Por causa JESUS estou livre do pecado porque decidi aceitar o seu sacrifício. Jesus disse em João 16:26-27 - Se você pedir ao pai em meu nome, eu não vou pedir que ele te conceda, sabe por que? Ele mesmo verá em seu coração que você me ama e ele vai te conceder. Por amar e crer em Jesus o Pai vai me abençoar. Em 1 João 2: DEUS É AMOR - Mas quem guardar a sua Palavra o amor de Deus está nele verdadeiramente... nisto conheceremos quem está nele. JESUS É TUDO E SEM ELE EU ESTAVA CONDENADA.
Álvaro Pensativo: - Uia!!! Pr. Alberto nos comments... Já era uma honra os demais estarem aqui, mas agora, superabundou!!! A minha maior vontade nesse tal Facebook é que os meus queridos amigos, professores, líderes de grupo, viessem até aqui e em outros lugares também, porque não existe só aqui, ou seja, em tudo na vida, pudessem declarar opiniões, dizer o que pensa, se discorda, se concorda, enfim, expusesse a opinião "custe o que custar". É possível fazer isso educadamente, vocês provaram isso! É só dessa maneira que podemos aprender de verdade. Estamos numa época em que tudo deve ser desconstruído para fazer valer aquilo que realmente importa. Devo ter ousadia para afirmar que tomar leite com manga, não mata. Durante muito tempo as pessoas foram conduzidas por essas construções que eram (de certa forma) inquestionáveis, mas agora tudo está em evidência para ser debatido. A ciência precisa caminhar ao lado da fé, pois a razão precisa passar pela prova da sensibilidade das pessoas. Se Deus é real, como eu acredito que ele seja real, deve ficar claro na mente das pessoas que acreditam em fábulas, ou seja, essa pessoa precisa ter um encontro com o Deus real. Quando falam que Deus não pode odiar, eles precisam saber que Deus odeia justamente porque é amor. Deus ama as crianças (Marcos 10:14), porque odeia o aborto. – Deus é um Deus santo, porque odeia o que não é santo. – Deus ama o pecador (Mateus 9:13) , mas odeia o pecado.
Não somos salvos porque judiaram de Jesus de forma tão brutal, que o levou a morte e morte de cruz, somos salvos, porque Ele levou sobre si os nossos pecados. Toda a violenta ira de Deus que recairia sobre nós, recaiu sobre o seu único Filho. Alguém tinha que pagar o preço e quem pagou foi Jesus, de acordo com Isaías 53:5-6.
Na verdade, o autor Onofre W. Johnson quis desconstruir a frase "não bíblica" - “Deus odeia o pecado, mas ama o pecador?” - Na verdade, Deus queria dar “um chega pra lá” em todos nós, pecadores, desde a época de Moisés e fazer, através dele (em Moisés), uma nova geração.
Ir. Wellington: - Nossa! Isso é show, Álvaro. Comentários top!!!
____________________
Texto de Álvaro Pensativo
*Este texto foi extraído dos comentários* da linha do tempo de Álvaro João dos Santos. Foi um debate muito interessante e elucidante. Espero que apreciem. Um abraço.