terça-feira, 6 de janeiro de 2015

"CRENTES E CATÓLICOS".

________________________
"CRENTES E CATÓLICOS"
Por Onofre W. Johnson

Por que os Crentes Protestantes e os Católicos Romanos são diferentes, se são todos cristãos?

“Um simples leigo armado com as Escrituras é maior que o mais corajoso Papa sem elas" (Martinho Lutero)

Já deu para perceber que essa "diferença" vem desde o princípio da "Reforma Protestante", não é mesmo? As Escrituras, ou, segundo Lutero: “Sola Scriptura”.

"Sola Scriptura" significa que somente as Escrituras são autoridade de fé e prática do cristão. Leia mais: Sola-Scriptura.html#ixzz3O92xT3r3


A Reforma Protestante foi a divisão da chamada, Igreja do Ocidente entre os Católicos Romanos e os Reformados ou Protestantes, originando o Protestantismo.
Portanto a “Sola Scriptura” é um princípio doutrinal proveniente da "Reforma Protestante", liderada por Martinho Lutero.  Lutero ficou de um lado e a Igreja Católica ficou do outro. Os católicos não estão obrigados a seguirem um princípio criado pelo Protestantismo. Os Católicos alegam que não foram eles que protestaram. Mas, independentemente de quem tenha sido o criador do critério “Sola Scriptura”, o fato é que os Católicos dizem que não foi Jesus Cristo, não foi a Igreja Católica e não foi a Bíblia, o criador desse critério foi Martinho Lutero e, afirmam que não são obrigados a seguirem o anátema herege.
“Um homem Cristão é Católico enquanto vive no corpo; decepado deste, torna-se um herege. o Espírito Santo não segue um membro amputado (Santo Agostinho)”.
Cobrar deles um critério criado pelos reformadores é, no mínimo, uma brincadeira. Seria o mesmo que eles cobrassem dos evangélicos  uma doutrina que foi criada exclusivamente pela Igreja Católica. Para cobrar uma doutrina de alguém, primeiro tem que ter provas de que a doutrina precisa ser guardada, ensinada e praticada.

Praça São Pedro - Vaticano
Os Católicos Romanos seguem a Bíblia Sagrada juntamente com a Tradição (Oral e Escrita). Eles dizem que a Tradição é tão importante quanto a Bíblia. O Catecismo da Igreja Católica que é junto com a Bíblia Sagrada os 2 livros fundamentais da fé Católica. A Bíblia diz que a Igreja é a coluna e o sustentáculo da verdade (1 Timóteo 3.15), e não as Escrituras. Os vários produtos da Tradição católica, como por exemplo, a Bíblia, o Credo, as afirmações e documentos pontifícios, as orações e os diversos ensinamentos e documentos dos concílios ecumênicos, são considerados muito importantes para a transmissão da fé católica. Enquanto que os Evangélicos têm a Bíblia como fundamento de sua fé e somente ela (Sola Scriptura). Fonte: http://pt.wikipedia.org
Os Católicos acham impossível que Deus tenha feito suas revelações utilizando somente a Bíblia e afirmam que nem a própria Bíblia fala isso de si própria, como sendo a única fonte da revelação exclusiva de Deus. Simplesmente eles acreditam que a Bíblia é incompleta, e a sua completude só se dá através da Tradição Católica. Para eles a Bíblia é útil, mas não é suficiente. Para os Católicos, além da Bíblia, é preciso ler interpretações de São Tomás de Aquino, Santo Agostinho, Padre Pio, São João Maria Vianney, entre outros. E se, nenhum dos “verdadeiros sábios” ensinou que a Bíblia é exclusiva e nem o próprio Senhor deu pista dessa doutrina da “Sola Scriptura”, afirmam que "não" podem impor a doutrina da "Sola Scriptura" aos fiéis da Igreja de Roma. Enquanto que, para os Evangélicos, a Bíblia Sagrada é o “Único Instrumento da Verdade Teológica do Cristianismo”, é a Sola Scriptura.
Entretanto, os Evangélicos insistem que a Bíblia faz esse apontamento de que é suficientemente perfeita lá em 2 Timóteo 3:16-17 – “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”.
Para os Evangélicos, a Bíblia não faz menção de que precisa de “verdadeiros sábios” para complementar o que Deus quer para o seu povo. Eles ensinam, inclusive, que "Deus aniquilará a sabedoria dos sábios" (1 Coríntios 1:19) e revelou essas coisas para aos simples humildes.
"Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. (Mateus 11:25)"
Por exemplo: A assunção da Virgem Maria não está relatada na Bíblia Sagrada, e, por conta disso, os Evangélicos não aceitam essa doutrina sobre Maria, pois, essa informação está no “Tratado da Verdadeira Devoção da Santíssima Virgem”, um documento Católico ensinado em Catecismo, "extra Bíblia" - Fonte: http://blog.tratadotododemaria/tratado/. Os Evangélicos nunca aceitarão isso, pois se não está na "Sola Scriptura – Só a Escritura", não é regra de fé para eles.

A Bíblia Sagrada dos Evangélicos têm 66 livros. A Bíblia Sagrada Católica têm 73 livros, ou seja, 7 livros a mais, que são os livros apócrifos.
Os Evangélicos gostam muito de evangelizar os Católicos, pois, na maioria das vezes, o Católico não tem o devido conhecimento da Bíblia Sagrada, e, assim, fica muito fácil confrontá-lo.
Seria realmente muito fácil convencer um católico de que ele está errado, pois não vai à Igreja com a mesma frequência do evangélico. Convidá-lo a viver uma fé viva, respaldada na Bíblia Sagrada seria o plano perfeito de Deus para encher as Igrejas Protestantes de Católicos. Porém, o que os Católicos têm assistido nos dias atuais é o péssimo testemunho das Igrejas Protestantes. Elas estão cada vez mais confusas de suas doutrinas. Umas guardam o sábado, outras guardam o domingo. Umas acatam o divórcio, outras o repudiam. Umas pregam pelo aborto, a maior parte, felizmente, prega contra. Muitas são contra a teologia da prosperidade, outras são favoráveis e pregam sobre dízimos e ofertas, trízimos e sacrifícios. Umas fazem Campanhas com rituais de fogueira, sabão ungido, toalha ungida, azeite ungido, sessão de descarrego. Uma igreja falando mal da outra em rede nacional. Igrejas acusando Igrejas de serem heréticas, irmãos contra irmãos, e etc. Seus próprios "crentes" vivem pulando de igreja em igreja, seguindo todo vento de doutrina, correndo atrás de moveres pentecostais, neopentecostais, células judaizantes. Os cantores e pregadores "gospel" cobram caríssimo para adorarem a Cristo em suas interdenominações. Há intolerância entre as denominações que se acusam de porta larga, sem contar os "desigrejados”. E cada pregador Protestante que o Católico se depara o vê condenar as teorias dos demais pregadores. Os Católicos ficam tão confusos que acabam voltando às suas missas.

Para o cristão Evangélico, a cruz vazia simboliza que Cristo esteve nela, mas ressuscitou. Se estiver ocupada, é maldição, pois mostra um Cristo derrotado. Para o cristão Católico, o Cristo crucificado representa o amor de Deus, "loucura para alguns, mas para nós é a força e sabedoria de Deus". (1 Coríntios 1:22-25)
Nem é mais o Católico que está deixando a fé de seus pais para "virar crente". E, mesmo que o Católico queira escolher uma Igreja, qual das cinquenta mil denominações vai visitar? Se um líder Protestante se desentende com seu superior, surge uma nova "Igreja Renovada". É muito comum fundarem suas próprias denominações. Até os crentes ditos batizados, lavados e enxaguados no sangue do Cordeiro, estão preferindo ficar nas Redes Sociais a irem para a Igreja. A Igreja evangélica está cada vez mais dominada pela política interna e seus filhos sucessores do poder. Antes se ouvia que o Católico relapso era “não praticante”, hoje, o Evangélico é que é “não praticante”. E seus pastores seguem pregando que: “Se saíram de nós, é porque não eram dos nossos, pois se fossem dos nossos, ficariam conosco” (1 João 2:19). Versículo muito usado pela Igreja Católica quando viam seus membros irem embora. Os Evangélicos não estão se dando conta de que estão vivendo o mesmo "dilema excludente" Católico e ainda por cima, utilizam o mesmo bordão bíblico para justificarem a evasão gospel.
Talvez já passasse da hora de ser feita uma nova "Reforma Protestante/Católica". Aproveitando a oportunidade deste momento "Histórico" que o Papa Francisco está com os braços abertos para a Igreja Protestante, querendo a reconciliação de amor fraternal. Basta ver o que o Papa Francisco disse através de uma gravação de celular, enviada para uma Conferência Pentecostal nos Estados Unidos, onde havia cerca de 80 (oitenta) líderes das mais variadas Igrejas Protestantes mundiais. A gravação foi dirigida pelo Bispo Tony Palmer (falecido em Julho de 2014 - fonte: Morte do bispo Tony Palmer - amigo do papa .html) líder principal da Igreja Anglicana. Mensagem gravada em Janeiro de 2014. Veja as palavras do Papa Francisco e o impacto que causou nos conferencistas presentes, e depois, se preferir assista ao vídeo desta Conferência:
"Eu tenho a nostalgia que esta separação termine e tenhamos um abraço de comunhão para chorar juntos, como fizeram José e os seus irmãos, naquele pranto que os uniu, pranto de amor que nos fará adorar a Jesus Cristo como o único Senhor da História. Sigamos espiritualmente juntos com este abraço, e deixemos que o Senhor termine a obra que Ele começou. O milagre da unidade. Certamente Jesus terminará bem esse milagre da unidade". (Papa Francisco)
Veja ao vídeo do Papa Francisco aos Evangélicos da Conferência Protestante:


Se a Igreja é a união das pessoas por meio do Espírito Santo. É o Corpo de Cristo e Cristo é a cabeça da Igreja e a “Sola Scriptura” afirma: “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união (Salmos 133:1)”. A Tradição comunga desse preceito Bíblico. Crentes e Católicos deveriam rever conceitos. Basta apenas que revisitem o mandamento que o Senhor Jesus Cristo deu ênfase: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (Mateus 22: 37-39)". Fazer uma "Reforma de Conceitos" agora seria salutar. A Igreja Católica Apostólica Romana aceitou o protesto e reconheceu que todos podem andar juntos, fraternalmente. Acabou o Protestantismo, agora todos são Cristãos, irmãos, filhos de Abraão e Salvos em Cristos Jesus, pela sua Graça e misericórdia de Deus. É preciso rever conceitos sobre a Infalibilidade da Igreja de Roma e reconhecer que só Jesus Cristo é o Rei infalível. Deus é o todo-poderoso e nunca falha nas batalhas, agindo Deus, quem impedirá? Que continuem sendo diferentes: Crentes e Católicos, mas agora, tolerando uns aos outros com amor fraternal. Seria interessante contemplar um crente fervoroso pregando a Palavra de Deus numa Igreja Católica Romana e vice-versa. Jesus é o mesmo, ontem, hoje e eternamente.
O fator mais agravante é que a igreja muçulmana, atualmente, é a religião que mais cresce no mundo, inclusive no Ocidente. Se o Cristianismo não agir depressa, não haverá tempo nem para reformar, nem para salvar. Tende paz entre vós.
(1 Tessalonicenses 5:9-13) 
"Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis. e rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós".
_________________________________________
É isso aí... (Outra maneira de dizer amém) 

________________________
Texto de Onofre W. Johnson
Escrito em 06/01/2014



<<<<<<< COMPARTILHE >>>>>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário