RESENHA DO 1° CAPÍTULO DO LIVRO
"OFICINA DE LEITURA - TEORIA E PRÁTICA"
De ANGELA KLEIMAN
Sobre o capítulo 1 do livro: Oficina de Leitura - Teoria e Prática", de Angela Kleiman, que traz informações sobre o binômio fantástico das palavras "leitura e aprendizagem", propondo uma nova articulação sugerida por Gianni Rodani, fazendo uma discussão delas, desconstruindo o seu sistema que tem sido violentado nas escolas, rendendo um novo entendimento, como por exemplo: Leitura da aprendizagem, a aprendizagem da leitura e a aprendizagem sobre a leitura.
Esse texto mostra algumas atividades realizadas nos anos 90, 91 e 92, com situações reais de estratégias de leitura para crianças alfabetizadas e adultos alfabetizados, indicando direções a serem seguidas pelo professor, ou um adulto que se propõe a ensinar letramento, levando em contra um reconhecimento de valores e crenças e até atitudes primárias.
Um exemplo que nos chama a atenção, é o exercício de leitura de uma simples bula, onde por orientação da professora, alunos de alfabetização do supletivo, fizeram uma leitura que ficou marcada por desentendimento e resistência, pois até o catador de laranjas tornou-se porta-voz dos alunos, chamando os médicos de exploradores dos pobres, indicando total descrença em remédios de farmácia. Isso levou a professora a constatar que seria preciso haver uma discussão antes da leitura do texto, informando que era apenas uma leitura intelectual.
Este livro, então, sugere um professor que lê, ou faça leituras esporádicas, mas não um especialista em leitura, no sentido que o objeto seja a formação inicial do leitor, fazendo com que este leitor seja um bom leitor, pois aborda textos de ciências, história e geografia, sem reduzir sua leitura na aula de português, para ter sucesso na escola com menor possibilidade de evasão escolar.
Trabalho de aproveitamento da disciplina Técnicas de Leitura e Escrita da Prof ª Claudinéia - FAG/Faculdade Guaianás.
\\\\\\\\\\\ Compartilhe este Blog ///////////
Nenhum comentário:
Postar um comentário