terça-feira, 18 de abril de 2017

COCA-COLA

“Eu só vou tomar Coca-Cola quando a Coca-Cola me der a fórmula da Coca-Cola”.

Quem liga, se alguém disser isso? Mas, e se você conseguisse fazer com que um milhão de pessoas que tomam Coca-Cola passassem a dizer isso e cumprissem? Bom, a Coca-Cola teria um milhão de consumidores a menos e isso poderia fazer uma grande diferença na receita da empresa. Nada disso. Um milhão de consumidores nem arranharia a receita dessa empresa. Ela produz demais... Mas, e se você conseguisse fazer com que dez milhões de pessoas que tomam Coca-Cola passassem a dizer isso e cumprissem? Bem, agora sim causaria um prejuízo bastante significativo na receita da Coca-Cola. E foi isso que aconteceu. Eu consegui, através do meu poder de persuasão, convencer dez milhões de pessoas a esquecerem que existe Coca-Cola enquanto a Coca-Cola não desse a formula da Coca-Cola. Fui procurado pela cúpula da empresa e aqui está a fórmula secreta da segunda bebida mais consumida no mundo inteiro, só perde para a água:
imagem da internet


Veja a receita completa:

0,375 oz. de extrato de coca (é obtido através da noz-de-cola, antigamente era obtida da folha da coca, mas por possuir cocaína, foi trocada a receita em meados do século XX).

3 oz. de ácido cítrico

1 oz. de cafeína

30 ? de açúcar (não se sabe qual a medida utilizada, possivelmente hoje a receita já substituiu por xarope de milho rico em frutose)

9,41 l de água

1,06 l de suco de limão

1 oz. de baunilha

1.5 oz de caramelo (acrescente mais para uma coloração mais forte)

A receita original usa a unidade de onça (oz). Não converti para ml por conta de gerar números bem quebrados e isso poderia comprometer a receita. Se preferir, você pode converter neste site: http://www.convertunits.com/from/oz/to/ml

(1 oz. é igual a 29,5735296875 ml)


7X - "O ingrediente secreto"

8 oz de álcool (não exagere, não estamos fazendo Cuba Libre)

20 gotas de óleo de laranja

20 gotas de óleo de limão

10 gotas de óleo de noz-moscada

5 gotas de extrato de coentro

10 gotas de Neroli (óleo de Bergamota)

10 gotas de extrato de canela


Uma vez eu reproduzi a receita acima, e o resultado até que foi bastante satisfatório e surpreendentemente perspicaz. Muitas pessoas provaram a "minha" Coca-Cola caseira e disseram que estava com um gostinho peculiar de PEPSI. Não fiquei muito feliz com esses comentários, mas pelo menos agora, posso tomar Coca-Cola com a cabeça erguida, pois desafiei a gigante e a venci. Agora, as 10 milhões de pessoas que foram persuadidas por mim já podem beber Coca-Cola a vontade. Só não se esqueçam que todos esses ingredientes fazem mal para a saúde. Para evitar erros, o melhor a fazer é comprar feito e tomar com gelo e limão num copo longo e no bar. 

Eu descobri que a receita secreta do refrigerante mais famoso do mundo é apenas um detalhe para a Coca-Cola. Vejam esta frase retirada do documentário “A Corporação”:

"As corporações de sucesso não produzem bens. Elas produzem significado de marca. A disseminação de si mesmas é seu ato de produção."

As catracas do metrô são perfeitamente transponíveis, mas, por que ainda pagamos pelo bilhete de acesso? – Simples: As câmeras nos vigiam e pensamos que há alguém por lá que possa nos obrigar a voltar e pagar pelo bilhete se ousarmos pular a catraca.
___________________
Texto de Álvaro Pensativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário