terça-feira, 12 de agosto de 2014

DOCUMENTÁRIO: "QUANDO SINTO QUE JÁ SEI"


Veja esse filme e pense sobre a educação do nosso país. 
As escolas regulares estão ensinando do forma adequada?

Não já passou da hora de mudar tudo?



"Quando sinto que já sei"

"Se um médico do Século XX entrar numa sala de cirurgia do Século XXI, ele consegue operar? Não. Ele não consegue operar. Ele mal consegue entender o que é que tem ali. Onde é que está o paciente? Agora, se um professor do Século XIX entrar na sala de aula do Século XXI, ele vai achar muito diferente? Não vai. Ele vai ver ali a lousa, o giz, as carteiras enfileiradas, a lista de chamadas, tudo conforme era no Século XIX. A única coisa que ele não contava era com a cabeça dos alunos do Século XXI. É aí que está o conflito, pois a sala de aula do Século XXI não é mais aquele quadrado, é praticamente um planeta, porque, com as novas tecnologias, o planeta é o espaço de aprendizado das pessoas agora". (Simone André - Coordenadora de Educação do Instituto Ayrton Senna)


Pense nisso...

O documentário “Quando sinto que já sei” registra práticas educacionais inovadoras que estão ocorrendo pelo Brasil. A obra reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola. É preciso atualizar a escola no Brasil.


_____________________________________

Hora de mudar...

"Este é o filme "Quando sinto que já sei". Confesso que consegui ver, através do filme, o desespero dos alunos "atuais" que anseiam por mudança em toda estrutura de ensino no Brasil. Eu me vi neste documentário.
Voltei a estudar só agora e já tenho 48 anos de idade e uma neta de 2 anos. Trabalho na Rede Pública de ensino e vi muitos alunos nas escolas pelas quais eu já passei e notei a mesma insatisfação. Acho que, realmente, está na hora de mudar". (Álvaro João dos Santos)


Obstáculos...

"Nessa semana ouvi uma historinha que me fez pensar um pouco. É sobre uma garotinha de seis anos. Era aula de desenho, dessas que intercala as mesmas aulas do professor que não é o especialista, ou seja, é o professor regente da sala, atribuído, se é que me entende. Essa garotinha desenhava, tranquilamente, e chamou a atenção do professor, pois era uma aluna que não se interessava muito, mas especialmente essa aula de desenho a interessou. O professor fascinado foi até ela e perguntou: O que está desenhando? E a menina respondeu: "Estou desenhando o retrato de Deus". E o professor disse: "Mas ninguém sabe como é Deus”. Ao que a garotinha retrucou: "Vão saber em um minuto." Daí, fica comprovado que as pessoas todas nascem com talentos a descobrirem, só precisam mesmo é continuarem sendo motivadas a nunca desistirem de seus sonhos. Haverá sempre algo mais interessante a fazer do que aquilo proposto pelo educador. Desistir nos obstáculos é como fazer o aluno morrer aos poucos. 
Todos os rios derramam suas águas no mar, no entanto, estão sempre cheios e continuam esbarrando em pedras, árvores, enfim, todos os obstáculos que luta contra ele, freando a sua velocidade, mas ele vai chegar ao mar e se você observá-lo, em ocasiões na serra do mar, ele estará límpido e dá até para beber da sua água, ou tomar um banho gostoso de cascata. Um rio sujo que se purificou por causa dos obstáculos". (Onofre W. Johnson)

______________________________________
É isso aí... (Outra maneira de dizer amém)

>>>>>>> COMPARTILHE <<<<<<<

Nenhum comentário:

Postar um comentário