segunda-feira, 13 de maio de 2013

"MOTIVAÇÃO PARA O IDE"



Ler os textos:

Mateus 28.16-20 e Romanos 1.14-15

 

A Carta aos Romanos da pena de Paulo, mas da inspiração do Espírito Santo. Estou tomando muito cuidado agora, porque às vezes a gente diz: Paulo disse... Não é Paulo que disse, é o Espírito Santo que disse usando a pena de Paulo. Porque quando a gente diz: Paulo disse, a gente tá dizendo: Isso é a opinião de Paulo. Ex: “Mulher submeta-se ao marido; Marido ame a sua mulher como Cristo ama a Igreja. Isso não é opinião de Paulo, é a opinião do Espírito Santo de Deus. Então vamos ver o que o Espírito Santo pôs na pena que é para nós, Rm 1.14-15 (ler), se puderem ler comigo, vamos ler de novo.

"Siga-me e eu vos farei pescadores de homens" (Mc 1.17).

Essa é a tarefa do discípulo de Cristo e essa é a tarefa da Igreja. Qualquer coisa que a Igreja faça se não levar alguém a conhecer a Cristo é perfumaria, é loja de 1,99. O propósito do Nosso Senhor Jesus Cristo é: Qualquer coisa que a Igreja faça é pra que "alguém" conheça e tenha um "encontro especial" com o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Essa é a tarefa!

E o que é tarefa?

Tarefa: Trabalho que se há de concluir em determinado tempo e, às vezes, com consequência se não for feito. Ex: Tarefa p/casa. Se o aluno não entregar a lição, a professora vai descontar pontos na nota.
 
Então vamos dar uma olhadinha sobre essa tarefa do discípulo:

 1) MOTIVAÇÃO:

Qual é a motivação para fazer discípulos? Para ganhar alma? Para levar pessoas a Cristo?

A motivação teria que ser a glória de Deus, pois o nome de Jesus tem que ser honrado e essa experiência é que é a motivação.

Em Romanos 1.14 diz: "Eu sou devedor". Eu sou devedor e quero pagar a minha dívida!

Quem Deus vai usar?

Deus vai usar cada um de nós, gente!

Nós estamos com um montão de "crente consumidor de culto". É o crente da vitória, é o "crente da conquista", é o "crente da cura", ou seja, é o crente que vem ao culto consumir culto, mas ele não vem ao culto para honrar Jesus. Ele não vem buscando ao incrédulo e nem quem precisa ser salvo. Você tem que decidir no seu coração quem é você?

Pode tirar o cavalinho da chuva quem achar que é a paixão da Igreja pelo pecador. A Igreja não tem paixão pelo pecador. Ela tem paixão pelos seus problemas. Nós oramos pelo problema nosso de cada dia, Não é assim?  As orações você pode gravar:

"Senhor abençoa a nossa família, abençoa o trabalho das nossas mãos, abençoa a coisas que nós queremos comprar, que os nossos filhos sejam bem sucedidos na faculdade, que eles arranjem uma boa esposa, e que a gente fique livre dessa doença, e em nome de Jesus que a gente tenha umas férias maravilhosas e que o culto de domingo seja uma benção pra nossa família, em nome de Jesus, amém."

O incrédulo não participou dessa oração, não participou dessa intercessão. Hoje, a gente tem notícias da Igreja perseguida: Quem orou por um país que está perseguindo os irmãos? Então a gente percebe que a motivação não é humana, gente. A motivação para pregar o evangelho, ela tem que ser divina. Por isso é: Nós pregamos o evangelho porque é uma ordem do dono. Foi Jesus quem mandou. Se nós não fizermos isso, Jesus vai dar um jeito de a gente obedecer. Sabia disso? Se você se esquecer que tem que pregar o evangelho, Jesus vai tomar conta disso!!!

A Igreja de Jerusalém se esqueceu que tinha que sair de Jerusalém. Quem não quer ficar em Jerusalém? Quem é o Pastor em Jerusalém? Pedro, e o outro? João, e o outro? Tiago. Milagres e milagres e coisas maravilhosas todos os dias. Quem quer pensar em samaritanos? Quem quer pensar em judeu? Quem quer pensar em romano? Quem quer pensar nesse povo perdido? O incrédulo que se dane! Em regra geral nós vivemos assim, também. Vamos encarar o negócio de jeito: Mas Jesus diz que nós teríamos de compartilhar o evangelho a todas as nações. E aí então a Igreja não quer sair. Jesus levanta um grande evangelista: Quem lembra o nome dele? Quem foi, quem foi? “Herodes”, o maior evangelista em Jerusalém. A Igreja não quer sair? Jesus põe Herodes pra ir atrás da Igreja, e a Igreja vai, vai, vai e prega, prega, prega e assim, dessa forma, o Evangelho chegou a Roma.

A motivação, ela é divina, é Jesus, é ordem do dono. Nós pregamos o evangelho, porque o dono está comprometido. É Ele que dá o poder, é Ele que vai presente, Ele disse: Eu estarei convosco todos os dias, nos dias bons e nos dias ruins, nos dias claros e nos dias difíceis. Porque você sabe irmãos, nossa vida é mais ou menos assim:

Com 17, 18 anos agente só fala em: vestibular, cursinho, faculdade...

Com 23, 24 anos, qual é a conversa? E aí, já tá casando os meninos? Já vai casar? É meu filho tá noivo, vai casar, pois é, vou te convidar, os filhos tão casando, 25, 26, alguns tão chegando aos 40, paciência! Então, vamos fazer o seguinte, entendeu?

Quando a gente completa 50, 55, qual é a conversa? Ah, os netinhos tão chegando, tão chegando, graças as Deus, tai, vai vir o primeiro neto, 50, 60 anos.

E quando chega os 80 anos, qual a conversa? Você sabia que o fulano já morreu? Sabia que o beltrano já morreu? Sabia que o Sicrano tá nas últimas? A conversa é essa, gente! Porque não adianta você querer se enganar, ninguém aqui vai bater 150, ninguém, ninguém aqui.

Então, por isso que nós vivemos à luz da eternidade. Nós vivemos à luz do que é que nós temos que fazer para agradar a Deus. A razão de ser da Igreja, é fazer discípulos de todas as nações.

Paulo agora, inspirado pelo Espírito, disse em Rm 1.14 – “Sou devedor e eu quero pagar a minha dívida”. Essa Igreja aqui, que se converteu, tem uma dívida com o incrédulo. Você que se converteu, tem uma dívida com o incrédulo, todos nós temos uma dívida com o incrédulo, e o pagamento da dívida é contar a ele quem é Jesus. Eu sou devedor tanto a gregos... Rm 1.14,15. A motivação é o próprio Jesus e também por causa da consciência do que Deus fez na nossa vida.

  2) Quem são os mensageiros dessa Palavra?

Diz aqui em Mt 28.16 que os onze, alguns o viram e adoraram, e outros duvidaram, então não foi só Tomé, não adianta chamar só Tomé de, “o discípulo duvidoso”, porque uma meia dúzia também duvidou de Jesus. Glória a Deus, estamos bem na fita, porque a metade aqui acredita e a outra metade dúvida. Eu não sei se é a metade. Mas aqui neste lugar, vamos abrir o confessionário? Quem aqui num dia estava cheio de fé e no outro dia estava cheio de dúvida? No outro dia estava cheio de fé e no outro estava cheio de dúvida? Num dia, estava dizendo, aleluia, o Senhor é comigo e no outro dia disse: Senhor, por que o Senhor me abandonou? E no outro dia estava lá no buraco? Pode levantar a mão! Quem já passou uma semana assim? Então você está em boa companhia, meu irmão. Por que foi pra você que Jesus entregou essa tarefa. Jesus nem deu bola pros que duvidaram ou pros que creram. Ele só falou: Ide.

Nós achamos que a obra de Deus é feita por nossa causa. A obra de Deus, Ela é feita por causa do Espírito Santo e por causa do Senhor Jesus e por causa de Deus Pai. Quem empenhou a sua Palavra e Ela permanece pelos séculos e séculos? Mas Deus nos convidou para participar com Ele; gente simples, gente talentosa, gente culta, gente que não tem cultura, gente que sabe muita coisa de Bíblia, mas gente que não sabe nada de bíblia, mas sabe que o Senhor Jesus o transformou. Cristo me amou e o seu imenso amor me transformou.

Tem pessoas que são transformadas pelo Senhor Jesus e pregam sem nem mesmo qualquer conhecimento. Pregam porque foram transformadas. Se alguém muito entendido da Bíblia vier perguntar algo para ele, ele vai dizer que não sabe de nada. Pode vir um sábio e tentar saber o que houve pra que ele fosse transformado assim de uma hora para outra? E ele vai dizer: Eu não sei, só sei que comecei ir pra Igreja e o pastor ministrou a Palavra e eu fui impactado. Fui ao “Encontro com Deus” e voltei de lá transformado. Os sábios vão perguntar: Você não sabe nada? E ele vai dizer: Eu não sei muita coisa que o doutor tá perguntando, mas não esquente a cabeça não. Se o senhor quiser agradar a Cristo, olha pra minha vida e faça o que eu faço, adore a Deus e o resto quem faz é Deus. O doutor anda comigo e verá que Jesus é o caminho. Cristo mudou a minha vida!

3)    Qual é a Mensagem?

1º é a motivação e a motivação é a Glória de Deus; a motivação é que o nome de Cristo seja honrado; e a motivação é essa experiência: Eu sou devedor e quero pagar a minha dívida.

Quem Deus vai usar? Deus vai usar cada um de nós, gente!

O nosso pastor sempre fala: Uma Igreja só vai pra frente quando todo mundo comparece! A militância cristã, ela está acabando, gente!

Nós estamos com um montão de crente “consumidor de culto”; é o crente da vitória, é o crente da conquista, é o crente da cura, é o crente que vem no culto consumir o culto; mas ele não vem ao culto honrar a Cristo. Ele não vem buscando ao incrédulo e nem quem precisa ser salvo. Você tem que decidir no seu coração quem é você?

Qual é a mensagem que nós pregamos?  A motivação, o mensageiro e a mensagem. A mensagem é uma só. O Evangelho é uma pessoa, o evangelho é o Nosso Senhor Jesus Cristo. Usa-se teatro, usa-se música, usa-se coral, apresentação, uma reunião como essa, mas a mensagem é uma. A mensagem é uma pessoa: Nosso Senhor Jesus Cristo. Pregamos a Cristo crucificado, não pregamos a denominação. Nós não pregamos a prosperidade, não pregamos a cura divina. O pastor sempre diz: Mesmo que você ficar rico, isso pode acabar. Mesmo que você fica curado, você vai morrer. Não tem jeito não. Você não pode viver enganado. Claro que nós cremos na cura divina, cremos num Deus que prospera. O pastor ora pra você ser curado, ora pra você ser abençoado, oramos pra Deus abrir portas, oramos para Deus fazer a sua vida florescer, mas ele sempre explica: Não põe o seu coração nestas coisas... O seu coração precisa ser um coração que agrada o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

4) Qual é a medida desse compromisso? Qual é a medida dessa tarefa?

O 1º lugar da sua obra missionária é a sua família. Vamos abrir o confessionário de novo. Quem aqui tem muito tempo que não ora apaixonadamente pelos parentes não crentes? Presta atenção no que eu falei. Eu não estou falando quem ora assim: Senhor, eu quero que os meus parentes sejam salvos, não é isso não! Eu estou dizendo: Apaixonadamente. Quando tem uma dor no coração que eles podem ir para o inferno e você não quer? Tem muito tempo que você não ora pra salvação desse povo assim? Se tiver coragem, levanta a mão. Não estou te julgando. E quem não levantou a mão também está do mesmo jeito, entendeu?

A medida dessa tarefa, a paixão, é que seus filhos se convertam, é que seus parentes se convertam. A sua oração tem que ser: Senhor salva a minha família, salva a minha família, Senhor!

Fazer tudo para comparecer diante do Filho do Homem levando sua família, por que é lá o 1º discipulado. Tem gente maravilhosa por fora, péssima por dentro. As pessoas que te atendem na padaria, no posto de gasolina, no supermercado, qual é a impressão que elas têm de você? Qual impressão elas têm ao relacionar-se com você? Nós achamos que falar de Cristo é trazer o sujeito no culto e só. A nossa vida, enquanto estamos indo, a Palavra diz que é cheiro de morte, para a morte, é cheiro de vida, para a vida, se o Senhor Jesus está em nós. Nós precisamos apoiar as iniciativas que a Igreja tem. Ao mesmo tempo em que é um trabalho individual, é um trabalho comunitário. Nós apoiamos, nós oramos, nós investimos, nós abençoamos, nós estamos juntos. Somos Igreja.

Mas, também a Igreja é visão nacional. Nós não podemos ir ao Piauí, mas nós podemos orar, nós podemos contribuir. É também visão mundial. Lá no ITQ agente aprendeu uma palavra nova: Glocal - Glocal é global e local. Jesus nos deixou uma Igreja Glocal, um ministério Glocal.

5) Quais são os impedimentos para desempenharmos?

     Motivação é a Glória de Cristo, os Mensageiros, somos nós, independente de idade, cultura, posição social, todos nós fomos chamados para pregar o Evangelho.  A Mensagem é Nosso Senhor Jesus Cristo, e é uma só. Muda pra você ver? Ao invés de falar de Jesus, fale de Deus, só de Deus sem Jesus. Eles vão pensar que você é macumbeiro, porque qualquer religião fala de Deus. Até sugiro, ao invés de você falar: Deus te abençoe, fale: Jesus Cristo Nosso Senhor te abençoe. É diferente. Primeiro eles vão achar que você é crente, pronto, já complicou você; porque você vai ter que andar direito. Se você disser: Jesus Cristo, Nosso Senhor te abençoe, você vai ter que andar direito, você vai ter que andar de acordo com o Evangelho desse Cristo.

Quais são os impedimentos? Quais são as muralhas?

Primeiro, gente, é a frieza espiritual. Nós hoje tivemos aqui, um confessionário rápido. Mas se nós resolvermos abrir realmente o nosso coração... Se o pastor da Igreja depender das orações da Igreja, ele está fulminado. Eu nem vou perguntar quem se lembrou de orar pelo pastor essa semana pra não dar problema. É frieza espiritual; quase não há mais culto doméstico (campanha nos lares). Paixão, nós estamos perdendo a visão. A nossa família é uma agência missionária. A nossa família é uma agência pro reino de Deus. Deus nos deu família pra ela ser uma benção pra cidade, pras nações. Agente tem que dizer: Na minha família Jesus é amado, a minha família ora pelas nações, na minha família, nós dobramos os joelhos e oramos pelos pecadores. Se não, não (...).

Outra coisa que atrapalha é a mentalidade clerical. Qual é a mentalidade clerical? É gente que pensa assim? A nossa Igreja tá pagando o pastor, ele que evangelize. Eu já dou dízimo e oferta, a minha parte eu já faço. Se ele achar pouco, contrate mais um pastor auxiliar para ajudar ele. Eu tenho muita coisa para fazer, não posso evangelizar, eu tenho muita coisa... Tenho minha empresa para dirigir, eu tenho mais isso e mais aquilo. Eu não tenho tempo pra isso não, irmão. O pastor que se vire. Essa mentalidade mata muitas pessoas queridas que estão aqui. É ou não é? Sim ou não?

Tem até uma historinha: Um cara estava olhando bravo para o pastor durante o culto e o seu amigo lhe perguntou: Por que é que você tá tão bravo assim com o pastor, não pode ficar assim com um pastor. Então o cara explicou que havia uma menina na igreja que falava tudo quanto era versículo da Bíblia. O pastor perguntava: fale um versículo com a letra P e ela, pá pá pá pá pá pá pá, agora com a letra Q, e ela, Cá Cá Cá Cá Cá Cá. A menina sabia até versículo com a letra Z. E ainda o pastor a mandou falar do Levítico, eu nem sabia que tinha Levítico. Mas até aí tudo bem, nós aplaudimos. Ai o pastor aproveitou e deu uma esfregada geral em todo mundo. Falou uns vinte minutos e esfregou a cara de todo mundo no chão. Aí eu não aguentei e levantei a mão e disse: Pastor, o senhor me responda uma pergunta. O pastor disse: Fale meu irmão. Ele disse: Pergunte a essa menina, quantos cheques ela tem pra cobrir amanhã? Essa menina não tem nada na cabeça, pastor. Eu acabo de ler um versículo e já esqueci, porque é tanta conta que eu tenho pra pagar amanhã...

A alma do povo no culto não está em Deus. Tem gente que vai embora mais cedo, antes de acabar o culto e diz que vai acordar cedo e que o pastor vai acordar tarde. A alma do povo que está no culto, ela não está em Deus. Se você não cuidar, a sua alma está em ver qual é a benção que você vai levar daqui, ao invés de responder a pergunta: Eu estou agradando o Salvador?

Outra coisa que tem atrapalhado além da frieza é o crente “mula”; qual é o crente “mula”? É aquele crente “burro de carga”, aquele crente que trabalha demais. Ele trabalha aqui, trabalha ali, é professor da “Escola Bíblica”, participa do CDL, ele toca com os músicos, ele ajuda isso e aquilo e ele fala: Estou trabalhando pra Deus. Aleluia! Mas não ganha uma alma. O burro é estéril, trabalha demais, mas é estéril.

Ser professor da Escola Bíblica, trabalhar no diaconato, tocar com os músicos, isso é um privilégio, mas se não ganhar nenhuma alma, você está fora do propósito de Deus. Você está fora do propósito de Deus!

Se cantar no coral é cantar no coral em si mesmo, ele está fora do propósito de Deus. Se trabalhar no diaconato é trabalhar por si mesmo, o diácono está fora do propósito de Deus. Se o pastor da Igreja pastorear sem ganhar almas, está fora do propósito de Deus. É por isso que o nosso pastor não para. Ele tá pregando aqui, mas tá visitando almas lá no mundão. Ele tem a visão do propósito de Deus. O propósito do Nosso Senhor Jesus Cristo é: Siga-me e eu vos farei pescadores de homens (Mc 1.17).

Que Deus te abençoe e te guarde e faça com que a nossa Igreja receba essa visão.
____________________________________________
Texto de Álvaro João dos Santos
Escrito em 13 de maio de 2013
____________________________________________

\\\\\\\ COMPARTILHE ESTE BLOG ///////

Nenhum comentário:

Postar um comentário