segunda-feira, 27 de maio de 2013

"JESUS É O MODELO"



Como por espelho, Jesus é o modelo.




2 Coríntios 3:12-18

12 Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.
13 E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório.
14 Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;
15 E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
16 Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
17 Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.


Moisés recebeu a revelação para construir o tabernáculo e Deus deu o modelo. E então Deus capacitou Bezaleu e Aoliabe. (Êxodo 31)

Jesus é o escultor e de degrau em degrau, de glória em glória somos transfigurados pelo Espírito Santo. As vezes com marretada, mas "Aquele que começou a boa obra, há de completá-la". (Fp 1.6)

Paulo diz no verso 13 que a glória de Deus se desvanecia no rosto de Moisés e por isso o véu se justifica. Todos olhavam para o rosto de Moisés e via a glória de Deus resplandecendo, mas ia se apagando e então, Moisés colocava o véu, a glória de Deus ia desaparecendo, apagando o que era transitório até desaparecer.

Paulo diz que conosco é diferente: Verso 16 - Quando a gente se converte o véu é tirado, pois Deus agora vem para dentro de nós e por dentro vai te transformando de glória em glória, de degrau em degrau, se nós mantemos o alvo em Cristo e fazemos dele o mestre na nossa tribulação, e quantas vezes a gente perde a bênção justamente por causa da tribulação, pois é na tribulação que a gente quem realmente somos.

Temos que pedir perdão e dar graças a Deus. Se estamos ligados em Cristo, na hora da agonia, somos erguidos por Ele e do alto, a gente consegue ver melhor e daí sim, como num espelho, a gente reflete o caráter de Cristo.

Características de Cristo: Amor, alegria, paz, longanimidade. 

Imagina a gente sentir alegria bem na hora da tribulação! Paz, amor, longanimidade, etc. O Espírito Santo faz isso, mas é uma luta!

Numa crise, temos que tomar uma decisão. Preocupa-se com dinheiro quem tem dinheiro, eu não tenho, não tenho de que me preocupar. Vaca gorda, guarda, pois vira a vaca magra!

Na crise agente cresce. Como lidar com a crise? Decida por Cristo e dê glória a Deus. "Vou passando pela prova dando glória a Deus, glória a Deus, glória a Deus". Se não temos dificuldades, a gente não cresce!

Verso 18, "mas todos nós..." Nós percebemos que é um processo contínuo e vai durar enquanto estivermos aqui.

Em Gênesis 21, Abraão tem que expulsar o seu querido filho Ismael, e quando ele pensa que acabou, lá vem Deus e diz: "- Abraão, vai para o monte Moriá e mata Isaque". Piorou ou não piorou? Deus não pensa como nós. Os caminhos de Deus não são os nossos caminhos, e os seus pensamentos não são os nossos pensamentos. São mais altos (Isaías 55.9). Deus vai fazer o que tem que fazer e a gente vai ter que se comportar como Jesus se comportou (Ele é o modelo).

Rm 8.29 - Temos que ser conforme Jesus é.

Sl 34.5  - Quem olha pra Jesus é radiante e não se envergonha.

Temos vida, alegria e tá tudo jóia! -  "Vou passando pela prova dando glória a Deus".

Entre o Egito e a Terra Prometida tem um deserto, e isso sugere prova. Deus vai nos tirar do Egito, mas vamos ter que atravessar o deserto até chegar lá. Te tirou do Egito, não vai deixá-lo no deserto, mas você vai ter que olhar na face de Jesus e como num espelho, ser moldado por Ele, conforme a Sua imagem. Tínhamos a imagem e semelhança de Deus em Adão, mas o adversário transfigurou essa imagem, por causa do pecado. Não é a toa que fomos parar no Egito, e só poderemos ser salvos se voltarmos a ter a aparência de filho de Deus, ou seja, temos que nos parecer com Cristo, e para se parecer com o Filho de Deus, temos que refletir a sua imagem de Filho de Deus.

Como é olhar na face de Jesus?

Você vai olhar o seu caráter, os seus atributos e aprender com isso. Por isso é necessário que você leia os Evangelhos.

Como se pode reconhecer uma pessoa cristã numa situação catastrófica?

Numa situação catastrófica: Jesus está no mar, e aquela multidão ao seu redor, aí vem o chefe da sinagoga Jairo, e prostrando-se faz o pedido. Jairo era o chefe da sinagoga e mesmo com Jesus em pleno IBOPE ruim com os fariseus ele vai a sua procura. Jesus parou, ainda tinha a mulher do fluxo de sangue dando testemunho, e mulher quando vai dar testemunho chora e não devolve mais o microfone, mesmo assim, Jesus cuidou da mulher que ninguém queria cuidar há 12 anos, cuidou de Jairo, que era assim com os fariseus, e também cuidou da filha de Jairo. Esse é Jesus, o nosso modelo, e nós precisamos ser como Ele.

O que Paulo tinha em mente quando escreveu 2 Coríntios 3 ?

O povo tinha o rosto encoberto, Deus nos dá muito mais do que 10 mandamentos escritos em tábuas de pedra, Ele nos dá Jesus Cristo e isso é fé. Fé é muito mais que pedra. "Sem fé é impossível agradar a Deus", sem fé e sem amor! (Hebreus 11.6)

Somos continuamente transfigurados, estamos na graça, ou seja: A sua presença está em nós para nos transfigurar à sua imagem e semelhança.

"Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá." -  (Jeremias 31:31) - Na nossa mente e em nosso coração. É a nova aliança.

Estamos livres daquele "esquema" do Velho Testamento que nunca salvou ninguém. Nada existe de mais lindo do que uma pessoa crente no Senhor. Ela é transformada de glória em glória.

Quando olhamos para Jesus, ele olha para nós. Em Cantares 4.9 diz: "Atrai o meu coração com um só olhar". (Olhar atrai, sabia?)

Gálatas 3.5 - É pela fé - Chega de pompa - Judeus, Católicos gostam de pompa, rituais e isso tudo atrapalha o Pentecostes, atrapalha o derramar do Espírito Santo.

Gálatas 3.1 - Chega a chamar os gálatas de "insensatos". Cristo rasgou o véu.

Gálatas 5.1 - Para a liberdade que Jesus nos liberou, então, chega de véu, chega de escravidão, o nosso rosto é irradiante. Pompa só impede de olharmos para o rosto de Jesus. Soberba não nos interessa mais.

Precisamos tomar cuidado quando queremos um ministério grande. É para nossa glória ou para a glória de Deus?

O PT cresceu tanto, O MST cresceu tanto, a Rede Globo cresceu tanto, para a glória de quem?

O islamismo cresce mais que o cristianismo. "Quando se cresce sem a glória de Deus, não se cresce, incha". Enquanto a imagem de Cristo não estiver firmada em nós, Deus não estará satisfeito!

Então, muito cuidado, pois Deus nos escolheu para sermos a imagem do seu Filho, e onde há o Espírito Santo, há liberdade.

2 Coríntios 3:17

"Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade."

|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||

Nenhum comentário:

Postar um comentário