terça-feira, 14 de maio de 2013

"LIVRO DE RUTE"


Livro de Rute (Antigo Testamento).

Benjamim Franklin, que já foi o presidente dos Estados Unidos, e houve uma época em que ele era embaixador dos EUA na França, ele começou a participar de um clube de leitura de intelectuais chamado "Os Infiéis". Eles gostavam de literatura e desprezavam a Bíblia, como um livro cheio de erros, um livro que não tinha nada que prestasse. Numa daquelas ocasiões de leitura, o tal Benjamim Franklin leu o Livro de Rute, mas mudou os personagens, citou outros nomes. Quando ele acabou de ler, todos aplaudiram e disseram: - Mas que história de amor fiel e leal é esta? Uma história tão culta e tão curta. E ele disse: - Essa é a história da Bíblia. Jogou todo mundo no chão.

Livro de Rute
Vamos ler. Vamos dar uma caminhada rápida nesses 4 capítulos aí:

Capítulo 1

1 Na época dos juízes houve fome na terra. Um homem de Belém de Judá, com a mulher e os dois filhos, foi viver por algum tempo nas terras de Moabe.
2 O homem chamava-se Elimeleque; sua mulher, Noemi; e seus dois filhos, Malom e Quiliom. Eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram a Moabe, e lá ficaram.
3 Morreu Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha, com seus dois filhos.
4 Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos,
5 morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os seus dois filhos e sem o seu marido.
6 Quando Noemi soube em Moabe que o Senhor viera em auxílio do seu povo, dando-lhe alimento, decidiu voltar com suas duas noras para a sua terra.
7 Assim, ela, com as duas noras, partiu do lugar onde tinha morado.
8 disse-lhes Noemi: "Vão! Retornem para a casa de suas mães! Que o Senhor seja leal com vocês, como vocês foram leais com os falecidos e comigo.
9 O Senhor conceda que cada uma de vocês encontre segurança no lar doutro marido".
10 Enquanto voltavam para a terra de Judá, Então deu-lhes beijos de despedida. Mas elas começaram a chorar alto e lhe disseram: "Não! Voltaremos com você para junto de seu povo!"
11 Disse, porém, Noemi: "Voltem, minhas filhas! Por que viriam comigo? Poderia eu ainda ter filhos, que viessem a ser seus maridos?
Que que é isso? Tinha a lei do Levirato (parente remidor). O que é a lei do parente remidor?
Pegando o caso da minha família, que são 4 irmãos, se o meu irmão mais velho, o Adolfo, casou-se com a Rute e ele morreu sem dar filhos, eu teria que me casar com ela para dar herança a meu irmão. Se eu morresse sem gerar filhos, meu irmão mais novo que eu entraria na jogada. Altair casaria com Rute pra gerar filhos em nome do Adolfo que é o primeiro. Se o terceiro irmão morresse sem dar filhos, viria o quarto, que é o Reginaldo. E se o Reginaldo ainda não tivesse idade para se casar, teria que esperar ele crescer até a idade de casar, enquanto Rute vai envelhecendo. E se não tivesse mais irmão, tinha que ver se tinha um primo, e se não tivesse um primo, tinha que ver um primo de 2º grau, até ver se havia um parente que remisse. Por quê? Cuidado de Deus para que a terra não saísse da família, da mão da família. Então o parente casava, resgatava a terra e ficava tudo em casa e evitaria o empobrecimento.
Por isso que Noemi diz no verso 8: Minhas filhas, retornem pra suas casas, pras casas de suas mães, pois não tem esperança pra vocês andar comigo.
Rute diz assim: (Essa palavra é dita em casamento) Verso 16 e 17, Rute diz assim: "Não me obrigue a não seguir-te, por onde quer que fores irei eu. Onde quer que posares, ali pousarei eu. O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada. Faça-me o Senhor o que lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti."

Noemi vendo porém que Rute estava envolvida, resolveu voltar a Belém. E ao chegarem em Belém, verso 19, as mulheres disseram assim: "Não é Noemi que voltou?"
20 "Não me chamem Noemi, me chamem de Mara, porque com grande amargura me tem tratado o Todo-Poderoso."
21 "Feliz eu saí daqui, e o Senhor me fez voltar pobre." 
Ela saiu com o marido e dois filhos e agora volta sem o marido, sem os dois filhos e somente com a nora e viúva. "O Todo-Poderoso se manifestou contra mim e me tem afligido".

E o capítulo 1 termina no verso 22, que diz: "Foi assim que Noemi voltou das terras de Moabe, com sua nora Rute, a moabita. Elas chegaram a Belém no início da colheita da cevada."


A saga de uma família.

Toda família tem a sua história. Toda família tem uma história de tristeza e de alegria. Nessa história, a gente vê uma época que Israel era governada pelos Juízes. Foi o pior tempo da história de Israel, porque é o tempo em que o povo se misturou com a idolatria. O povo não tinha Deus como o seu deus. Imaginemos se nós estivéssemos naqueles dias ou se fosse hoje o tempo dos Juízes, nós estaríamos aqui no culto da Quadrangular, amanhã estaria todo mundo no terreiro de macumba, depois de amanhã, diante dos ídolos, outro dia na balada, e sábado lá no bar tomando goró, e domingo, aqui de novo.
Tem muita gente que tá aqui assim, talvez, num sei, não conheço você, não sei a sua história.
No tempo dos Juízes, a fome apertou e por conta disso vamos ver o significado das palavras: 
Belém, significa: Casa do pão.
Elimeleque: Deus é o meu rei.
Noemi: Agradável ou Feliz.
Vamos chamá-la de Feliz. Noemi significa Feliz.
Então fica assim:
- Na Casa do pão, Deus é o meu rei se casou com feliz. Não é maravilhoso? Não é uma história bonita?
Todo casamento a gente tem a impressão que vai ficar tubo bem. É uma gastança com: Flor, vestido, daminhas de honra, etc. É uma gastança com tanta coisa, como se aquilo ajudasse o casal a viver feliz. As mulheres vem com aqueles vestidos "tomara que caia". Mulher de 60 anos com "tomara que caia". O povo vem semi nu, mas é só um parêntese.
Na Casa do pão nasceu o 1º filho. Era um tempo muito difícil! Os israelitas punham o nome de acordo com a situação. O menino nasceu e lhe chamaram de Malom, e Malom significa: Fraco ou doente. Nasceu outro menino e a situação era perigosa, deram o nome pra ele de Quiliom.
Quiliom tem uma tradução ainda mais dura, significa: Enfermado ao extremo, quase morrendo. E essa história fica assim:
- Na Casa do pão, Deus é meu rei se casou com Feliz e teve dois filhos: Doente e Morte.
É a sua história? Como foi a sua história? Esse homem (Elimeleque) foi para um lugar que não era pra ir. Ele escolheu errado. Não era para israelita habitar em Moabe. Moabe é de onde Balaão amaldiçoou o povo de Deus e a Bíblia disse em Dt 23.3-5, que nenhum judeu podia casar com moabita até a 10ª geração, e que moabita nenhum entrará no templo do senhor.
- Está indo pra lá, Elimeleque?
Os seus filhos casaram-se com 2 moças de Moabe: Rute e Orfa. Só que essa Rute viu na sogra uma coisa fantástica. Quando Noemi decide voltar, a nora disse: - Eu vou com você, porque o seu Deus é o meu Deus!  Ela está dizendo aqui: - "Eu vi que no meio dessa idolatria toda que tem aqui, eu vi que na sua vida tem algo diferente. Tem um Deus vivo com você e isso tem a ver com o seu Deus". Noras estão vendo na senhora que a senhora tem uma vida com Deus? Será que tem alguém olhando para nós e está vendo Deus em nós? Será que alguém está vendo que a gente anda com Deus?
Noemi volta, e quando Noemi está andando em Belém, ela percebe que Deus está dando pão no verso 6. Aqui tem uma aplicação para nós:
A igreja é a Casa do pão espiritual. Tem gente que abandonou a igreja. Sai e vai dizendo que a igreja está fraca , que a igreja tem problema, que a igreja tem isso, aquilo e se afasta. Vai por caminhos que não agrada o Senhor, mas não se esqueça: Deus não se esquece do seu povo e na Casa do pão, Deus vai dar pão de novo. Deus avivará a sua obra. Deus restaurará seu povo, então é melhor você voltar e ficar por aqui, mesmo nesses dias difíceis, porque Deus se lembrará do seu povo.
Quando Noemi voltou, as amigas disseram assim: - Feliz voltou! Feliz voltou! Olha gente quem voltou, Feliz!
Noemi falou: - "Não me chame de Feliz, me chame de amargurada". Mara é amargosa. Tem gente amargosa aqui? Tem mulher amarga aqui? Tem homem amargo? Tá igual Noemi. Verso 22 - Tá amargo porque você voltou da terra de Moabe e chegou agora na igreja, no princípio da sega da cevada. Sua alma está bem doentinha, Jesus vai curar!!!

Capítulo 2

Bíblia aberta pra gente andar depressa. O assunto começa assim:

1 Noemi tinha um parente por parte do marido. Era um homem rico e influente, pertencia ao clã de Elimeleque e chamava-se Boaz.
2 Rute, a moabita, disse a Noemi: "Vou recolher espigas no campo daquele que me permitir" . "Vá, minha filha", respondeu-lhe Noemi.
3 Então ela foi e começou a recolher espigas atrás dos ceifeiros. Casualmente entrou justo na parte da plantação que pertencia a Boaz, que era do clã de Elimeleque.
4 Naquele exato momento, Boaz chegou de Belém e saudou os ceifeiros: "O Senhor esteja com vocês!" Eles responderam: "O Senhor te abençoe!"
5 Boaz perguntou ao capataz dos ceifeiros: "A quem pertence aquela moça?"
6 O capataz respondeu: "É uma moabita que voltou de Moabe com Noemi.
7 Ela me pediu que a deixasse recolher e juntar espigas entre os feixes, após os ceifeiros. Ela chegou cedo e está em pé até agora. Só sentou-se um pouco no abrigo".
8 Disse então Boaz a Rute: "Ouça bem, minha filha, não vá colher noutra lavoura, nem se afaste daqui. Fique com minhas servas.
9 Preste atenção onde os homens estão ceifando, e vá atrás das moças que vão colher. Darei ordem aos rapazes para que não toquem em você. Quando tiver sede, beba da água dos potes que os rapazes encheram".
10 Ela inclinou-se e, prostrada com o rosto em terra, exclamou: "Por que achei favor a seus olhos, ao ponto de o senhor se importar comigo, uma estrangeira?"
11 Boaz respondeu: "Contaram-me tudo o que você tem feito por sua sogra, depois que você perdeu o seu marido: como deixou seu pai, sua mãe e sua terra natal para viver com um povo que você não conhecia bem.
12 O Senhor retribua a você o que você tem feito! Que seja ricamente recompensada pelo Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas você veio buscar refúgio!"
13 E disse ela: "Continue eu a ser bem acolhida, meu senhor! O senhor me deu ânimo e encorajou sua serva - e eu sequer sou uma de suas servas!"
14 Na hora da refeição, Boaz lhe disse: "Venha cá! Pegue um pedaço de pão e molhe-o no vinagre". Quando ela se sentou junto aos ceifeiros, Boaz lhe ofereceu grãos tostados. Ela comeu até ficar satisfeita e ainda sobrou.
15 Quando ela se levantou para recolher espigas, Boaz deu estas ordens a seus servos: "Mesmo que ela recolha entre os feixes, não a repreendam!
16 Ao contrário, quando estiverem colhendo, tirem para ela algumas espigas dos feixes e deixem-nas cair para que ela as recolha, e não a impeçam".
17 E assim Rute colheu na lavoura até o entardecer. Depois debulhou o que tinha ajuntado: quase uma arroba de cevada.
18 Carregou-a para o povoado, e sua sogra viu quanto Rute havia recolhido quando ela lhe ofereceu o que havia sobrado da refeição.
No verso 19, presta atenção: Onde colheste, minha filha, bendito seja o Senhor, que ainda não tem deixado a sua benevolência nem para com os vivos, nem para com os mortos. Disse-lhe mais Noemi: 
20 Esse homem é nosso parente chegado e um dente os nossos resgatadores. Parente remidor!
21 E Rute, a moabita, continuou: "Pois ele mesmo me disse também: 'Fique com os meus ceifeiros até que terminem toda a minha colheita' ".
22 Então Noemi aconselhou à sua nora Rute: "É melhor mesmo você ir com as servas dele, minha filha. Noutra lavoura poderiam molestá-la".
23 Assim Rute ficou com as servas de Boaz para recolher espigas, até acabarem as colheitas de cevada e de trigo. E continuou morando com a sua sogra.

O capítulo 2 é exponencial. Primeiro você precisa entender uma lei da colheita que tem em Israel: Em Israel tem uma lei da colheita que você não pode colher os rabiscos. O que são rabiscos? Rabiscos são os cantos da roça, no ângulo do canto, você não pode colher, é para o pobre, pra viúva, pro órfão. Naquele outro canto você também não pode colher, pois é para o pobre, pra viúva e pro órfão. Tem um princípio para aplicar na vida dos empresários e de todos nós. Parte dos lucros que Deus nos dá, é pra investir no pobre.
Por isso que Rute diz assim: - "Que é que nós vamos fazer pra comer?" E Noemi explica que em Israel tem essa lei que você pode ir e colher nos rabiscos.
Tinha outra lei em Israel que é o seguinte: Você vai colhendo e catando os molhos de trigo, de cevada, vai colhendo, vai colhendo e se algum escapou da sua mão e caiu no chão, você não pode pegar. É do pobre, da viúva, do órfão, do necessitado e do estrangeiro. Você não pode pegar do chão. (Essa lei está em Lv 19.9-10 e Dt 24.19). Por isso Boaz disse: - Joga aí no chão algumas espigas, pra Rute ficar aqui.
A Bíblia diz assim uma frasezinha no verso 3: por casualidade, outra versão da Bíblia diz assim: Por sorte.
Exemplo: Tem um bocado de roça aqui, tem a roça de Labão, tem a roça de Absalão, tem a roça aqui do Jacó, tem a roça do Filomeno, tem a roça aqui do outro e Rute chegou lá e disse: Qual roça que eu vou entrar? Uni, duni, tê, salame mim guê .. Essa aqui! Quando entrou nessa roça, ela não está sabendo de quem é. Ela começou rabiscar e naquele dia o dono da roça vem e vê como é que tá a colheita. Mas Deus não é assim mesmo? Deus encalhou Boaz só por causa de Rute. O solteirão Boaz tá encalhadérrimo, ricaço  por causa dessa moabita? Mistério! Aleluia! E diz que quando ele chegou , ele olhou e disse: - Quem é aquela moça bonita? Isso é igual ao rapaz que chega na igreja  e vê uma moça nova, bonitona, e ele fala: - Quem é, quem é? Verso 5 - Quem é aquela moça? É Rute, a moabita.
E a notícia já tinha corrido que ela tinha largado os deuses dela, largado também os pais, para cuidar de sua sogra. E Boaz disse: - Eu já sei da notícia. Fica aí, minha filha, e ainda deu uns grãos tostados pra ela e tratou-a muito bem.
E Rute disse assim: - O que está acontecendo que o Senhor me favoreceu? O que será que está acontecendo? E quando ela contou o caso, Noemi perguntou: - Qual é o nome do homem? Você escutou o nome dele direito? Como é que ele se chama, minha filha? E disse: - O nome dele é Boaz. Noemi disse: - Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!!! Deus não esqueceu nem dos mortos, nem dos vivos!(Verso 20). Deus não esqueceu das orações do meu marido e das orações dos meus filhos. Deus tá lembrando!!! Nós passamos mais de 25 anos em Moabe fora da vontade de Deus, mas Deus não se esqueceu!!!

Muito bem!

Capítulo 3

Vamos lá. Vamos andar no capítulo 3.

1 Certo dia, Noemi, sua sogra, lhe disse: "Minha filha, tenho que procurar um lar seguro, para a sua felicidade.
2 Boaz, senhor das servas com quem você esteve, é nosso parente próximo. Esta noite ele estará limpando cevada na eira.
3 Lave-se, perfume-se, vista sua melhor roupa e desça para a eira. Mas não deixe que ele perceba você até que tenha comido e bebido.
4 Quando ele for dormir, note bem o lugar em que ele se deitar. Então vá, descubra os pés dele e deite-se. Ele dirá a você o que fazer".
5 Respondeu Rute: "Farei tudo o que você está me dizendo".
6 Então ela desceu para a eira e fez tudo o que a sua sogra lhe tinha recomendado.
7 Quando Boaz terminou de comer e beber, ficou alegre (bebeu vinho) e foi deitar-se perto do monte de grãos. Rute aproximou-se sem ser notada, descobriu os pés dele e deitou-se.
8 E sucedeu que, pela meia noite, o homem acordou de repente e sentou. 
Ó gente, isso aqui tem uns mistérios: A dona falou: Toma um banho. Tomava banho todo dia? Lá não. Não era igual aqui, não! Era uma vez por semana? Eram duas? Eu não sei, mas não era todo dia, não! Então ela falou: Toma um banho. 2º - Você pões umas roupas bonitas e passa um perfume. Na madrugada não tinha luz elétrica, é roça, "o céu estrelado de noite em Belém", Já ouviu isso em algum lugar? Frio! O homem toma lá um vinho pra esquentar, celebrar que a colheita foi maravilhosa, puxou as cobertas, de mansinho chega a dona, deitou ali, levemente, levantou as cobertas do pé do homem e a friagem!!! E o cheiro gente!!! O cheiro, a meia noite. Hum!!! Tem uma dona aí! Tem uma mulher aí! Hum!!! O Boaz perguntou assim: Ó pra você ver o Boaz: Essa cena eu queria saber interpretar, mas não dou conta!  "Ele se virou e assustou-se ao ver uma mulher deitada a seus pés."
9 Disse assim: - Quem és tu? Meia noite. Ela respondeu: - Eu sou Rute, tua serva. "Estenda a sua capa sobre a sua serva, pois o senhor é resgatador."
Vamos ver como é que fica? Vamos ver como é que sai?
- Eu sou Rute, tua serva. (Com mais mel) 
Matou o Boaz!!!
Ó gente, tem umas poetizas maravilhosas, tem até aí uma poetiza chamada, Paula Fernandes. Ela tem uma música que diz: - Eu quero ser pra você, a luz iluminando o sol. Que frase espetacular! É o paradigma ao contrário.
- Eu quero ser pra você a lua iluminando o sol. É uma frase maravilhosa!!! É Rute meia noite com Boaz.

10 Boaz lhe respondeu: "O Senhor a abençoe, minha filha! Este seu gesto de bondade é ainda maior do que o primeiro, pois você poderia ter ido atrás dos mais jovens, ricos ou pobres!

(Dá pra notar que Boaz era um corôa encalhado, porque ele falou: - Você não foi atrás dos jovens, nem dos pobres, nem dos ricos).

11 Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa.
12 É verdade que sou resgatador, mas há um outro que é parente mais próximo do que eu.
13 Passe a noite aqui. De manhã veremos: se ele quiser resgatá-la, muito bem, que resgate. Se não quiser, juro pelo nome do Senhor que eu a resgatarei. Deite-se aqui até de manhã".
14 Ela ficou deitada aos pés dele até de manhã, mas levantou-se antes de clarear para não ser reconhecida. Boaz pensou: "Ninguém deve saber que esta mulher esteve na eira".
15 Por isso disse: "Traga-me o manto que você está usando e segure-o". Ela o segurou, e o homem despejou nele seis medidas de cevada e o pôs sobre os ombros dela. Depois ele voltou para a cidade.
16 Quando Rute voltou à sua sogra, esta lhe perguntou: "Como foi, minha filha?" Rute lhe contou tudo o que Boaz lhe tinha feito,
17 e acrescentou: "Ele me deu estas seis medidas de cevada, dizendo: 'Não volte para a sua sogra de mãos vazias' ".
18 Disse então Noemi: "Agora espere, minha filha, até saber o que acontecerá. Sem dúvida aquele homem não descansará enquanto não resolver esta questão hoje mesmo".

Aparentemente, Rute e Noemi armaram uma cilada pro Corôa, aparentemente!
É madrugada, gente. Não tem mulher na eira. Rute faz uma pedido de casamento a Boaz, que é mais do que um pedido de casamento! Quando Rute diz assim no verso 9: "Estenda a sua capa sobre a sua serva". Rute está dizendo: - Você é meu resgatador (Remidor). Você é aquele que pode restaurar a nossa história. - Você é o único que pode trazer de novo esperança para a alma de Noemi. - Você é o que de novo pode nos dar o nome. - Você é aquele que pode por luz na nossa vida! Estende a tua capa!
O Boaz disse: - Minha filha, é o seguinte: (Verso 12) Tem um cara na minha frente. Eu posso resgatar, mas tem outro parente na frente, mas é o seguinte: Amanhã nós vamos resolver isso. Se ele quiser resgatar, não tem jeito!
É claro que a Bíblia não conta, mas Boaz deve ter orado o resto da noite, e com a alegria do vinho, ele deve ter falado umas coisas com Deus. Alguns pedidos ele fez! Deve ter feito, sim...!

Capítulo 4

1 Boaz subiu à porta da cidade e sentou-se...
(É assim: As vilas eram muradas e à porta da cidade sentavam-se ali, os anciãos, os juízes, os que julgavam todos os casos. As pessoas das cidades iam todas pra lá. As vilas eram pequenas). (Verso 1) ...E eis que o resgatador que ele havia mencionado estava passando por ali. Boaz o chamou e disse: "Meu amigo, venha cá e sente-se". Ele foi e sentou-se.
2 Boaz reuniu dez líderes da cidade e disse: "Sentem-se aqui". E eles se sentaram.
3 Depois disse ao resgatador: "Noemi, que voltou de Moabe, está vendendo o pedaço de terra que pertencia ao nosso irmão Elimeleque.
4 Pensei que devia apresentar a você o assunto, na presença dos líderes do povo, e sugerir a você que adquira o terreno. Se quiser resgatar esta propriedade, resgate-a. Se não, diga-me, para que eu o saiba. Pois ninguém tem esse direito, a não ser você; e depois eu". "Eu a resgatarei", respondeu ele.

Em outras palavras: 4 Se quiseres resgatar, resgata-a, pois não há outro senão tu que a resgate, e eu depois de ti, ou seja: Depois de você sou eu.
Boaz é espetacular, hein? Presta atenção no restante: O cara disse: - Eu a resgatarei (redimirei).
5 Disse porém Boaz: - No dia em que você resgatar a terra na mão de Noemi, tem que casar com Rute, a moabita, já viúva, para suscitar o nome do esposo falecido sobre a herança dele.
6 Disse o resgatador: - Sem chance! Pra mim não a poderei resgatar para que não prejudique a minha. 
Como é que é? Vou não, quero não, minha mulher me deixa não! Não tem jeito não! Já tô casado, não tem jeito, redime tu, porque eu não poderei fazê-lo.
7 (Antigamente, em Israel, para que o resgate e a transferência de propriedade fossem válidos, a pessoa tirava a sandália e a dava ao outro. Assim oficializavam os negócios em Israel.)
8 Quando, pois, o resgatador disse a Boaz: "Adquira-a você mesmo!", tirou a sandália*.
*Aqui, ó. Pode levar o meu sapato, tá garantido o negócio, pode levar, pode levar. Não precisa ir ao cartório assinar nada. Era só pegar o sapato e levar. O cara à partir de hoje vai andar com um pé só, porque ele é um homem de palavra, por isso deu o sapato dele. Não interessa como é que está o sapato! Era um costume local.

9 Então Boaz anunciou aos líderes e a todo o povo ali presente: "Vocês hoje são testemunhas de que estou adquirindo de Noemi toda a propriedade de Elimeleque, de Quiliom e de Malom.
10 Também estou adquirindo o direito de ter como mulher a moabita Rute, viúva de Malom, para manter o nome do falecido sobre a sua herança e para que o seu nome não desapareça do meio da sua família ou dos registros da cidade. Vocês hoje são testemunhas disso!"
11 Os líderes e todos os que estavam na porta confirmaram: "Somos testemunhas! Faça o Senhor com essa mulher que está entrando em sua família como fez com Raquel e Lia, que, juntas, formaram as tribos de Israel. Seja poderoso em Efrata e ganhe fama em Belém!
12 E com os filhos que o Senhor conceder a você dessa jovem, seja a sua família como a de Perez, que Tamar deu a Judá!"
13 Boaz casou-se com Rute, e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu e o Senhor concedeu que ela engravidasse dele e desse à luz um filho.
14 As mulheres disseram a Noemi: "Louvado seja o Senhor, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel!
15 O menino dará a você nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que é melhor do que sete filhos para você!"
16 Noemi pôs o menino no colo e passou a cuidar dele.
17 As mulheres da vizinhança celebraram o seu nome e disseram: "Noemi tem um filho!", e lhe deram o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi.
18 Esta é a história dos antepassados de Davi, desde Perez: Perez gerou Hezrom
19 Hezrom gerou Rão; Rão gerou Aminadabe;
20 Aminadabe gerou Naassom; Naassom gerou Salmom;
21 Salmom gerou Boaz; (Percebe isso? Elimeleque caiu fora e Boaz ficou no seu lugar) Boaz gerou Obede;
22 Obede gerou Jessé; e Jessé gerou Davi*. 
(*E de Davi vem a raiz de Davi, o Leão de Judá, Nosso resgatador, remidor e Salvador : Jesus Cristo) Oh glória!!!

Vamos fechar então com 5 coisas rapidinhas:
Só lemos a história toda até agora e eu queria que você lesse a história depois também. A Bíblia era lida em voz alta no púlpito, não se pregava. Pegava a carta de Paulo e lia toda, ninguém explicava nada, só lia e lia de novo, e lia de novo até os irmãos decorarem.

1ª Coisa:
Em tempos difíceis, faça boas escolhas. 
Tem muita gente que no dia da crise escolhe errado, como Elimeleque escolheu. Mas Rute fez uma escolha certa. Ela escolheu o Deus de Noemi, escolheu andar com Noemi, escolheu vir pra Belém que vai virar a Vila mais famosa de todos os tempos, porque é em Belém de Judá que nasceu o Nosso Senhor Jesus Cristo. Tempos difíceis. Você hoje, talvez precisa tomar uma decisão difícil. Peça conselho, peça uma dica, peça uma luz. Em tempos difíceis, faça escolhas sábias, sábias!

2ª Coisa:
Tenha coragem de recomeçar, repetir.
Noemi volta com uma mão na frente e outra atrás, mas volta! Volta! Recomeça!
Veja essas frases: Vou voltar ao primeiro amor! Vou voltar a amar a minha mulher! Vou voltar a investir na minha vida! Vou voltar a andar com Jesus! Vou voltar a dar o meu dízimo! Vou recomeçar!!!
É preciso ter coragem para dizê-las. Tenha coragem! Muita gente vai te desanimar e vão dizer que é vergonhoso voltar à igreja. Ainda mais quando você tem que recomeçar "por baixo". Mas esse livro ensina a recomeçar. Tenha coragem de recomeçar. Deus está te olhando. "Deus não se esqueceu nem dos mortos, nem dos vivos"

3ª Coisa:
Confie na providência soberana de Deus.
O filho de Noemi poderia ter casado com qualquer mulher, mas ele se casou com Rute, porque Deus está te olhando.
Rute poderia ter entrado em qualquer outra roça, mas Deus está te olhando. É por casualidade? Não é casualidade, não! Não é sorte, não é coincidência! O nosso destino, a mão de Deus está sobre nós. A gente só enxerga quando a gente olha pra trás. E quando a gente vê que a gente nem era crente e a mão de Deus vinha nos guiando e pondo gente pra cuidar de nós, e nos abençoando. Quem pode testemunhar isso? Quem pode ver Deus abençoando a sua vida assim, levanta a mão? É Deus, meu irmão!
É Deus que deixou Boaz encalhado pra abençoar Rute. Talvez deixou ele viciado em trabalho, e foi passando o tempo e depois dos 30, 40 anos, o homem ficou enjoado e não quer qualquer mulher. É Deus com a sua providência! Era pra Boaz entrar pra História. Obede era pra ser filho de Elimeleque, ou de Malom, ou de Quiliom, mas não! Deus honrou a Boaz que era um homem justo. Deus é o Deus que muda a História, porque ele nos ama.
E o povo diz assim: "A Boaz nasceu um filho".

4ª Coisa:
Cultive um caráter inspirador.
Noemi vivendo no meio daquele paganismo, vivendo pra servir a Jeová, e Jeová Shalom, Deus é a nossa paz, porque Astarote e Baal são adorados em Moabe, mas Noemi adora ao Deus vivo e verdadeiro que no Novo Testamento diz:  Revelado em Nosso Senhor Jesus Cristo.
Noemi, que poderia ter exigido de suas noras: - Vocês pegaram os meu filhos quando era jovem, agora fiquei velha, nenhuma vai embora, porque eu não vou ficar essa velha fraca, sem nada. Vocês duas vão cuidar de mim. Não, ela disse. Um caráter inspirador. Um caráter que cuida de Rute, que instrui, que orienta, que aconselha para o bem. Rute, que era idólatra, virou o seu coração para Deus. E Rute serviu sua sogra como quem serve uma mãe. Serviu com amor, com doçura, serviu pra abençoar. Sua mãe verdadeira possivelmente tenha outros filhos. Noemi não tem mais ninguém. Noemi tem Rute ou Noemi não tem mais ninguém!
Há filhos que não cuidam da mãe, porque a nora não aceita que ele cuide da mãe, embora ele seja filho único. Rute, um caráter inspirador. Rute, uma mulher que obedece, uma mulher que se humilha. Ela poderia ser rejeitada por Boaz... Uma mulher que espera, uma mulher que trabalha! Seis medidas de cevada são 30 Kg, é pesado. É uma sustança! Pôs o saco nas costas e levou pra Noemi.
Boaz, um caráter inspirador. Chega e abençoa os funcionários, seus servos: "O Senhor seja convosco!" Boaz conhece a história e sabe que deve tratar bem, o estrangeiro, o necessitado, embora seja moabita, Rute era estrangeira, era moabita. Deus diz assim: "O estrangeiro, você trata com doçura e com bondade, porque você foi estrangeiro".
Boaz, simbolo do Nosso Senhor Jesus Cristo, resgata Rute, dá tudo o que tem por Rute. Não quer ficar com a terra pra ele. Não quer o filho pra ele. Boaz! "Rute/Boaz gerou a Obede, Obede gerou a Jessé, Jessé gerou a Davi". Rute é a bisavó de Davi, olha que lindo!!! Rute aparece na abertura do Novo Testamento.
Se o Novo Testamento fosse um filme, você sabe que a abertura de um filme é pra um impacto na gente. Todo filme que você vê, a abertura é pra dar um impacto em quem vai assistir o filme. O diretor tem o maior cuidado na abertura do filme. Na abertura do Evangelho, aparece 5 mulheres... Rute a moabita (Mateus 1.5), Oh Glória!!!

5ª Coisa:
Apaixone-se pela obra missionária.
Porque o nosso Deus é Deus missionário. Ele foi buscar uma moabita pra apresentar o Evangelho pra nós. "Rute a moabita".
Não sei qual é a saga da sua família. Não sei se sua família só é voltada para as crises e está no estágio das decisões difíceis, ou se é uma família que está voltada para o Reino de Deus, mas Jesus falou e deixou escrito: "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas"(Mateus 6.33).

Oração:

Vamos orar? Vamos agradecer a Deus por essas dicas?
Você que precisa escolher uma igreja, que precisa parar de ficar pulando de galho em galho, que precisa de uma igreja pra servir a Cristo, vamos orar a Deus? Se tem alguma coisa enrolada em sua vida, se precisa reconciliar com Deus, ore comigo. É uma decisão que Deus já está falando há muito tempo.
Diga: - Eu preciso decidir isso! Eu preciso voltar pra comunhão, preciso voltar pra Belém (Casa do pão). Não posso viver mais em Moabe, eu preciso voltar! Diga: - Eu preciso voltar!!! o meu lugar com a minha família é na Casa do pão e aqui é a igreja e é hoje e agora!!! É hoje que eu volto para abraçar Jesus Cristo. É hoje!!!
Senhor meu Deus e Pai, diante de Ti confesso todos os meus pecados.
Eu confesso e reconheço que me deixei levar e desfrutei do erro. Sinto vergonha disso, e por isso eu Te peço perdão, em nome de Jesus Cristo.
Recebe-me de volta, Senhor, porque não quero viver longe dos Teus caminhos.
Apaga, Senhor, os meus pecados, me lava e me limpa dos erros que cometi.
Purifica o meu coração, Senhor, e coloca nele a obediência ao Senhor e à Sua Palavra.
Ajuda-me a não cair mais, Senhor. Dai-me força pra vencer todas as tentações. Livra-me do mal, do pecado e do perigo.
E agora, Senhor, em nome de Jesus Cristo, eu recebo Teu perdão. Te agradeço, e profetizo que eu já venci tudo o que estava me detendo de crescer e progredir na Tua Presença.
Senhor Jesus, estou me reconciliando com o Senhor agora, e peço que reescreva o meu nome no Livro da Vida, perdoa as minhas falhas e me receba como filho(a) renovado(a) nesta hora em tua presença, em nome de Jesus. Amém!

Sugiro que você procure uma Igreja Evangélica e converse com o pastor a respeito desse assunto e não perca a oportunidade que Deus está te dando. Deus te ama e dá oportunidade de reconciliação com ele. Jesus pagou o preço pela sua alma, não permita que o adversário te iluda dizendo que você não tem mais jeito! Quem não tem mais jeito é ele. Você, mesmo que tenha se desviado por algum tempo, ainda é alvo do amor de Deus. 
Deus te abençoe e te guarde!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário