quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

COMO COMEÇOU (5 AVIVAMENTOS)?

COMO COMEÇAR UM AVIVAMENTO?

"No ano de 1950, quatro jovens estudantes estavam num quarto, orando por um derramamento do Espírito Santo de Deus. Por volta das 22h00, o Espírito Santo entrou naquele aposento e, espiritualmente falando, derreteu o coração daqueles jovens. Outros também ouviram, e, à medida que iam chegando para ver, iam se prostrando na presença do Senhor. No dia seguinte, na manhã seguinte, no culto da capela da faculdade, o Espírito Santo tomou conta daquela reunião e rompeu um avivamento naquela faculdade. E milhares de pessoas, sem ter nada a ver com a faculdade, iam chegando e caindo com o rosto no chão, em prantos, implorando a misericórdia de Deus.

COMO COMEÇAR UM AVIVAMENTO? - Parte 2

Havia um pastor na África do Sul chamado Andrew Murray. Pastor tradicional que não permitia nenhum movimento diferente em absoluto. Tinha que ser tudo conforme ele queria. Mas, num sábado à noite, num culto de jovens e adolescentes, ninguém dirigia aquele culto. Os jovens e adolescentes chegaram, assentaram e ficaram em silêncio. De repente, alguém se levantou e começou a cantar, outro começou a orar. Um outro jovem se levantava, cantava um louvor, e assim estava indo o culto... Num dado momento, uma garotinha se levantou, orou e começou a cantar um hino de louvor e a medida que ela cantava aquele hino, ao longe, começaram a ouvir o retumbar de trovões, e a medida que ela cantava, aqueles trovões foram se aproximando daquela igreja do Pastor Andrew Murray, até chegar e sacudir a igreja tremendamente. E aqueles adolescentes e jovens foram caindo de rosto em chão, com lágrimas, confessando pecados. Algo tremendo! 
Ninguém mais conseguia controlar! O Rev. Murray não estava na igreja, estava só o seu ajudante que correu até a casa do pastor e lhe disse: 
- Pastor Monroe, venha ver imediatamente o que estão fazendo na sua igreja! 
E o pastor chegou, abriu a porta e viu o que estava acontecendo... E então, começou a gritar desesperadamente: 
- Parem com isso, parem, parem! Eu sou o pastor da igreja, sou eu que mando aqui! Eu não admito este tipo de coisa na minha igreja! 
E por mais que ele gritasse, mais aqueles jovens levantavam a voz, chorando, gritando, clamando e muitos glorificando a Deus. 
Mas essa "coisa" não ficou só no sábado não. No domingo, multidões começaram a chegar, e da mesma forma, ninguém dirigia. Os trovões de Deus sacudiam a igreja e o Espírito Santo vinha e coisas maravilhosas aconteciam com todos. 
E o Rev. Murray, completamente desesperado, dizia: 
- É a minha igreja, sou eu que mando aqui! E assim foi até a quarta-feira. Esse é o testemunho da esposa do Pr. Andrew Murray. Na quarta-feira, lá estava o Pr. Murray novamente brigando com aquela situação. Mas a esposa dele contou que, inexplicavelmente, surgiu uma pessoa desconhecida que foi ao ouvido do Pr. Murray e disse: 
- Pastor, é o Espírito Santo!
E aquele pastor caiu em prantos e se rendeu completamente. E por vários e vários dias, multidões foram chegando à Igreja. Cinquenta mil pessoas se converteram com aquele derramar do Espírito Santo de Deus, oh glórias a Deus.

COMO COMEÇAR UM AVIVAMENTO? - PARTE 3

Conheça outro avivamento que ocorreu de 1857 à 1859. Foram dois anos de avivamento ininterrupto. Este Avivamento varreu a Inglaterra e varreu os Estados Unidos a ponto de chamar a atenção de todo o mundo. E a pergunta é:
Como é que começou aquele grande avivamento? Começou com o Lanphier:
Deus separou um homem chamado Jeremiah C. Lanphier para que ele iniciasse um culto de oração ao meio-dia. Lanphier arrumou uma sala numa igreja antiga, distribuiu uma porção de convites, e etc.
No tal dia, ele começaria um grupo de oração para que o Senhor derramasse o Espírito Santo e um avivamento. No 1º dia ele foi só, mais tarde, chegaram mais seis irmãos e em sete pessoas começaram a orar. Uma semana depois, eram quarenta. Seis meses depois, eram mais de seis mil pessoas orando por um avivamento. E Deus respondeu, pois mais de 1 milhão de pessoas se converteram na Inglaterra e muito mais de 1 milhão nos Estados Unidos da América. A costa marítima da América do Norte foi varrida pelo Espírito Santo de Deus e, acreditem ou não, em navios ainda distantes da costa, pessoas eram impactadas pelo Espírito Santo de Deus a ponto de os capitães ligarem para o continente, pedindo socorro, pedindo que mandassem pastores, ministros, para atender aquelas pessoas impactadas pelo Espírito Santo.

COMO COMEÇAR UM AVIVAMENTO? - PARTE 4

NA ARGENTINA, EXISTE UMA CIDADE CHAMADA RESISTÊNCIA. NUMA CERTA OCASIÃO, ESSA CIDADE CONTAVA COM 400 MIL HABITANTES, MAS APENAS 6 MIL ERAM CRISTÃOS EVANGÉLICOS, OU SEJA, UMA TAXA DE 2,4%, O NORMAL EM QUALQUER CIDADE É DE 30%.
POR QUE A TAXA DE CRENTES ERA PEQUENA? PORQUE ALI HAVIA UM CULTO DOMINANTE. ERA UM CULTO PRESTADO AO "SAN LA MUERTE" (SÃO MORTE), OU SEJA, UM CULTO ONDE AS PESSOAS ADORAVAM SAN LA MUERTE, PEDINDO UMA MORTE TRANQUILA. EU GOSTARIA DE PEDIR UMA VIDA TRANQUILA, MAS PARA TER UMA MORTE TRANQUILA, EU NÃO PRESTARIA ESTE CULTO A NINGUÉM. ESTE ERA O CULTO QUE DOMINAVA A CIDADE DE RESISTÊNCIA NAQUELA ÉPOCA.
HAVIAM 70 IGREJAS CHAMADAS "EVANGÉLICAS". DAS 70 IGREJAS, 68 ERAM PRODUTOS DE DIVISÕES. AQUELAS "BRIGUINHAS" IAM PROVOCANDO AS SEPARAÇÕES NA MEMBRESIA E OUTRAS IGREJAS IAM SURGINDO. MAS, VEJA BEM, 68 ERAM PRODUTOS DE DIVISÕES. 
E, EM MEIO A ISSO, TODOS OS LÍDERES DAQUELAS 70 IGREJAS ESTAVAM MUITO MAIS PREOCUPADOS COM O SEUS "AQUÁRIOS", COM SEUS MINISTÉRIOS, DO QUE COM O AVIVAMENTO DAS IGREJAS. MAS DEUS ENTÃO LEVANTOU UM GRUPO DE PESSOAS PARA ORAR POR UM PENTECOSTE, E HOUVE UM DERRAMAR DO ESPÍRITO SANTO QUE LEVOU TODOS AQUELES LÍDERES À UMA UNIDADE HARMONIOSA. E A PARTIR DAQUELE MOMENTO, EM TODOS OS CULTOS DE CEIAS DO SENHOR E DE BATISMO, HAVIA PARTICIPAÇÃO MACIÇA DE TODOS OS LÍDERES DE TODAS AS 70 IGREJAS. SEIS MESES DEPOIS, A IGREJA EVANGÉLICA HAVIA CRESCIDO NUMA TAXA DE 102%. DEUS PÔS A MÃO NAQUELAS IGREJAS, TRAZENDO ARREPENDIMENTO E PERDÃO, IMPACTANDO-AS GRANDEMENTE.

COMO COMEÇAR UM AVIVAMENTO? - PARTE 5

Havia um grupo de pessoas de uma igreja, do bairro de Guaianases/São Paulo, que sempre se reunia para se divertir. Porém, numa noite de sexta-feira, após um jantar de casamento, sem nada combinarem, resolveram encerrar aquela noite na casa de um dos casais. Todos chegaram, se assentaram e ficaram conversando e dando risadas. Vez em quando, alguém se levantava e contava algo engraçado do seu relacionamento. 
Já era tarde e vários já haviam ido embora. Restou apenas quatro casais e um adolescente, filho do casal dona da casa. Num dado momento, após um comentário fútil, uma das esposas começou a ler um versículo bíblico, que dizia: "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem". (Efésios 4:29) - E, à medida que ela lia o versículo, as pessoas foram se calando e prestando atenção naquele versículo. Daí a pouco, começaram a contar o que Jesus havia feito em suas vidas. Confessaram pecados, e assim foi indo até descobrirem que não suportavam mais viver a vida de crentes medíocres na igreja. Essa descoberta impactou o grupo pois, após refletirem, descobriram que isso estava acontecendo porque haviam se tornado críticos daquela igreja, mas já não sabiam mais o que fazer para se libertarem desse problema. Um irmão resolveu pedir ao grupo para fazerem uma oração pedindo que Jesus os libertasse desse pecado e, logo após eles se darem as mãos, algo tremendo aconteceu ali.
Já eram três da manhã e o Espírito Santo adentrou naquela reunião e, espiritualmente falando, derreteu os corações daqueles quatro casais. Até o adolescente foi impactado pelo poder de Deus. E assim, envolvidos por choros, orações e avivamento, permaneceram orando até às seis da manhã.
Naquela mesma manhã formaram um grupo no Whatsapp, com o nome de "Os abençoadores", onde fizeram suas declarações de amor a Deus. Não paravam mais de se comunicarem com versículos bíblicos, declarações de bênçãos e palavras de ânimo enchendo as memórias dos seus celulares. O Espírito Santo tomou conta daquele grupo e rompeu com tudo formando uma espécie de "avivamento" naquelas quatro famílias. Até mesmo os casais que haviam ido embora sem terem presenciado nada daquela experiência, entenderam o agir do Espírito Santo, e só por ouvirem os quatro casais falar, também ficaram impactados pelo avivamento.
Ninguém mais conseguia se controlar de tanta alegria! Todos estavam com sede de Deus e queriam contar para todo mundo da Igreja, o que havia acontecido. E não ficou só nisso, não... No no culto da noite, enquanto uma irmã ministrava a Palavra, no púlpito, parecia que ela havia estado presente com os casais da noite anterior, mas verdadeiramente, ela não sabia de nada. Entretanto, o que ela ministrou, confirmava em detalhes o que havia acontecido ao o grupo na madrugada anterior. 
Na hora do apelo, que é um momento do culto em que pessoas são chamadas para aceitarem a Jesus Cristo como salvador, muitos casais, arrependidos, foram para frente do altar e o Espírito Santo completou aquele avivamento. Os casais também foram à frente para testemunhar a grande bênção derramada em suas vidas. Chuvas de bênçãos inundaram aquela igreja com grande quantidade de lágrimas de alegria, pois estavam sentindo o toque do Espírito Santo. 
Na manhã seguinte, que era o domingo, lá estavam aqueles casais na reunião de Assembleia da igreja, neutralizando a opinião dos irmãos que criticavam as decisões do Conselho da igreja local (CDL), e assim, permaneceram ligados até o término da reunião. Eles passaram o domingo inteiro refletindo sobre o que o Espírito Santo havia feito a todos. 
No culto da noite, lá estavam aqueles casais contando o testemunho para a Igreja do Senhor. Toda a Igreja orou junto com eles, pedindo que o Espírito Santo avivasse aquele ministério. Ninguém dirigia aqueles casais. Era tão somente a Palavra de Deus achando vaga nos corações sedentos por realizar a obra de Deus.
______________________
Textos de Onofre W. Johnson

Nenhum comentário:

Postar um comentário