sábado, 25 de fevereiro de 2017

MUDANÇA DE OPINIÃO

"MARCHA DA FAMÍLIA"

Sempre existiu duas histórias para tudo no Brasil, as histórias oficiais e as histórias reais. O mesmo aconteceu com o Golpe Militar de 1964. As evidências mostram que a "mão de ferro" do governo era contra os terroristas, não contra o cidadão de bem. Quem era do bem, estava de boa! Prepararam a nossa linda juventude para acreditar ser ditadura. Mas, quem dera se pudéssemos parar agora, neste exato momento, o Congresso Nacional e o Senado e começar tudo do zero, excluindo todos os corruptos e passasse a administrar o país sem nenhum desses políticos que conhecemos. 

Eles entregaram a democracia de "mão beijada". A prova disso foi o Movimento Diretas já! - Era isso mesmo que ia acontecer, o país é nosso! Mas, já era nosso. Nesse "nosso", todos estão incluídos, inclusive os pobres. Será? 

É preciso resgatar a história real do Brasil, se houver. Não a que vimos pela TV, mas a real. É preciso mostrar o que aconteceu lá na coxia central dos acontecimentos, pois, o que aconteceu no palco a gente viu. 

Neste país, a única coisa que não pode acontecer senão o "bicho pega", é contrariar a classe dominadora. Eles ficam revoltados e daí começam a enviar um monte de dinheiro para fora do país. Deveriam ir embora mesmo, pois já estamos aprendendo a nos virar sozinhos.

Se as marchas nunca afetaram a minha vida, (Gays, Maconha, Sem Terras, Jesus), não será essa versão da "Marcha da família 2014" que irá afetar a vida de alguém nesse país...

Porém, é preciso passar a nossa História a limpo!!!

Alguma coisa precisa acontecer, já? ...

- Álvaro Pensativo - Março de 2014


Comentários: 

Maria: - Existem duas histórias? É tb o que dizem sobre o assassinato dos judeus na segunda guerra e muitas outras. Na ditadura cidadãos de bem eram aqueles que aceitavam tudo, sem reclamar, sem protestar. É importante desmistificar isso, e para tanto é preciso estudar, ler, se informar muito sobre o assunto. Os historiadores estão errados? As mães que sofreram com os assassinatos de seus filhos, os professores universitários e artistas perseguidos, exilados, mortos, não eram gente de bem? Os heróis que lutaram e morreram por democracia não eram gente de bem? Que ABSURDO! Cuidado, esse argumento de que era para o bem da família e todo esse blá blá blá, foi o mesmo que os militares usaram para o golpe. Não tenho dúvidas de que essa tal "Marcha pela família" que homenageia o Golpe Militar de 64, é a tentativa de mais uma vez instalar o golpe militar e cercear nossa liberdade. Isso é um absurdo, é fascismo travestido de um suposto desejo de que as coisas melhorem, quando na verdade o começo de uma sociedade mais justa e igualitária depende de valores como respeito à escolha do outro, de direitos a vez e voz para todos e não do que propõe essa tal marcha.

Parece que o povo não tem memória do horror que foi a vida das pessoas durante o Golpe Militar, nada era melhor do que é hoje, 70% da população não tinha acesso a escola e o analfabetismo era imenso, a pobreza era extrema, pior do que hoje, os juros eram altíssimos, a ideia era fazer o bolo crescer para depois repartir, a corrupção era imensa, mas era jogada para debaixo do tapete e ninguém tomava conhecimento, porque havia a censura. Reunir-se nas ruas e protestar? Nem pensar. Duas ou três pessoas conversando já era motivo para suspeitas e prisão. Bom, ainda bem que vivemos num Estado democrático, porque apesar de termos que assistir a esse tipo de ato, ainda assim somos livres.

Maria: - Ah , acabei de ler nos jornais que não tinha mais que 700 pessoas no ato. Estou me sentido feliz e aliviada com isso.

Olívia: - Olá Maria, eu te pergunto: Existe muita diferença de hoje e aqueles tempos? O que está mudado hoje em relação a corrupção, pobreza, saúde, educação e liberdade de expressão? De que adianta reclamar, protestar sem objetivos? Nada muda, os poderosos continuam poderosos e dominam esse país e fazem tudo do jeito que eles querem, numa ditadura branca, disfarça, pois ainda nos privam de tudo, nos matam por nada e nos escravizam tão discretamente que o povo não percebe e continuam votando em nome de uma liberdade que não existe, uma liberdade vigiada tanto quanto na época da famosa ditadura militar. Hoje no Brasil morre mais gente que na guerra do Vietnã e as autoridades não permitem que a polícia age por estar em um ano político. Que liberdade é essa? Que democracia é essa? Pense, analise, O que mudou dos anos 70 para os anos 2000?

Maria: - Cara Olívia, certamente não vivemos no paraíso, mas só o fato de eu e vc podermos estar falando sobre isso, essa liberdade de expressão, já é um avanço. Além disso, quanto a corrupção, ao menos é investigada, vc pode escolher seu representante, apesar da saúde não ser aquelas coisas, hoje, todos têm acesso, antes só os contribuintes do então INPS e foi a Constituição de 1988 que passou a prever isso. Ditadura branca, que é isso? Vigiada, sim, Michel Foucault já dizia sobre isso, mas somos vigiados e também vigiamos de acordo com ele. A polícia age sim, mata meninos negros, pobres e periféricos todos os dias. Mudanças, muitas. O que falta? Muita coisa. Lutar para que as políticas públicas de fato aconteçam é mais que justo, e a democracia permite isso. Agora todo esse horror que presenciamos é próprio de um sistema capitalista, onde a riqueza está concentrada na mão de uma minoria, enlouquecida pelo lucro, e na exploração da mão de obra da classe trabalhadora, onde o fetiche da mercadoria através do consumo é regra, onde as coisas tem mais valor que as pessoas. É o capitalismo, o poder na mão dos banqueiros e dos grandes empresários, são eles que mandam. Portanto, militares no poder de nada adiantaria, porque apesar de tudo a democracia é melhor, afinal ninguém morre porque protestou e ninguém é preso e torturado porque discordou. Simples assim.

Olívia: Também sou contra o militarismo, mas também sou contra muita coisa que estamos vivendo hoje, mas ainda tenho a esperança que um dia tudo vai mudar, afinal vivemos num país maravilhoso, onde tudo é possível e espero que, num futuro bem próximo, o nosso povo consiga viver bem mais feliz, independente de cor, raça ou credo. 

Álvaro Pensativo: - Eu estou aprendendo muito com a Mari e, ela sabe que sabe que eu sempre a respeitei (discordar não é desrespeitar). E o tio Eliseu, sempre dando a sua opinião sincera sobre o cenário político do Brasil, aprendo muito com ele também. Porém, sigo a mesma linha de raciocínio. O povo realmente precisa saber o que se passou de verdade por lá. Morei em Brasília - DF, no final dos anos 80 e trabalhava de garçom. Atendi a viúva do Costa e Silva. Ela se hospedava num Flat e vivia de favor (não era um Flat de luxo). Chá com torradas, era o que ela pedia no ramal do “rom service” e só uma única vez ao dia, sempre ao meio dia, pois não tinha dinheiro para pagar outra coisa. Até que começamos a perceber a sua "magreza" (Ela estava morrendo de fome). Comentei isso na cozinha do Hotel, e a partir daí começamos a enviar almoço e jantar, por nossa conta, para ela. Ela nos contou toda a história e passei a conhecer um ladinho dessa história real. Enfim, o que eu quero dizer, é que todos esses políticos atuais são (ou ficaram) ricos, muito ricos, enquanto isso o povo vai sendo entregue a sua própria sorte. Quer saúde? Tem que pagar e ter fé em Jesus para não ser nada grave, se for, chama os irmãos da Igreja para orar, pois pagar internação e cirurgia ninguém está podendo! Segurança? Tem que contratar alguém para apitar à noite na sua rua, o guardinha vira a esquina, roubaram o seu carro. Educação? Paga R$1.000,00 mensais na Faculdade. Transporte? Incendiaram mais um ônibus... Não tenho saudade do militarismo, pois ainda era criança. Mas os ditos "perseguidos", estão todos aí, podres de rico. Alegaram falta de liberdade de expressão, mas nunca se calaram. Conheço todos eles desde a minha infância e nunca ficaram fora da mídia. Estão calados agora que estão ricos. Abre os olhos do seu coração, Brasil e vamos fazer acontecer!!!

Dois anos depois...

Álvaro Pensativo: - Mudei em muito a minha opinião nos últimos dois anos. Consegui enxergar o golpe militar e visualizo nitidamente o golpe de agora. Nada como refletir sobre a história. Vale a pena correr atrás de aprendizado. Isso realmente muda a vida da gente!!! Existe vida antes da morte!
____________________
Texto de Álvaro Pensativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário