INTRODUÇÃO
O presente relatório
trata-se do “ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV - GESTÃO” – Gestão de Direção e Coordenação,
realizado na EMEF Madre Joana Angélica de Jesus, localizada no bairro Jardim
Soares, região de Guaianases – São Paulo – SP, no período de 30/08/2016 a 30/09/2016.
A oportunidade de estagiar nesta Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF),
possibilitou-me observar sua rotina diária e suas atividades desenvolvidas na
Direção e na Coordenação Pedagógica, bem como suas peculiaridades, pois são
diferentes atribuições. O mesmo proporcionou, neste período, vivenciar a interação
para compreender como os gestores trabalham dentro de uma Escola de grande
porte. Essa Unidade Escolar atende 1.046 alunos, distribuídos em dois turnos,
sendo 17 salas por turno, num total de 34 salas com uma média de 31 alunos por
sala, além da sala de Recuperação Paralela que atende manhã e tarde.
O relatório irá
tratar do Estágio Supervisionado realizado junto a Coordenação Pedagógica e
Direção da EMEF Madre Joana Angélica de Jesus, onde foram relatados os dados de
identificação, a contextualização, a estrutura física e organizacional, a concepção
de educação, concepção de aprendizagem, atendimento especial, projetos
desenvolvidos, avaliação, e todas as atividades desenvolvidas no estágio
supervisionado, bem como as atribuições do Diretor de Escola e Coordenador
Pedagógico.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA
ESCOLA
EMEF MADRE JOANA
ANGÉLICA DE JESUS
Rua Torre de
Santiago, 425, Jardim Soares, Guaianases.
CEP: 08460-180 –
São Paulo –SP.
Telefone:
2557-8088
Referências do
Entorno da Escola EMEF MADRE JOANA ANGÉLICA DE JESUS
Suas principais vias são: Estrada de Poá, Rua Pero
Peres e Rua Castelo de Leça
CONTEXTUALIZAÇÃO DO LOCAL
DA ESCOLA
A EMEF Madre
Joana Angélica de Jesus está localizada em um bairro que fica no extremo da
Zona Leste de São Paulo. Próximo a escola há o EMEI Prof. Gianfederico Porta, o
CDM – Clube Desportivo Municipal – Jardim Soares e uma Escola Estadual (Prof.
Saturnino Pereira). Isso representa uma grande melhoria no bairro onde a
população cresceu muito nos últimos tempos, devido à grande migração de
nordestinos para esta região. Foi constatado através de pesquisas que a
população possui nível econômico de 2 a 4 salários mínimos, a maioria residindo
em casas alugadas, de três a quatro cômodos. Grande parte das famílias são
estruturadas, com as figuras da mãe e do pai presentes. Possuem base religiosa
e valorizam a vida em: Deus, saúde, família, o estudo e o trabalho. Tem coleta
de lixo, água encanada individual e rede de esgoto. Tem, nas redondezas, um
Posto de saúde e o Hospital Geral, mas há reclamações das condições precárias e
da demora de atendimento.
A maioria dos
pais possui ensino médio completo e tem pouco tempo para estar com seus filhos,
porque trabalham a maior parte do tempo. Saem cedo para trabalhar e retornam
tarde. As crianças auxiliam seus pais nos afazeres doméstico.
Como há uma
grande carência de lazer no bairro, a comunidade utiliza as dependências
externas da escola, como as quadras esportivas. Sempre que há eventos da escola
marcados para os finais de semana, é grande a presença a participação da
comunidade local. Todos têm grande expectativa em relação à escola como
transformadora da realidade que está posta e têm certeza que é através da
escola que poderia ser proporcionado um futuro melhor para todos.
A gravidez
precoce é bem reduzida nesta Unidade Escolar, mas, na maioria das vezes, leva
as alunas a abandonarem os estudos para cuidar do bebê.
ESTRUTURA FÍSICA DA
ESCOLA*
·
84 funcionários – 61 concursados e 23 de
serviços terceirizados ou contratados
·
18 salas de aulas
·
Sala de Recuperação Paralela
·
Sala de diretoria
·
Sala de Coordenação
·
Sala de Assistente de Direção
·
Sala de professores
·
Sala do secretário
·
Sala de secretaria
·
Sala de professores
·
Sala de vídeo
·
Sala de Leitura
·
Sala para readaptados
·
Sala (Roupeiro)
·
Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI)
·
Sala de dança
·
Sala de Almoxarifado
·
Sala de Arquivo morto
·
Refeitório
·
Despensa
·
Almoxarifado
·
Pátio coberto
·
Pátio descoberto
·
Laboratório de Informática
·
Quadra de esportes coberta
·
Quadra de esportes descoberta
·
Alimentação escolar para os alunos
·
Cozinha
·
Brinquedoteca
·
2 banheiros para os funcionários (Masculino e
Feminino)
·
2 banheiros para os alunos (Masculino e
Feminino)
·
4 Banheiros adequado à alunos com deficiência ou
mobilidade reduzida
·
Elevador
*Todas as dependências da Escola
têm vias adequadas à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida
A EMEF
Madre Joana Angélica de Jesus está instalada em uma área de aproximadamente 3 mil
metros quadrados, constando no prédio principal de três andares, dezessete
salas de aula, um refeitório, cozinha, sanitários para funcionários, assim como
salas que compõem a parte administrativa. Em sua área externa temos um solário.
Uma área externa coberta para recepcionar os pais de aluno, um parque gramado e
duas quadras esportivas.
O equipamento (prédio
e entornos) tem contado com manutenções constantes. As salas de aula são bem
arejadas, possuem mesa e cadeira para o professor, armários de madeira,
ventilador. Pode contar com recursos como: Rádio, CD de áudio, folha de
sulfite, lápis, canetas, cadernos, computador, lousa, canetas para quadro
branco, instrumentos musicais, tabuleiro de xadrez, projetor multimídia.
O refeitório é
um espaço com estrutura necessária para a refeição dos alunos, com mesas,
cadeiras e bancos. A cozinha é terceirizada e bem adequada para o número de
alunos, que são divididos em dois turnos. São cerca de 500 alunos por
turno.
O parque externo
é um espaço grande com um playground, que permite a interação de todos os
alunos, principalmente os alunos do Fundamental I, desde que se submetam às
regras de utilização que é feita através de uma linha do tempo.
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DA
ESCOLA
A EMEF Madre
Joana Angélica de Jesus defende a concepção de criança que, desde o nascimento,
é produtora de conhecimento, de cultura, a partir de múltiplas interações
sociais e das relações que estabelece com o mundo, influenciando e sendo
influenciada por ele, construindo significados a partir dele. Reconhecem a
criança como sujeito de direitos, ativa, competente, que tem ideias e que precisa
ser ouvida e levada a sério.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
DA ESCOLA
A EMEF funciona
em dois períodos, de segunda à sexta-feira. O primeiro período funciona das
07h00 às 12h00. O segundo período funciona das 13h30 às 18h30 para os
alunos. A escola está aberta se segunda a sexta-feira, das 07h00 às 19h00.
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DA
ESCOLA
O PPP - Projeto
Político Pedagógico dessa Unidade Escolar foi elaborado com a perspectiva de
atender aos desafios postos pelas orientações e normas vigentes. Olha o sujeito
levando em conta suas condições concretas, sua história, seu entorno e sua
organização pessoal, tendo em vista a consideração de que o currículo do ensino
é para 9 anos, integra as disciplinas para que a formação dos alunos seja em
todas as habilidades, com integração na educação e humanidade. Sendo assim,
agrega disciplinas que permitam desenvolver as capacidades necessárias para a
participação social efetiva dos alunos. Prevê o ensino da Língua Portuguesa,
Matemática, assim como o conhecimento do mundo físico natural, da realidade
social e política, especialmente do Brasil, mas incluindo no estudo de História
a cultura Afro-brasileira e Indígena, a arte, incluindo a música, Educação
Física inter-relacionando-os.
ATENDIMENTO ESPECIAL À
ALUNO DEFICIENTE
Essa Unidade Escolar
conta com uma Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI) e além de contar
com estagiárias que acompanham os alunos que auxiliam nas atividades de apoio
pedagógico destinado ao Atendimento Educacional Especializado, conta também com
uma Auxiliar de vida Escola (AVE) que acompanha os alunos em horário de
intervalo auxiliando-o durante e após as refeições dando suporte com técnicas
na mastigação e/ou deglutição, higiene pessoal, mobilidade em todos os espaços
educativos. Esse projeto está pautado na política de educação inclusiva. Essa
Unidade Escolar está equipada e adaptada para receber todos os alunos para a
Inclusão. Conta com 8 pessoas para o apoio pedagógico e acompanhamento, sendo 1
responsável do PAAI/CEFAI, 2 professoras SAAI, 4 estagiárias e 1 Auxiliar de
Vida Escolar (AVE). A equipe escolar busca incluir todos os alunos da escola.
PROJETOS DESENVOLVIDOS NA
ESCOLA
A Unidade Escolar
tem uma proposta organizada em situações educativas e projetos permanentes e
temporários; específicos ou integradores, todos com o objetivo de desenvolver
propósitos comuns e necessários para incentivar o processo construtivo do
aluno. O objetivo geral dessa Unidade Escolar é assegurar o acesso e permanência
do aluno na escola e possibilitar a qualidade do ensino no que tange ao máximo
aprendizado possível para que o indivíduo atue construtivamente na
transformação da realidade do mundo. Esta Unidade Escolar conta com projetos
de: Xadrez, Fanfarra, Dança, Vôlei e Basquete.
CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO
Segundo essa
Unidade Escolar, os alunos e suas práticas valem mais do que uma escala
numérica ou conceitual. A sondagem ocorrerá para cumprir o papel de oferecer
aos professores elementos importantes para o reconhecimento das aprendizagens
já alcançadas pelos alunos em anos anteriores, levando em consideração as
expectativas propostas a cada ano. Isso deve ser feito para poder localizar e
recuperar informações, compreensão, interpretação e reflexão. Os alunos são
avaliados de zero a dez. Zero para o aluno que nunca frequentou a aula. De 1 a
2,5 para o aluno que não tem nenhuma autonomia no processo de leitura, escrita
e resolução de problemáticas. De 3 a 4,5 para o aluno que realiza com pouca
autonomia o processe de leitura, escrita e resolução de problemas de
matemática. De 5 a 6,5 para o aluno que evidenciar de maneira satisfatória as
aprendizagens necessárias. 7 a 8,5 para o aluno que evidencia com fluência e
autonomia as aprendizagens necessárias. De 9 a Dez para o aluno que evidencia
de maneira plenamente satisfatória as aprendizagens necessárias. O registro das
notas de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos são apresentados aos pais
semestralmente por meio de boletim, contribuindo para novas ações pedagógicas.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
NO ESTÁGIO
Neste estágio na
EMEF Madre Joana Angélica de Jesus, tive a oportunidade de acompanhar as várias
atividades desenvolvidas pela equipe gestora. Cumpri 100 horas exigidas pelo
Curso de Pedagogia da Universidade Unicastelo, divididos em: 50 horas para
Direção e 50 horas para Coordenação Pedagógica.
Pude constatar
que cada função tem a sua peculiaridade, sendo a direção em administrar toda a
Unidade Escolar e a Coordenação tem o seu direcionamento para o ensino e aprendizagem
dos alunos, mas as duas funções interagem umas com as outras. A EMEF Madre
Joana Angélica de Jesus organiza a sua rotina de trabalho seguindo rigorosamente
as linhas do tempo das salas que fazem atendimento coletivo, desde a entrada
até a saída dos alunos, com espaços e tempo reservados à alimentação, Educação
Física e às demais atividades pedagógicas da escola.
Eu chegava na Unidade Escolar, exatamente, às 07h00, bem na hora da
Abertura dos portões e acompanha a entrada dos alunos. Os alunos do Fundamental
I (que são os alunos do 1º ao 5º ano) entravam primeiro e eram recebidos no
refeitório com um lanche, que mudava todos os dias conforme o cardápio
estabelecido pela nutricionista da Prefeitura de São Paulo. Esses alunos eram
acompanhados de seus professores, que orientavam e estimulavam as crianças a
sempre comer os alimentos até se dirigirem para a suas filas para irem para
suas respectivas salas. Após essa 1ª entrada, desciam os alunos do Fundamental
II (que eram os alunos do 7º e 9º anos) e recebiam o mesmo lanche dos alunos do
Fundamental I que também mudava de acordo com o cardápio da prefeitura.
Após o lanche, a
Coordenadora Pedagógica iniciava sua atividade visitando as salas de aulas, bem
como a sala do SAAI e a sala de Recuperação Paralela para fazer anotações de
rotina quando ao desenvolvimento dos alunos e atuação dos professores. Eram
observadas as atividades no Educacional, que é um setor onde há crianças do 1º
ao 5º ano. Observei as atividades sequenciais, com brincadeiras, com pinturas,
rodas de conversa, música e jogos. A escola disponibiliza várias ferramentas
para os professores, como livros de histórias, filmes, jogos.
Realizar o
estágio nesta escola foi uma ótima experiência, por vivenciar a realidade do
cotidiano da gestão escolar, contribuindo, assim, para minha formação, devido
às diferentes situações que vivenciei e pude fazer parte.
Foi-me possível
compreender que precisamos sempre estar atentos às várias situações que podem
ocorrer no ambiente escolar. Durante o Estágio, fiz atendimento na secretaria
da escola, sob a supervisão da Diretora, como, receber e carimbar documentos e
colher a assinatura da Direção. Também pude ter contato com pais e responsáveis
de alunos no guichê, também por telefone. Aprendi muitas coisas nessa área da
secretaria, como arquivar documentos dos alunos, receber justificativas de
faltas, atestados médicos e preenchimento de formulários de matrícula e
cadastros.
As salas de aula
possuem mesas e cadeiras, para os alunos e, a mesa e cadeira da professora.
Contém armários, onde são guardados os objetos e materiais utilizados pelos
professores e ventilador.
O refeitório da
Unidade Escolar é bem amplo, com várias mesas e cadeiras, de fácil acesso para
os alunos, que fazem suas refeições adequadamente.
A escola também
possui um espaço amplo, onde são realizadas as brincadeiras ao ar livre, além
de ter duas quadras de esporte, uma delas era coberta.
A escola também
possui materiais, como televisor, DVD, e um Data Show, que são utilizados nas
salas de aula, ou na sala de leitura. Durante os intervalos, é colocado uma
caixa de som para entreter os alunos durante as refeições. Eles também pulam
corda, jogam pebolim e pulam amarelinha, após almoçarem. Eles têm 20 minutos de
almoço. O período da manhã tem três intervalos divididos por faixa etária.
A EMEF Madre
Joana Angélica de Jesus opera em dois turnos. O horário de funcionamento do
primeiro turno é das 7h00 às 12h00 e do segundo turno das 13h30 às 18h30, de
segunda a sexta-feira. Após às 12h00 até às 13h30, os professores,
Coordenadores e Direção atendem aos pais dos alunos que necessitam de
atendimento na escola. Existem também os Projetos da escola neste horário que
são atendidos por professores contratados pela Escola, como Fanfarra, Dança,
Xadrez, Vôlei, Basquete. Neste horário, também é realizado a JEIF (Jornada Especial
Integral de Formação) e os professores recebem formação dirigida pela
Coordenadora e Direção.
Foram exigidas e
por mim cumpridas, cem horas (100 h) de estágio no total, sendo, 50 horas (50
h) para Direção e 50 horas (50 h) para Coordenação Pedagógica. Neste período
observei todas as atividades praticadas pela Direção e Coordenação, como
entrada e saída de alunos, atividades nas salas e nas áreas externas da Unidade
Escolar, alimentação das crianças, atendimento aos pais (responsáveis) e alunos
na secretaria. Durante este estágio pude observar as atividades desenvolvidas
pela Diretora e sempre que necessário, procurava ajudá-la. Foram desenvolvidas
atividades para recepção de mercadorias como, jornais, merenda e materiais
pedagógicos e de limpeza, a elaboração de crachás para os alunos que atendem
como monitores na Sala de Leitura, no Laboratório de Informática, os músicos da
Fanfarra, os alunos da Sala de Dança, os alunos da Recuperação Paralela e os
alunos de outros projetos como: Xadrez, Vôlei e Basquete.
Realizar o
estágio nesta Unidade Escolar trouxe-me muitas experiências, proporcionando-me
uma aprendizagem significativa, porque é muito importante o contato com a
realidade do dia-a-dia. Esse contato com o cotidiano escolar me fez participar
das diversas situações que ocorreram em sala de aula, no refeitório, nas áreas internas
e externas dessa Unidade Escolar. Essas situações vividas foram importantes
para eu saber que, sempre é preciso ter estratégias profissionais para estar
sempre atento ao cenário que se apresenta a minha volta, valorizando e tendo um
bom relacionamento com os profissionais, pois a relação interpessoal é
essencial para obter resultados satisfatórios.
ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR DE
ESCOLA
São amplas as
atribuições do Diretor de Escola e do Coordenador Pedagógico. Vou listar apenas
algumas por achá-las as mais importantes, mas não são estanques:
·
Garantir o acesso e a permanência do aluno da Unidade
Escolar;
·
Submeter à apreciação das instâncias superiores a implantação
de propostas curriculares diferenciadas;
·
Conferir diplomas e certificados de conclusão de curso.
·
Coordenar a utilização do espaço físico da Unidade Escolar;
·
Encaminhar mensalmente ao Conselho de Escola a prestação de
contas sobre a aplicação dos recursos financeiros;
·
Promover a integração da Unidade Escolar com a comunidade e
programar atividades que favoreçam essa participação;
·
Coordenar a gestão da Unidade Escola promovendo a efetiva
participação quanto a tomar decisões para a melhoria da aprendizagem dos alunos
e das condições de trabalho dos professores;
·
Gerir os recursos e financeiros recebidos pela Unidade
Escolar juntamente com as instituições auxiliares constituídas em consonância
com as determinações legais, entre outras...
ATRIBUIÇÕES DO
COORDENADOR PEDAGÓGICO
·
O Coordenador Pedagógico é o responsável pela coordenação,
articulação e acompanhamento dos programas, projetos e práticas pedagógicas
desenvolvidas na Unidade Escolar;
·
Coordenar a elaboração, implementação e avaliação do PPP
(Projeto Político Pedagógico) da Unidade Escolar, visando a melhoria da
qualidade de ensino;
·
Indicar metas, estratégias de formação, cronogramas de
formação continuada e de encontros para o planejamento do acompanhamento e
avaliação com os demais membros da Equipe Gestora;
·
Coordenar a elaboração, implementação e integração dos planos
de trabalho dos professores e demais profissionais e atividades docentes;
·
Analisar os dados referentes às dificuldades nos processos de
ensino e aprendizagem...
·
Identificar os alunos que apresentam dificuldades de
aprendizagem e desenvolvimento para proporcionar-lhes atendimento
diferenciado...
·
Planejar ações que promovam o engajamento da Equipe Escolar
na efetivação do trabalho coletivo, assegurando a integração dos profissionais
na Unidade Escolar, entre outras...
CONCLUSÃO
A realização
deste Estágio Supervisionado foi uma experiência muito importante para o meu
processo de aprendizagem, onde eu pude evidenciar o contexto de Direção e
Coordenação Pedagógica, fazendo uma relação entre o que acontece em sala de
aula e nos bastidores. Os alunos que precisaram ser disciplinados neste
período, foram enviados para o setor da Direção, onde era feito o um registro
e, na maioria das vezes, a própria direção resolvia o problema, conversando com
o aluno. Algumas vezes foi necessário chamar os país, para que o propósito de
educar não saísse dos trilhos. Não houve nenhuma punição pesada, além do
diálogo com os familiares. Creio que essa é uma escola tranquila, pois já ouvi
dizer que há escolas sendo utilizada como ponto de fornecimento de drogas. Isso
não ocorre nesta Unidade Escolar. É fato.
Esse Estágio
Supervisionado proporcionou-me um aprendizado muito grande, permitindo aperfeiçoar
o meu conhecimento como futuro docente, ficando evidente que a interação entre
alunos, os pais, funcionários de apoio, professores, Coordenador Pedagógico e Diretor
é muito importante para o bom andamento da escola, bem como na gestão paralela
entre todos e para todos. Esse processo de descoberta e aprendizagem foi de
extrema importância para a minha formação acadêmica, e possibilitou a reflexão
sobre o importante papel dos gestores e suas importâncias individuais e
coletivas na escola. Deixou claro que todos esses processos de
ensino/aprendizagens e o processo dos alunos não dependem somente da atuação do
Coordenador Pedagógico, mas também, da colaboração da Direção da Escola, do
comprometimento e aceitação dos professores, do desempenho dos demais
funcionários do estabelecimento, do interesse dos educandos e ainda, do
compromisso dos pais e responsáveis pelos alunos desta instituição.
Durante o
estágio procurei participar ativamente do cotidiano escolar para melhor compreender
como funciona e fazer com que estas práticas reflitam na minha formação docente
de forma útil. Devo estar atento à realidade da Escola, ter sensibilidade e
manter-me sempre atualizado, com uma formação contínua para que os meus objetivos,
como docente, sejam atingidos de forma integral e plenamente satisfatória.
No Estágio
Supervisionado, a leitura e reflexão do PPP (Projeto Político Pedagógico) foi
fundamental para a minha vivência com o cotidiano escolar, inclusive no que se
refere à elaboração desse relatório. Também foi o documento principal para
aprimorar os meus conhecimentos sobre essa Unidade Escolar e saber o que deve
ser aplicado. Cabe também refletir sobre essa prática constantemente para
superar os obstáculos e tentar criar estratégias bem formuladas e conceituais para
desenvolver com qualidade o processo de ensino aprendizagem e desempenhar com
desenvoltura os possíveis embaraços do dia-a-dia escolar.
Obs: Relatório de Estágio Supervisionado em Gestão, desenvolvido para ser apresentado no 7º Semestre do Curso de Pedagogia, da UNIVERSIDADE BRASIL – UNICASTELO, como requisito parcial para conclusão do curso.
_________________________
Texto de Álvaro João dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário