quinta-feira, 24 de novembro de 2016

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO - GESTÃO


INTRODUÇÃO


O presente relatório trata-se do “ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV - GESTÃO” – Gestão de Direção e Coordenação, realizado na EMEF Madre Joana Angélica de Jesus, localizada no bairro Jardim Soares, região de Guaianases – São Paulo – SP, no período de 30/08/2016 a 30/09/2016. A oportunidade de estagiar nesta Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), possibilitou-me observar sua rotina diária e suas atividades desenvolvidas na Direção e na Coordenação Pedagógica, bem como suas peculiaridades, pois são diferentes atribuições. O mesmo proporcionou, neste período, vivenciar a interação para compreender como os gestores trabalham dentro de uma Escola de grande porte. Essa Unidade Escolar atende 1.046 alunos, distribuídos em dois turnos, sendo 17 salas por turno, num total de 34 salas com uma média de 31 alunos por sala, além da sala de Recuperação Paralela que atende manhã e tarde. 
O relatório irá tratar do Estágio Supervisionado realizado junto a Coordenação Pedagógica e Direção da EMEF Madre Joana Angélica de Jesus, onde foram relatados os dados de identificação, a contextualização, a estrutura física e organizacional, a concepção de educação, concepção de aprendizagem, atendimento especial, projetos desenvolvidos, avaliação, e todas as atividades desenvolvidas no estágio supervisionado, bem como as atribuições do Diretor de Escola e Coordenador Pedagógico. 


DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA


EMEF MADRE JOANA ANGÉLICA DE JESUS
Rua Torre de Santiago, 425, Jardim Soares, Guaianases. 
CEP: 08460-180 – São Paulo –SP. 
Telefone: 2557-8088  
Atende o Ensino Fundamental de 9 anos - Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental em três ciclos. Essa Unidade Escola foi inaugurara em 31/101968.
  Referências do Entorno da Escola EMEF MADRE JOANA ANGÉLICA DE JESUS
Suas principais vias são: Estrada de Poá, Rua Pero Peres e Rua Castelo de Leça

 

CONTEXTUALIZAÇÃO DO LOCAL DA ESCOLA


A EMEF Madre Joana Angélica de Jesus está localizada em um bairro que fica no extremo da Zona Leste de São Paulo. Próximo a escola há o EMEI Prof. Gianfederico Porta, o CDM – Clube Desportivo Municipal – Jardim Soares e uma Escola Estadual (Prof. Saturnino Pereira). Isso representa uma grande melhoria no bairro onde a população cresceu muito nos últimos tempos, devido à grande migração de nordestinos para esta região. Foi constatado através de pesquisas que a população possui nível econômico de 2 a 4 salários mínimos, a maioria residindo em casas alugadas, de três a quatro cômodos. Grande parte das famílias são estruturadas, com as figuras da mãe e do pai presentes. Possuem base religiosa e valorizam a vida em: Deus, saúde, família, o estudo e o trabalho. Tem coleta de lixo, água encanada individual e rede de esgoto. Tem, nas redondezas, um Posto de saúde e o Hospital Geral, mas há reclamações das condições precárias e da demora de atendimento.
A maioria dos pais possui ensino médio completo e tem pouco tempo para estar com seus filhos, porque trabalham a maior parte do tempo. Saem cedo para trabalhar e retornam tarde. As crianças auxiliam seus pais nos afazeres doméstico.
Como há uma grande carência de lazer no bairro, a comunidade utiliza as dependências externas da escola, como as quadras esportivas. Sempre que há eventos da escola marcados para os finais de semana, é grande a presença a participação da comunidade local. Todos têm grande expectativa em relação à escola como transformadora da realidade que está posta e têm certeza que é através da escola que poderia ser proporcionado um futuro melhor para todos.
A gravidez precoce é bem reduzida nesta Unidade Escolar, mas, na maioria das vezes, leva as alunas a abandonarem os estudos para cuidar do bebê.

 

ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA*


·         84 funcionários – 61 concursados e 23 de serviços terceirizados ou contratados
·         18 salas de aulas
·         Sala de Recuperação Paralela
·         Sala de diretoria
·         Sala de Coordenação
·         Sala de Assistente de Direção
·         Sala de professores
·         Sala do secretário
·         Sala de secretaria
·         Sala de professores
·         Sala de vídeo
·         Sala de Leitura
·         Sala para readaptados
·         Sala (Roupeiro)
·         Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI)
·         Sala de dança
·         Sala de Almoxarifado
·         Sala de Arquivo morto
·         Refeitório
·         Despensa
·         Almoxarifado
·         Pátio coberto
·         Pátio descoberto
·         Laboratório de Informática
·         Quadra de esportes coberta
·         Quadra de esportes descoberta
·         Alimentação escolar para os alunos
·         Cozinha
·         Brinquedoteca
·         2 banheiros para os funcionários (Masculino e Feminino)
·         2 banheiros para os alunos (Masculino e Feminino)
·         4 Banheiros adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida
·         Elevador

*Todas as dependências da Escola têm vias adequadas à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida
 A EMEF Madre Joana Angélica de Jesus está instalada em uma área de aproximadamente 3 mil metros quadrados, constando no prédio principal de três andares, dezessete salas de aula, um refeitório, cozinha, sanitários para funcionários, assim como salas que compõem a parte administrativa. Em sua área externa temos um solário. Uma área externa coberta para recepcionar os pais de aluno, um parque gramado e duas quadras esportivas.  
O equipamento (prédio e entornos) tem contado com manutenções constantes. As salas de aula são bem arejadas, possuem mesa e cadeira para o professor, armários de madeira, ventilador. Pode contar com recursos como: Rádio, CD de áudio, folha de sulfite, lápis, canetas, cadernos, computador, lousa, canetas para quadro branco, instrumentos musicais, tabuleiro de xadrez, projetor multimídia.
O refeitório é um espaço com estrutura necessária para a refeição dos alunos, com mesas, cadeiras e bancos. A cozinha é terceirizada e bem adequada para o número de alunos, que são divididos em dois turnos. São cerca de 500 alunos por turno.
O parque externo é um espaço grande com um playground, que permite a interação de todos os alunos, principalmente os alunos do Fundamental I, desde que se submetam às regras de utilização que é feita através de uma linha do tempo.

 

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA


A EMEF Madre Joana Angélica de Jesus defende a concepção de criança que, desde o nascimento, é produtora de conhecimento, de cultura, a partir de múltiplas interações sociais e das relações que estabelece com o mundo, influenciando e sendo influenciada por ele, construindo significados a partir dele. Reconhecem a criança como sujeito de direitos, ativa, competente, que tem ideias e que precisa ser ouvida e levada a sério.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA


A EMEF funciona em dois períodos, de segunda à sexta-feira. O primeiro período funciona das 07h00 às 12h00. O segundo período funciona das 13h30 às 18h30 para os alunos. A escola está aberta se segunda a sexta-feira, das 07h00 às 19h00.

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA


O PPP - Projeto Político Pedagógico dessa Unidade Escolar foi elaborado com a perspectiva de atender aos desafios postos pelas orientações e normas vigentes. Olha o sujeito levando em conta suas condições concretas, sua história, seu entorno e sua organização pessoal, tendo em vista a consideração de que o currículo do ensino é para 9 anos, integra as disciplinas para que a formação dos alunos seja em todas as habilidades, com integração na educação e humanidade. Sendo assim, agrega disciplinas que permitam desenvolver as capacidades necessárias para a participação social efetiva dos alunos. Prevê o ensino da Língua Portuguesa, Matemática, assim como o conhecimento do mundo físico natural, da realidade social e política, especialmente do Brasil, mas incluindo no estudo de História a cultura Afro-brasileira e Indígena, a arte, incluindo a música, Educação Física inter-relacionando-os. 

ATENDIMENTO ESPECIAL À ALUNO DEFICIENTE


Essa Unidade Escolar conta com uma Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI) e além de contar com estagiárias que acompanham os alunos que auxiliam nas atividades de apoio pedagógico destinado ao Atendimento Educacional Especializado, conta também com uma Auxiliar de vida Escola (AVE) que acompanha os alunos em horário de intervalo auxiliando-o durante e após as refeições dando suporte com técnicas na mastigação e/ou deglutição, higiene pessoal, mobilidade em todos os espaços educativos. Esse projeto está pautado na política de educação inclusiva. Essa Unidade Escolar está equipada e adaptada para receber todos os alunos para a Inclusão. Conta com 8 pessoas para o apoio pedagógico e acompanhamento, sendo 1 responsável do PAAI/CEFAI, 2 professoras SAAI, 4 estagiárias e 1 Auxiliar de Vida Escolar (AVE). A equipe escolar busca incluir todos os alunos da escola.

PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA


A Unidade Escolar tem uma proposta organizada em situações educativas e projetos permanentes e temporários; específicos ou integradores, todos com o objetivo de desenvolver propósitos comuns e necessários para incentivar o processo construtivo do aluno. O objetivo geral dessa Unidade Escolar é assegurar o acesso e permanência do aluno na escola e possibilitar a qualidade do ensino no que tange ao máximo aprendizado possível para que o indivíduo atue construtivamente na transformação da realidade do mundo. Esta Unidade Escolar conta com projetos de: Xadrez, Fanfarra, Dança, Vôlei e Basquete.

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO


Segundo essa Unidade Escolar, os alunos e suas práticas valem mais do que uma escala numérica ou conceitual. A sondagem ocorrerá para cumprir o papel de oferecer aos professores elementos importantes para o reconhecimento das aprendizagens já alcançadas pelos alunos em anos anteriores, levando em consideração as expectativas propostas a cada ano. Isso deve ser feito para poder localizar e recuperar informações, compreensão, interpretação e reflexão. Os alunos são avaliados de zero a dez. Zero para o aluno que nunca frequentou a aula. De 1 a 2,5 para o aluno que não tem nenhuma autonomia no processo de leitura, escrita e resolução de problemáticas. De 3 a 4,5 para o aluno que realiza com pouca autonomia o processe de leitura, escrita e resolução de problemas de matemática. De 5 a 6,5 para o aluno que evidenciar de maneira satisfatória as aprendizagens necessárias. 7 a 8,5 para o aluno que evidencia com fluência e autonomia as aprendizagens necessárias. De 9 a Dez para o aluno que evidencia de maneira plenamente satisfatória as aprendizagens necessárias. O registro das notas de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos são apresentados aos pais semestralmente por meio de boletim, contribuindo para novas ações pedagógicas.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO


Neste estágio na EMEF Madre Joana Angélica de Jesus, tive a oportunidade de acompanhar as várias atividades desenvolvidas pela equipe gestora. Cumpri 100 horas exigidas pelo Curso de Pedagogia da Universidade Unicastelo, divididos em: 50 horas para Direção e 50 horas para Coordenação Pedagógica.
Pude constatar que cada função tem a sua peculiaridade, sendo a direção em administrar toda a Unidade Escolar e a Coordenação tem o seu direcionamento para o ensino e aprendizagem dos alunos, mas as duas funções interagem umas com as outras. A EMEF Madre Joana Angélica de Jesus organiza a sua rotina de trabalho seguindo rigorosamente as linhas do tempo das salas que fazem atendimento coletivo, desde a entrada até a saída dos alunos, com espaços e tempo reservados à alimentação, Educação Física e às demais atividades pedagógicas da escola.  
Eu chegava na Unidade Escolar, exatamente, às 07h00, bem na hora da Abertura dos portões e acompanha a entrada dos alunos. Os alunos do Fundamental I (que são os alunos do 1º ao 5º ano) entravam primeiro e eram recebidos no refeitório com um lanche, que mudava todos os dias conforme o cardápio estabelecido pela nutricionista da Prefeitura de São Paulo. Esses alunos eram acompanhados de seus professores, que orientavam e estimulavam as crianças a sempre comer os alimentos até se dirigirem para a suas filas para irem para suas respectivas salas. Após essa 1ª entrada, desciam os alunos do Fundamental II (que eram os alunos do 7º e 9º anos) e recebiam o mesmo lanche dos alunos do Fundamental I que também mudava de acordo com o cardápio da prefeitura.
Após o lanche, a Coordenadora Pedagógica iniciava sua atividade visitando as salas de aulas, bem como a sala do SAAI e a sala de Recuperação Paralela para fazer anotações de rotina quando ao desenvolvimento dos alunos e atuação dos professores. Eram observadas as atividades no Educacional, que é um setor onde há crianças do 1º ao 5º ano. Observei as atividades sequenciais, com brincadeiras, com pinturas, rodas de conversa, música e jogos. A escola disponibiliza várias ferramentas para os professores, como livros de histórias, filmes, jogos.  
Realizar o estágio nesta escola foi uma ótima experiência, por vivenciar a realidade do cotidiano da gestão escolar, contribuindo, assim, para minha formação, devido às diferentes situações que vivenciei e pude fazer parte. 
Foi-me possível compreender que precisamos sempre estar atentos às várias situações que podem ocorrer no ambiente escolar. Durante o Estágio, fiz atendimento na secretaria da escola, sob a supervisão da Diretora, como, receber e carimbar documentos e colher a assinatura da Direção. Também pude ter contato com pais e responsáveis de alunos no guichê, também por telefone. Aprendi muitas coisas nessa área da secretaria, como arquivar documentos dos alunos, receber justificativas de faltas, atestados médicos e preenchimento de formulários de matrícula e cadastros.
As salas de aula possuem mesas e cadeiras, para os alunos e, a mesa e cadeira da professora. Contém armários, onde são guardados os objetos e materiais utilizados pelos professores e ventilador. 
O refeitório da Unidade Escolar é bem amplo, com várias mesas e cadeiras, de fácil acesso para os alunos, que fazem suas refeições adequadamente. 
A escola também possui um espaço amplo, onde são realizadas as brincadeiras ao ar livre, além de ter duas quadras de esporte, uma delas era coberta. 
A escola também possui materiais, como televisor, DVD, e um Data Show, que são utilizados nas salas de aula, ou na sala de leitura. Durante os intervalos, é colocado uma caixa de som para entreter os alunos durante as refeições. Eles também pulam corda, jogam pebolim e pulam amarelinha, após almoçarem. Eles têm 20 minutos de almoço. O período da manhã tem três intervalos divididos por faixa etária.
A EMEF Madre Joana Angélica de Jesus opera em dois turnos. O horário de funcionamento do primeiro turno é das 7h00 às 12h00 e do segundo turno das 13h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira. Após às 12h00 até às 13h30, os professores, Coordenadores e Direção atendem aos pais dos alunos que necessitam de atendimento na escola. Existem também os Projetos da escola neste horário que são atendidos por professores contratados pela Escola, como Fanfarra, Dança, Xadrez, Vôlei, Basquete. Neste horário, também é realizado a JEIF (Jornada Especial Integral de Formação) e os professores recebem formação dirigida pela Coordenadora e Direção.
Foram exigidas e por mim cumpridas, cem horas (100 h) de estágio no total, sendo, 50 horas (50 h) para Direção e 50 horas (50 h) para Coordenação Pedagógica. Neste período observei todas as atividades praticadas pela Direção e Coordenação, como entrada e saída de alunos, atividades nas salas e nas áreas externas da Unidade Escolar, alimentação das crianças, atendimento aos pais (responsáveis) e alunos na secretaria. Durante este estágio pude observar as atividades desenvolvidas pela Diretora e sempre que necessário, procurava ajudá-la. Foram desenvolvidas atividades para recepção de mercadorias como, jornais, merenda e materiais pedagógicos e de limpeza, a elaboração de crachás para os alunos que atendem como monitores na Sala de Leitura, no Laboratório de Informática, os músicos da Fanfarra, os alunos da Sala de Dança, os alunos da Recuperação Paralela e os alunos de outros projetos como: Xadrez, Vôlei e Basquete.
Realizar o estágio nesta Unidade Escolar trouxe-me muitas experiências, proporcionando-me uma aprendizagem significativa, porque é muito importante o contato com a realidade do dia-a-dia. Esse contato com o cotidiano escolar me fez participar das diversas situações que ocorreram em sala de aula, no refeitório, nas áreas internas e externas dessa Unidade Escolar. Essas situações vividas foram importantes para eu saber que, sempre é preciso ter estratégias profissionais para estar sempre atento ao cenário que se apresenta a minha volta, valorizando e tendo um bom relacionamento com os profissionais, pois a relação interpessoal é essencial para obter resultados satisfatórios.

ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR DE ESCOLA


São amplas as atribuições do Diretor de Escola e do Coordenador Pedagógico. Vou listar apenas algumas por achá-las as mais importantes, mas não são estanques:
·         Garantir o acesso e a permanência do aluno da Unidade Escolar;
·         Submeter à apreciação das instâncias superiores a implantação de propostas curriculares diferenciadas;
·         Conferir diplomas e certificados de conclusão de curso.
·         Coordenar a utilização do espaço físico da Unidade Escolar;
·         Encaminhar mensalmente ao Conselho de Escola a prestação de contas sobre a aplicação dos recursos financeiros;
·         Promover a integração da Unidade Escolar com a comunidade e programar atividades que favoreçam essa participação;
·         Coordenar a gestão da Unidade Escola promovendo a efetiva participação quanto a tomar decisões para a melhoria da aprendizagem dos alunos e das condições de trabalho dos professores;
·         Gerir os recursos e financeiros recebidos pela Unidade Escolar juntamente com as instituições auxiliares constituídas em consonância com as determinações legais, entre outras...

ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO


·         O Coordenador Pedagógico é o responsável pela coordenação, articulação e acompanhamento dos programas, projetos e práticas pedagógicas desenvolvidas na Unidade Escolar;
·         Coordenar a elaboração, implementação e avaliação do PPP (Projeto Político Pedagógico) da Unidade Escolar, visando a melhoria da qualidade de ensino;
·         Indicar metas, estratégias de formação, cronogramas de formação continuada e de encontros para o planejamento do acompanhamento e avaliação com os demais membros da Equipe Gestora;
·         Coordenar a elaboração, implementação e integração dos planos de trabalho dos professores e demais profissionais e atividades docentes;
·         Analisar os dados referentes às dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem...
·         Identificar os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento para proporcionar-lhes atendimento diferenciado...
·         Planejar ações que promovam o engajamento da Equipe Escolar na efetivação do trabalho coletivo, assegurando a integração dos profissionais na Unidade Escolar, entre outras...

CONCLUSÃO


A realização deste Estágio Supervisionado foi uma experiência muito importante para o meu processo de aprendizagem, onde eu pude evidenciar o contexto de Direção e Coordenação Pedagógica, fazendo uma relação entre o que acontece em sala de aula e nos bastidores. Os alunos que precisaram ser disciplinados neste período, foram enviados para o setor da Direção, onde era feito o um registro e, na maioria das vezes, a própria direção resolvia o problema, conversando com o aluno. Algumas vezes foi necessário chamar os país, para que o propósito de educar não saísse dos trilhos. Não houve nenhuma punição pesada, além do diálogo com os familiares. Creio que essa é uma escola tranquila, pois já ouvi dizer que há escolas sendo utilizada como ponto de fornecimento de drogas. Isso não ocorre nesta Unidade Escolar. É fato.
Esse Estágio Supervisionado proporcionou-me um aprendizado muito grande, permitindo aperfeiçoar o meu conhecimento como futuro docente, ficando evidente que a interação entre alunos, os pais, funcionários de apoio, professores, Coordenador Pedagógico e Diretor é muito importante para o bom andamento da escola, bem como na gestão paralela entre todos e para todos. Esse processo de descoberta e aprendizagem foi de extrema importância para a minha formação acadêmica, e possibilitou a reflexão sobre o importante papel dos gestores e suas importâncias individuais e coletivas na escola. Deixou claro que todos esses processos de ensino/aprendizagens e o processo dos alunos não dependem somente da atuação do Coordenador Pedagógico, mas também, da colaboração da Direção da Escola, do comprometimento e aceitação dos professores, do desempenho dos demais funcionários do estabelecimento, do interesse dos educandos e ainda, do compromisso dos pais e responsáveis pelos alunos desta instituição.   
Durante o estágio procurei participar ativamente do cotidiano escolar para melhor compreender como funciona e fazer com que estas práticas reflitam na minha formação docente de forma útil. Devo estar atento à realidade da Escola, ter sensibilidade e manter-me sempre atualizado, com uma formação contínua para que os meus objetivos, como docente, sejam atingidos de forma integral e plenamente satisfatória. 

No Estágio Supervisionado, a leitura e reflexão do PPP (Projeto Político Pedagógico) foi fundamental para a minha vivência com o cotidiano escolar, inclusive no que se refere à elaboração desse relatório. Também foi o documento principal para aprimorar os meus conhecimentos sobre essa Unidade Escolar e saber o que deve ser aplicado. Cabe também refletir sobre essa prática constantemente para superar os obstáculos e tentar criar estratégias bem formuladas e conceituais para desenvolver com qualidade o processo de ensino aprendizagem e desempenhar com desenvoltura os possíveis embaraços do dia-a-dia escolar.

Obs: Relatório de Estágio Supervisionado em Gestão, desenvolvido para ser apresentado no 7º Semestre do Curso de Pedagogia, da UNIVERSIDADE BRASIL – UNICASTELO, como requisito parcial para conclusão do curso.
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Texto de Álvaro João dos Santos

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