“PLANO DE AULA – OS TRÊS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA”.
Este Trabalho é destinado para o aproveitamento
da disciplina “EDUCAÇÃO INCLUSIVA” do 6º Semestre de Pedagogia – Trabalho
solicitado pela Profa. Ms. Margarete Louzano da Silva.
Tema: Estados físicos da água
Público alvo: 3º ano do Ensino
Fundamental, com 1 aluno deficiente físico com visão baixa para a inclusão.
Disciplina: Ciências
Objetivo Geral: Despertar
interesse dos alunos sobre as transformações da água em que a encontramos em
três estados físicos: Líquido, sólido e gasoso.
Objetivos específicos:
Reconhecer os diferentes estados físicos da água e entender a relação entre a
temperatura e a mudança dos estados físicos da água.
Conteúdo: O filme “Procurando
Nemo”.
Metodologia:
1) A
professora iniciará a aula fazendo um levantamento de conhecimento prévio com
questões simples como: Nós encontramos a água sempre da mesma forma? Se
colocarmos água em forminhas e colocá-las no freezer, o que acontece? Se
colocar a água numa panela e levá-la ao fogo, o que acontece com a água? Se
colocar um espelho em cima da panela de água fervendo, o que acontece com o
espelho?
2) A
partir das respostas dos alunos, a professora dará continuidade a aula por meio
da observação. Ela colocará cubos de gelo num copo ou jarro de vidro em cima da
sua mesa para a observação de todos os alunos. O aluno de baixa visão poderá
visualizar o jarro, ou até mesmo tocá-lo para sentir que há gelo nele (Pode ser
raspa de gelo, pois derrete mais rápido). Ao final da aula, provavelmente o
gelo já terá derretido e todos poderão observar os dois estados físicos da
água: Sólido (gelo) e líquido (gelo derretido/água). O teste da panela com água
para ferver será realizado na casa de cada aluno sob a supervisão da mãe que colocará
o espelho em cima das borbulhas da água em ebulição. Pedir para o aluno relatar
o que aconteceu no espelho. (Provavelmente ele ficará embaçado, pois a água em
estado gasoso embaçou o espelho). O aluno com baixa visão poderá tocar no
espelho e perceberá que a água em ebulição foi transferida para o espelho. Ele
dirá para a classe a sua experiência sobre a água fervente.
3) A
professora apresentará o filme “Procurando Nemo” e pedirá para os alunos
identificarem as águas dos oceanos, correntes marítimas e também buscar
informações sobre os estados físicos da água no oceano que aparece no filme. O
aluno com baixa visão sentará bem próximo à tela e poderá pedir para alguém
identificar alguma cena no filme. Os alunos serão instruídos a dar apoio
técnico ao aluno com baixa visão.
4) Pedir
para os alunos identificarem cenas do filme para que possam descrevê-las. Com
revistas velhas e tesoura, eles poderão recortar figuras que lembrem cenas do
filme, como águas, algas, peixes, tubarão, etc... O aluno com baixa visão será
auxiliado pela professora ou por outros alunos na hora de recortar as figuras.
Encontrar figuras com os três estados físicos da água. Juntar todos os recortes
e colar em cartazes para exposição. O aluno com baixa visão curtirá cada
momento, mas contará com o apoio de todos.
Recursos: Filme “Procurando
Nemo”, gelo (raspas de gelo), copo ou jarro de vidro, cartazes (papel pardo). Forminhas
de gelo. A experiência da panela e espelho será vivenciada em casa, portanto
não entra na lista de recursos.
Avaliação: Será construída a
partir da observação da professora sobre o aprendizado de ciências e exposição
dos cartazes.
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Escrito por Álvaro Pensativo
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