quinta-feira, 16 de junho de 2016

PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO INCLUSIVA

“PLANO DE AULA – OS TRÊS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA”.

Este Trabalho é destinado para o aproveitamento da disciplina “EDUCAÇÃO INCLUSIVA” do 6º Semestre de Pedagogia – Trabalho solicitado pela Profa. Ms. Margarete Louzano da Silva.

Tema: Estados físicos da água

Público alvo: 3º ano do Ensino Fundamental, com 1 aluno deficiente físico com visão baixa para a inclusão.

Disciplina: Ciências

Objetivo Geral: Despertar interesse dos alunos sobre as transformações da água em que a encontramos em três estados físicos: Líquido, sólido e gasoso.

Objetivos específicos: Reconhecer os diferentes estados físicos da água e entender a relação entre a temperatura e a mudança dos estados físicos da água.

Conteúdo: O filme “Procurando Nemo”.

Metodologia:
1)    A professora iniciará a aula fazendo um levantamento de conhecimento prévio com questões simples como: Nós encontramos a água sempre da mesma forma? Se colocarmos água em forminhas e colocá-las no freezer, o que acontece? Se colocar a água numa panela e levá-la ao fogo, o que acontece com a água? Se colocar um espelho em cima da panela de água fervendo, o que acontece com o espelho?

2)    A partir das respostas dos alunos, a professora dará continuidade a aula por meio da observação. Ela colocará cubos de gelo num copo ou jarro de vidro em cima da sua mesa para a observação de todos os alunos. O aluno de baixa visão poderá visualizar o jarro, ou até mesmo tocá-lo para sentir que há gelo nele (Pode ser raspa de gelo, pois derrete mais rápido). Ao final da aula, provavelmente o gelo já terá derretido e todos poderão observar os dois estados físicos da água: Sólido (gelo) e líquido (gelo derretido/água). O teste da panela com água para ferver será realizado na casa de cada aluno sob a supervisão da mãe que colocará o espelho em cima das borbulhas da água em ebulição. Pedir para o aluno relatar o que aconteceu no espelho. (Provavelmente ele ficará embaçado, pois a água em estado gasoso embaçou o espelho). O aluno com baixa visão poderá tocar no espelho e perceberá que a água em ebulição foi transferida para o espelho. Ele dirá para a classe a sua experiência sobre a água fervente.

3)    A professora apresentará o filme “Procurando Nemo” e pedirá para os alunos identificarem as águas dos oceanos, correntes marítimas e também buscar informações sobre os estados físicos da água no oceano que aparece no filme. O aluno com baixa visão sentará bem próximo à tela e poderá pedir para alguém identificar alguma cena no filme. Os alunos serão instruídos a dar apoio técnico ao aluno com baixa visão.

4)    Pedir para os alunos identificarem cenas do filme para que possam descrevê-las. Com revistas velhas e tesoura, eles poderão recortar figuras que lembrem cenas do filme, como águas, algas, peixes, tubarão, etc... O aluno com baixa visão será auxiliado pela professora ou por outros alunos na hora de recortar as figuras. Encontrar figuras com os três estados físicos da água. Juntar todos os recortes e colar em cartazes para exposição. O aluno com baixa visão curtirá cada momento, mas contará com o apoio de todos.

Recursos: Filme “Procurando Nemo”, gelo (raspas de gelo), copo ou jarro de vidro, cartazes (papel pardo). Forminhas de gelo. A experiência da panela e espelho será vivenciada em casa, portanto não entra na lista de recursos.

Avaliação: Será construída a partir da observação da professora sobre o aprendizado de ciências e exposição dos cartazes.
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Escrito por Álvaro Pensativo

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