segunda-feira, 8 de agosto de 2016

SARAVÁ

Encontrei, na rua, uma senhora da Igreja que eu congregava e, como é comum entre a irmandade, fui cumprimentá-la com a paz, entretanto, ao invés de dizer - "A paz" - saiu um "Saravá", acredita nisso? Aquela mulher olhou para mim com uma expressão tão assombrada que parecia ter visto um fantasma - Ela respondeu-me instantaneamente:

- Tá amarrado, em nome de Jesus!

É óbvio que eu não sabia aonde enfiar a minha cara, mas resolvi tentar explicar-me. E talvez não tenha sido uma boa decisão. Acho até que piorei as coisas:

- Desculpe-me, irmã - Eu disse Saravá sem pensar. Na verdade eu gostaria de ter dito: A paz. 

E a senhora, com uma insuportável arrogância bíblica e acenando para uma outra irmã que passava do outro lado da calçada, disse-me:

- A gente só fala daquilo que o coração está cheio! 

Pensei naquelas palavras e, então, perguntei se ela sabia o que significava a expressão "Saravá". Ela respondeu que isso era coisa de macumba. Foi aí que eu decidi apelar com ela de vez. Respirei fundo e disparei uma explicação feita com falas rápidas:

- Saravá, irmã, significa que a divindade que habita no meu interior respeita a divindade que habita no seu interior, logo, a senhora estava perfeitamente certa quando disse que a gente só fala daquilo que o coração está cheio. Eu estou com o meu coração completamente cheio de Deus! Passar bem, irmã e, antes que eu me esqueça: Axé!

Ela partiu desconjurada, repetindo por várias vezes a frase:
- Tá amarrado, em nome de Jesus!
____________________
Texto de Álvaro Pensativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário