quinta-feira, 16 de abril de 2015

"CÉLESTIN FREINET".

CÉLESTIN FREINET 

Nascido na cidade de Gars, em 15 de outubro de 1896, ao sul da França, Célestin Freinet tornou-se professor primário, mas não chegou a concluir seus estudos na Escola Normal. Teve que alistar-se no Exército em 1915. Lutou na Primeira Guerra Mundial, onde participou dos combates. Só em 1920, iniciaria a carreira de professor, construindo os seus princípios.
Segundo Freinet, a educação deveria proporcionar ao aluno a realização de um trabalho real.
Opondo-se à Escola Tradicional, Freinet pregou a Nova Escola, a partir de uma filosofia mais libertadora, e por isso mesmo, revolucionária. A Pedagogia de Freinet tem o objetivo de modernizar a escola. Trata-se de um movimento de luta contra tudo o que existe de tradicional na escola. A sala de aula, em sua opinião deve ser o lugar onde professores e alunos discutam conjuntamente os problemas de suas vidas cotidianas.
A pedagogia Freinetiana tem a pretensão de formar homens mais responsáveis, fazendo-os interagirem-se de forma crítica, com curiosidade, para dessa forma, contribuírem na transformação da sociedade, elevando o homem a mais alta dignidade do seu ser através da vivência cidadã. Para que isso aconteça de fato. Freinet estabelece suas bases em quatro princípios básicos:

1.        A “Cooperação” – permite desenvolver diálogos entre as crianças e o professor, conversas livres, conselho de classe, reunião cooperativa, que muda às condições de trabalho de sala de aula priorizando as responsabilidades e as competências pela valorização de todos os conflitos, destacando a divisão das responsabilidades sem competição. É a relação com o outro, ou seja, elaboração das regras de convívio e de trabalho sem promover a guerra, mostrando que uma pessoa precisa da outra, exercendo a paz entre as partes no intuito de se tornarem melhores em grupo, nunca individualmente.

2.                    A “Comunicação” – Propicia uma aprendizagem desde que a criança tenha liberdade de expressar o seu pensamento em qualquer circunstância. Exemplo: Conversa livre, textos livres, expressão corporal e artística, conferências, debates...
Para isso, a atividade não pode ser imposta. Deve ser realmente livre e escolhida pela criança e organizada tanto individualmente como coletivamente. Desta forma reduz o peso da atividade transformando-a numa atividade prazerosa, que segundo Freinet, é o tateamento experimental de risco, antes de introduzir qualquer proposta. A comunicação contribui para a livre expressão e edificação da inteligência, sem a pretensão de assimilar o saber. As crianças agem com segurança, pois perdem o medo de se expressarem em grupo. Nesse sentido, a leitura é inseparável da escrita, mas essa escrita precisa ser composta por palavras e frases significativas, e não um conjunto abstrato de sons.

3.                    A “Documentação/Registro”, que é o registro da história que se constrói diariamente, ou seja, tudo o que for dito em sala de aula, precisa ser documentado. O jornal escolar, o mural, a roda da conversa, a correspondência interescolar, o livro da vida, o fichário, o álbum da turma e a aula-passeio constituem algumas das técnicas Freinet. Essas histórias não podem permanecer por muito tempo se forem esquecidas as anotações das construções passo a passo. O esforço que se segue é a própria investigação, mediante a discussão e a “invenção coletiva” das conclusões e dos meios de verificação destes registros (Invenção coletiva do saber).

4.                      A “Afetividade” é o elo entre o aluno e o objeto de estudo. Para Freinet, era uma forma dos alunos fazerem uma leitura do mundo real, não apenas do livro. Conhecendo uma padaria, por exemplo, onde as crianças eram levadas para conhecer o padeiro, verem o padeiro fazendo o pão e depois comer o pão feito pelo padeiro. No sentido delas se sentirem afetadas pelo mundo em sua volta, o que contribui para a leitura e escrita. Para Freinet, aproximar as crianças dos fatos da comunidade, podem transformá-las e, assim, motivá-las a mudarem a sociedade em que vivem.

Os primeiros alunos de Freinet foram os soldados entrincheirados ao seu lado, na Primeira Guerra, em sua maioria, analfabetos. Freinet, que era oficial na guerra (porque tinha estudado), incentivava os soldados analfabetos a aprender a ler e escrever, muitas vezes, desenhando letras no lodo, ou na areia. Queria que eles aprendessem a escrever pelo menos o nome, ou uma frase, para que pudessem se comunicar com seus familiares através de cartas, para dizerem que estavam bem.
Freinet foi gravemente ferido na guerra e a sua recuperação foi lenta e ficou com problema crônico de saúde, passou a respirar com dificuldade. Por causa disso, não conseguia falar muitas horas. Criou, então, uma imprensa dentro da escola e teve seus artigos publicados em vários jornais do país. Participou de congressos internacionais da “Educação Nova”, entrando em contato com grandes educadores da sua época, como Ferrière, Claparède, Bovet e Cousinet. Também leu os clássicos da pedagogia contemporânea. Foi membro ativo do sindicato e do Partido Comunista, em 1925 visitou a União Soviética. A essa altura já havia desenvolvido projetos como: Imprensa escolar, Correspondência interescolar, a Cooperativa escolar e, em nível nacional, a Cooperativa de Ensino Laico.
Nesse contexto, Freinet já era bastante conhecido na França e no exterior. O que chamava a atenção eram os textos que os seus alunos escreviam com espontaneidade, criticando abertamente as pessoas importantes da cidade. Em 1950, Freinet foi expulso do Partido Comunista, pois não concordava mais com suas políticas. Sua saída provocou grande agitação dentro do Movimento, que adquirira importância nacional e internacional. Seus congressos converteram-se em vivos confrontos pedagógicos por causa da sua dedicação à causa popular e o senso de justiça social.
Sua pedagogia foi pensada como uma atividade concreta, vivenciada como “técnicas de vida”, segundo suas próprias palavras, a serviço da libertação dos homens. Célestin Freinet faleceu em Vence, em 1966.
Obras de Freinet em português publicadas no Brasil:
“A educação do trabalho”. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
“Ensaio de psicologia sensível”. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
“Para uma escola do povo”. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
“Pedagogia do bom senso”. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

CONCLUSÃO

Para Freinet, a educação deve proporcionar ao aluno a realização de algo em conjunto, em cooperação. O professor, sempre que organizar um trabalho, precisa interferir no aprendizado dos alunos, destacando uma ou outra perspectiva, incentivando-os a agir em grupo, desde que não se destaque a competição, pois, agindo dessa maneira, faz com que eles consigam enxergar as necessidades individuais de cada integrante do grupo.
Exemplo: Se fizermos um desafio nessa turma do 4º Semestre de Pedagogia, para ver quem chega primeiro na Xerox do Toninho, o campeão ganhará um mês grátis de cópias. E começar a contagem: 3, 2, 1... Já! Pode ter certeza que alguém chegará lá em primeiro lugar, mas como é que ficam as pessoas limitadas? Se houvesse alguém com deficiência física, certamente, não conseguiria chegar nem na porta de acesso ao primeiro andar. Seria justa essa competição?

O método que Célestin Freinet utilizava, certamente capacitava seus alunos a adquirirem as competências exigidas pelas autoridades da época. Porém esses alunos, além de obterem resultados nos exames iguais ou melhores do que os alunos de outras escolas, ainda tinham um diferencial que os destacavam dos demais. Eles cresciam e se tornavam cidadãos críticos. Quando se ensina um aluno a pensar, está ensinando ele a ser político. Freinet tinha convicção disso.

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TRABALHO SOBRE: “CÉLESTIN FREINET”
Realizado em Abril de 2015.

Trabalho de Aproveitamento da disciplina “ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO” 
Exigido pela Profa. Ms. Edilaine Cesar - 4º Semestre de Pedagogia - UNIESP - FAG - Faculdade Guaianases.


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