sexta-feira, 2 de maio de 2014

"PEDAGOGIA DO OPRIMIDO (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS)"


A EJA - Educação para Jovens e Adultos na época do Militarismo (1964/1985), segundo Paulo freire, tinha o modelo "bancário - MOBRAL". Os professores detinham os planos de aula e simplesmente depositavam , como num banco, o "saber" em seus alunos, mais na intenção de que eles "assimilassem"  o que era ensinado (decoreba), de forma consciente ou inconsciente, para que aprendessem, pelo menos, a ler as ordens dos patrões, pois sempre teriam que cumprir essas ordens. Paulo Freire discordava desse modelo, por isso criou a "Pedagogia do Oprimido".
"Seria uma atitude muito ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que permitisse as classes dominadas perceberem as injustiças sociais de forma crítica..." (Paulo Freire)
O professor que seguir esse modelo (Pedagogia do Oprimido), terá condições, não só de alfabetizar os seus alunos, como também, através do diálogo em sala de aula, fazer com que eles percebam a "leitura do mundo", o que cada um representa como figura social na comunidade onde vive, as possibilidades de concientizá-lo de que ele pode se libertar desse processo alienado que é imposto pela classe dominadora que sempre quer que seja assim, pois tem a finalidade de continuar oprimindo a classe trabalhadora para se beneficiar dela.
Paulo Freire havia iniciado um processo de alfabetização em nível nacional a convite do Presidente Jango, porém, com o "golpe militar de 1964", foi mandado para o exílio, no Chile e para outros países.
Os alunos/educandos da EJA são pessoas, sujeitos, que infelizmente, não puderam estudar numa escola de ensino regular, por vários motivos: Por causa do trabalho infantil ou similar, por que tinham que ajudar os pais na lavoura, ou por outros motivos pessoais. Eles são sujeitos e não rótulos.
Mas agora, estão matriculados na EJA. E tiveram muita sorte, sabe porquê? Muitas pessoas que se cadastraram na EJA desde o começo do ano, até agora (Maio), ainda não foram chamadas.
A demanda de pessoas querendo voltar a estudar é muito grande, mas infelizmente, parece que tenho que concordar com aquela frase que Darcy Ribeiro proferiu:
"A melhor forma de acabar com o analfabetismo adulto é a morte". (Darcy Ribeiro)
Os adultos/educandos precisam aprender a ler e escrever, mas também precisam ser transformados. Nós todos, alunos e professores somos esse elo que eles precisam para poder desenvolver esse desejo de descobrir e aprender, pois é comum em todos os seres humanos. Não podemos nos satisfazer com esse pouco que é "dado". O animal satisfeito, segundo o sábio, "deita e dorme". Não podemos dormir, muito menos ficar satisfeitos, enquanto doze milhões de brasileiros são analfabetos. Estatísticas recentes dizem que, quase 80% dos estudantes não conseguem raciocinar. É um absurdo!
Paulo Freire dizia que uma grande reclamação que ele ouvia das turmas de pós-graduação era que não conseguiam escrever textos, porque não conseguiam ler. "Esse processo, ler e escrever, deve ser incentivado de maneira prazerosa aos educando desde a mais tenra idade".



Paulo Freire era realmente um "revolucionário", inclusive provou que era possível alfabetizar adultos em apenas quarenta dias. Em Angico, 300 pessoas foram alfabetizadas em apenas 40 dias pela sua equipe de trabalho. E não é só alfabetizar, mas também, socializar os educandos. Por isso, na época, foi mandado para o exílio.
 Ele dizia que não era só ensinar que a "Eva viu a uva", como na cartilha "Caminho Suave", mas também dizer ao educando quem era Eva, em que contexto social ela vivia, quem plantou os parreirais e quem lucrava com a venda das uvas.
 Uma mente brilhante dessas não pode influenciar as pessoas pobres. Senão elas se revoltam contra o sistema, não é verdade? Manda ele embora do país!!! 
Os dominadores não querem mudança, pois perderiam privilégios. Eles querem que tudo fique "exatamente como está". Os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres e distraídos, dependendo dos "meios de produção" dos ricos. 
Acredito na "Pedagogia do Oprimido" e como ela realmente pode ser libertadora no EJA. A injustiça social precisa ser vista com um olhar crítico. A classe dominante precisa parar de querer ganhar sempre, enquanto os pobres vivem à margem de seus diretos.


Ideologia, se pensar acaba!!! 
"Não vim trazer paz ao mundo, vim trazer a espada". (Mateus 10.34)

____________É ISSO AÍ... (OUTRA MANEIRA DE DIZER AMÉM)______________

Escrito em 04 de abril de 2014.

Texto de: Álvaro João dos Santos
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