Habilidades Motoras Básicas
Habilidades Motoras Básicas
1)
O que são?
As Habilidades[1] Motoras
Básicas consistem em movimentos realizados com precisão. Um indivíduo hábil a
nível motor demonstra uma elevada capacidade de coordenação de movimentos que
precisa ser estimulada de forma correta para atingir os resultados
satisfatórios. Este tipo de habilidade está relacionado com Locomoção,
Manipulação e Estabilização do corpo do indivíduo como requisitos fundamentais
para a prática de atividades físicas.
2)
Para que servem?
As habilidades motoras
básicas servem para serem treinadas através de exercícios ginásticos de
agilidade e destreza. É por isso que essas habilidades motoras básicas são
consideradas pré-requisitos fundamentais para que toda a aquisição de
habilidades posteriores seja possível e efetiva. Antes de qualquer atividade
física, é necessário que haja exercícios de alongamento para que sejam evitadas
possíveis distensões musculares. Após as atividades, exercícios de relaxamento
também contribuem para que o indivíduo volte ao estado de controle físico e
respiratório normais. A pouca preocupação
em desenvolver e refinar habilidades motoras básicas ou fundamentais e sua
combinação durante o período da pré-escola e do ensino fundamental até o 5º ano
poderá levar as crianças a falhas e frustrações durante a sua adolescência e
idade adulta. Entretanto, os professores são, sem dúvida, os protagonistas,
pois, quando planejam suas aulas, devem ter a preocupação no desenvolvimento
das habilidades motoras básicas. Uma falha neste sentido pode acarretar nos
adultos, dificuldades em lidar com o próprio corpo na realização de certas
tarefas.
3)
Habilidades Motoras Básicas,
movimentos:
a)
Locomoção:
São
movimentos corporais totais, nos quais o corpo é impulsionado em uma posição
vertical, de um ponto ao outro, em uma direção horizontal ou vertical
aproximada. Compreendem os padrões motores de locomoção movimentos que permitem
a exploração através do espaço. Tem como exemplo os movimentos como: andar, correr,
saltar com os dois pés, saltar em um pé só, pular, saltitar, galopar, deslizar,
escalar e desviar fazem parte das habilidades locomotoras básicas[2].
Andar,
correr e saltar começa cedo na vida infantil. Por volta do primeiro aniversário
a criança começa a andar, e tenta correr por volta dos 18 meses. As tentativas
iniciais de correr assemelham-se a uma caminhada rápida. O salto geralmente é
realizado como uma habilidade única.
A
prática do salto na corrida, por exemplo, melhorará a capacidade de desempenho
de um indivíduo, a velocidade e a resistência também continuarão a melhorar com
a prática e tornarão o indivíduo apto a usar estas capacidades numa variedade
de habilidades esportivas futuras.
A
maioria das crianças terá potencial eficiente para realizar a maioria das habilidades
locomotoras básicas. Mas para isso acontecer, será preciso que essas habilidades
sejam construídas na vida delas.
Correr
é o que mais as crianças fazem. É o modo principal de se moverem de um lugar
para o outro. Em ambientes de atividade física, é necessário incentivá-las a
correr de forma divertida e dirigida.
b)
Manipulação:
É o
movimento do objeto nas mãos do indivíduo para alcançar o objetivo de uma
tarefa física. São os padrões motores de manipulação que permitem um contato
motor refinado com os objetos. As atividades são: rolamento de bola (taco,
corda, etc.) arremesso manual, chute, ato de aparar e apanhar os objetos, ato
de rebater, drible, voleio e cabeceio.
Os
problemas mais frequentes na manipulação são: Não controlar o objeto, não
conseguir apanhar o objeto, não conseguir posicionar as mãos a altura da
trajetória do objeto, falta de habilidade para variar o padrão de recebimento
para objetos de diferentes pesos e tamanhos, aproximar as mãos mais cedo ou
mais tarde ao receber o objeto e etc.
c)
Estabilização:
É
o movimento de habilidade de um indivíduo manter a postura de seu corpo
inalterada mesmo quando este é colocado em posições diversas. É básico para
todo movimento. São padrões motores que favorecem a obtenção e a manutenção de
equilíbrio do individuo. As atividades mais consideradas são: flexões, rotação
corporal, desvio, equilíbrio em um só pé, inverter posições, estender e
explorar o movimento do corpo.
As
práticas de futebol, basquete, handebol, podem ser bons exemplos de
estabilização, pois exigem do indivíduo todos esses movimentos básicos.
4)
Plano de aula com
habilidades motoras básicas:
Brincadeira de Amarelinha[3].
a)
Introdução:
A intenção principal desta sequência didática é promover
a vivência da brincadeira de amarelinha e, por meio dela e de algumas
variações, abordar alguns conteúdos do bloco de conhecimento sobre o corpo
utilizando as aprendizagens ricas no sentido de construir as habilidades
motoras básicas[4].
b)
Objetivos:
Ao final da sequência da brincadeira as crianças deverão
ser capazes de reconhecer a existência de regras administradas pelo professor.
Elas realizarão os movimentos básicos de arremessar, saltar com um e dois pés,
girar e equilibrar-se; projetar e construir sequências de movimentos levando em
conta os seus limites corporais e os dos colegas; perceber os efeitos da
atividade física no ritmo de frequência cardíaca, notadamente nas atividades em
velocidade.
c)
Conteúdos específicos:
Amarelinha. Brincadeira de regras simples. Brincadeiras
realizadas em pequenos grupos, sem finalidade de competição entre os alunos. Para
alunos do 1º ao 3º ano do Fundamental 1.
d)
Tempo estimado:
Uma aula. 45 minutos. 10 minutos para a roda de conversa
inicial para falar sobre regras, 30 minutos para a aplicação da brincadeira e 5
minutos finais para roda de conversa e relaxamento muscular.
e)
Material necessário:
Espaço físico plano e desimpedindo, possível de ser
"desenhado" com giz. Pode ser na sala de aula, quadra, pátio, rua, ou
similar.
f)
Metodologia:
Amarelinha tradicional: Explicar as regras da brincadeira
e o procedimento de cada aluno. O aluno posicionado na casa “inferno” joga uma
pedrinha na casa de número 1 e inicia uma sequência de saltos alternados com um
pé nas casas simples e dois pés nas casas duplas até chegar a casa “céu”. Em
seguida, retorna percorrendo a sequência inversa. Ao chegar à casa dupla 2 e 3,
deve recolher a pedrinha que está na casa 1 e saltar sobre ela e sobre a casa
inferno.
Obs: Quando o aluno completar essa sequência de saltos e
tiver êxito, joga a pedrinha novamente, mas agora na casa 2. Realiza a sequência
de saltos da mesma forma da rodada anterior. No trajeto de ida e de volta, o
jogador deve pisar dentro das casas sem tocar em nenhuma linha. Caso aconteça
de tocar na linha, passa a vez para o aluno seguinte e só volta à amarelinha
quando todos passarem pela sequência.
g)
Avaliação:
Voltar o olhar para os aspectos relacionados com a “inclusão”
de todos os alunos na atividade e, ainda, com a experimentação de todas as
funções existentes dentro da brincadeira. Essa atividade é voltada para o
desempenho individual dentro de uma dinâmica coletiva. É necessário fazer observações
quanto ao desempenho e o entendimento de regras, individualmente, não sendo
necessário que a dinâmica do grupo todo seja toda hora interrompida para que
alguma orientação individual seja dada.
5)
Conclusão do grupo:
As aulas de Educação
Física geralmente são ministradas por um professor chamado por todos de
“especialista” e, geralmente, faz parte do projeto pedagógico da escola. Mas o
estímulo e motivação ao desenvolvimento das habilidades motoras das crianças,
na ausência deste profissional especialista, principalmente na educação
infantil do CEI e EMEI (que é tarefa somente do professor) e nos anos iniciais
no ensino fundamental (já com a presença do especialista).
Isso proporcionará ao
professor grande fonte de conhecimento do assunto, já que, uma boa observação
física de seus alunos pode propiciar uma excelente avaliação tanto no campo
físico, como psicológico e cognitivo. Um professor, evidentemente, não precisa
ser psicólogo, nem médico, nem preparador físico, mas ficar atento ao seu educando
em todas essas áreas é de suma importância.
Há uma relação muito
forte entre estes componentes com o ensino compartilhado das disciplinas. É
importante para o professor ao trabalhar com atividade física, levar em conta todos
esses elementos para que seja feita uma análise autêntica do seu educando. É
essencial que estes componentes estejam incluídos no planejamento e nas
atividades práticas e teóricas de seus programas de aulas.
“Caminhar, correr, saltar, lançar, girar, sustentar-se são exercícios
que nada custam, que podem ser praticados em toda parte e são gratuitos como o
ar. Isso o Estado pode oferecer a todos: para os pobres, para a classe média e
para os ricos, tendo cada um a sua necessidade”. (JAHN 1816 apud PÚBLIO, 2005,
p. 16) - Considerado o “pai da ginástica”.
Portanto, a prática
de qualquer atividade física, segundo Jahn (apud Públio, 2005) é acessível a
todos, sem distinção de classes sociais.
Referências Webgráficas
1.
Conceito de Habilidade. Disponível em:<http://www.significados.com.br/habilid
ade/>.
Acesso em 27 Mar. 2016.
2. NORONHA, Carolina. Habilidades Fundamentais Locomotoras e
não-locomotoras. Disponível em:< http://prezi.com/l0nrgsl246_2/habilidades-fundamentais-locomotoras>.
Acesso em 27 Mar. 2016.
3. JABU, Marcelo. Amarelinhas. Disponível em<http://educacao.uol.com.br/planos-
de-aula/fundamental/educacao-fisica-amarelinhas.htm>.
Acesso em 30 Mar. 2016.
4.
BRAGA, Fernando César Camargo. Educação
Física Escolar: elementos que devem ser lembrados na elaboração e
planejamento das aulas. Disponível em:
<http://www.efdeportes.com/efd128/educacao-fisica-escolar-elementos-que-devem-ser-lembrados.htm>.
Acesso em 29 Mar. 2016.
5.
Disponível em:<http://pt.slideshare.net/Barbaraspessato/monografia-final-lisiane>.
Acesso
em 29 Mar. 2016.
6.
Disponível em:<http://www.seer.furg.br/redsis/article/viewFile/1758/945>.
Acesso em 29 Mar. 2016.
[1] Vide webgrafia.
[2] Vide webgrafia.
[3]
Vide webgrafia.
[4]
Vide webgrafia.
Este Trabalho é destinado para o aproveitamento Bimestral da disciplina “CORPO E MOVIMENTO” do 6º Semestre de Pedagogia – Trabalho solicitado pelo Prof. Ms. Alípio Leme - Faculdade Uniesp - Unidade Guaianás.
______________________
Feito por: Álvaro Pensativo
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