segunda-feira, 4 de abril de 2016

TOLERÂNCIA RELIGIOSA

Pela tolerância religiosa. Pelo respeito às religiões de matriz africana, eu posto essa bela imagem africana.

Estátua de Oxóssi, Oxum e Logun-Edé. Situa-se em Ouakam, Dakar, Senegal. Monumento da Renascença Africana. Toda em bronze com 60 metros de altura. De uma beleza que dispensa comentários.

Esse monumento colossal foi inaugurado em abril de 2010 e nunca vi essa imagem publicada em lugar algum. Mas como fica na África, não teve Ibope jornalístico. Por isso me interessei em publicá-lo aqui no meu Blog.

Para os povos do mundo inteiro, vejam o monumento que foi construído no SENEGAL:

O Monumento da Renascença Africana (em francês: Le Monument de la Renaissance Africaine) é um gigantesco monumento estatuário feito de bronze que representa os 50 anos da independência do país de Senegal. É localizado na cidade de Dakar. Conta com 49 metros de altura e que em cima da colina fica a 100 metros do chão. Custou US$ 27 milhões.


Estátua de Oxóssi, Oxum e Logun-Edé

O Monumento da Renascença Africana no topo de uma das duas colinas gémeas chamadas Collines des Mamelles, nos arredores de Dakar. Com vista sobre o oceano Atlântico, no subúrbio de Ouakam, foi desenhado pelo arquiteto senegalês Pierre Goudiaby segundo uma sugestão apresentada pelo presidente Abdoulaye Wade, e construído por uma empresa da Coreia do Norte. O arranque das obras preparatórias deu-se no topo da colina de 100 metros de altitude em 2006, e a construção da estátua de bronze começou 3 de abril de 2008. O plano original previa o fim da construção em 2009, mas vários atrasos fizeram com que fosse terminada só em 2010. 

E em 4 de abril de 2010, que é o dia nacional do Senegal, para coincidir com o 50º aniversário da independência senegalesa, esse monumento colossal foi inaugurado. É a mais alta estátua do mundo fora da Ásia e da antiga União Soviética, sendo muito criticada pelo esbanjamento num país pobre, pois custou 27 milhões de dólares, e também pelo estilo estalinista de inspiração norte-coreana, com figuras semidespidas com traços não africanos, algo não apreciado num país africano de maioria muçulmana.

NÃO À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA!!!


Estátua de 49 metros de altura

___________________
Por Onofre W. Johnson

Um comentário:

  1. Não misture as coisas ,essas estátuas não tem nada a ver com orixa ,visto que o dialeto deles nunca foram o yoruba e esse país sempre foi de origem muçulmanas!

    ResponderExcluir