terça-feira, 1 de julho de 2014

"RESPONSABILIDADE" - Pra. ALICE TOPAN


Aconteceu no dia 31/05/2014, no 5º sábado do mês de maio. A Igreja Quadrangular - Jd. São Paulo, recebeu a Pra. Alice Topan, esposa do Pr. Oripes Topan, da IEQ - Vila Industrial II. A Pra. Alice é Coordenadora do Grupo Missionário de Mulheres.


Pra. Alice Topan no "Culto do Diaconato".
Sentados: Pr. Francisco e Pra. Cida Rodrigues
IEQ - Jd. São Paulo - Guaianases

"RESPONSABILIDADE" - Pra. Alice Topan.

É preciso ter responsabilidade no seu lar. É preciso ser responsável e isso não se refere a apenas ter arroz e feijão e uma cama para deitar. Responsabilidade é a demonstração de carinho, amor, é você exercer o seu conhecimento espiritual, a autoridade espiritual, a oração, a intercessão, o aconselhamento. O pecado não pode triunfar nunca neste lar.

Se você fugir da responsabilidade o seu barco pode afundar. Sua família pode ser destruída. E quantas e quantas pessoas vem pedir aconselhamento e relatam que suas famílias estão destruídas e reconhecem que, em algum momento, falharam, pois deram brecha para que isso acontecesse. Mas, se essas famílias voltarem a ficar atentas, serão restauradas e os seus barcos não irão afundar, por que o Senhor não vai deixar, em nome de Jesus.


Princípios morais:


A família "globalizada" está contaminada por diversas coisas e precisamos ficar alertas. Por exemplo: O adultério é uma maldição dentro do lar. Toda família que sofre um adultério fica despedaçada. Uma ferida horrível toma conta da situação familiar e com isso traz insegurança, desunião e, possivelmente, a separação do casal. Isso traz muita dor para a família inteira, até para os amigos que estão ali presentes. A Palavra do Senhor sempre está nos dizendo para não adulterar. É um grande mandamento: “Não adulterarás”.
Maridos não traiam suas esposas! Esposas não traiam os seus maridos! Não tenham casos extraconjugais! Vocês são casados, e na opinião de Deus, um deve viver para o outro até que a morte os separem. Muitos dizem que se arrependeram por terem se casado, mas só que agora, já era! Vai ter que trabalhar para consertar a "coisa". Vai orar, vai jejuar, vai fazer mil vigílias e vai ter que crer que o casamento vai dar certo, por que Deus é poderoso para mudar essa situação, aleluia!


Você que ainda está namorando... pega essa dica pra você.


       Se você, rapaz, conhecer uma moça e observar que ela grita com a mãe de forma malcriada, percebe que ela é respondona para o seu pai, preguiçosa. Pula fora dela, enquanto é tempo!
E você moça, se estiver namorando um rapaz bonitinho, cheirosinho, playboyzinho, mas é um vagal, preguiçoso, sem educação, desrespeitoso, rebelde e vagabundo. Pula fora enquanto é tempo! O rapaz precisa ser trabalhador. É muito feio um rapaz vagabundo. Você terá problemas sérios, pois, todos os homens precisam trabalhar, por que senão, quem é que vai prover o casamento? Caia fora desse homem, agora!
     
"É preciso vigiar!"


Após o casamento, o marido precisa ser fiel à sua esposa, e a esposa, ser fiel ao seu marido. Se brigar, peça perdão! Façam as pazes. Não durmam em camas separadas. Não deem brecha ao diabo. Isso gera desordem, porque é uma brecha que o casal dá se não reconciliarem-se imediatamente. É preciso estabelecer a ordem: Quem? Como? Quando?  e onde?

No namoro de hoje, só querem ficar beijando e não falam mais de coisas sérias, e quando vão se casar, descobrem que para ser uma família, estarem debaixo do mesmo teto, inclui muitas responsabilidades. Mas ninguém discutiu, ninguém tratou a respeito disso no namoro. Ninguém tratou desse assunto e agora está partindo para um relacionamento de responsabilidade. E como o casal não tratou disso, qualquer desequilíbrio entre as partes, o casamento desaba! Por isso, deve-se estabelecer a ordem.

Quem deve prover o sustento da família?


Estamos no século XXI, mas quem deve prover o sustento da família, ainda são os homens. Apesar da mulher estar no mercado de trabalho, o homem, biblicamente falando, ainda deve ser o provedor do lar. Quem paga as contas é o marido. A mulher pode ajudar, mas a responsabilidade é do homem. O homem é provedor, a mulher é a auxiliadora.

Cuidados da casa:


Essa parte é para as mulheres. A mulher que acha que é o marido que deve cuidar dessas coisas, está pedindo a morte do relacionamento. O marido chega em casa e pergunta: Por que que essa louça ainda está aí? E a mulher responde:  Não tô nem aí! Se vira, porque não estou a fim de lavar! Quem tem um diálogo desse? Mas, existe. É real. 

Planejamento família, finanças:


Quer ver casal brigar? É só falar de dinheiro. Homem nunca quer comprar nada. Ele tem dois pares de sapato, um preto e um marrom. Duas calças, duas camisas, duas cuecas, já está muito bom, pra ele. A mulher todo mês quer sapato novo, todo mês quer roupas novas, quer gastar, é um “saco sem fundo”. Se o marido regula, ela diz que ele não a ama mais, porque não quer comprar e vira uma brigaiada naquele lar e isso vai minando o relacionamento, esfriando o relacionamento. Um vai se distanciando do outro. A mulher tem um acelerador para as compras e o homem tem um freio. Se ficar só no acelerador, vai ser um desastre muito grande no orçamento familiar. Precisamos de um carro que possua acelerador e também freio, para poder haver o equilíbrio. As vezes, o marido deve abrir um pouquinho a mão, adoçar o bico da esposa. E as vezes, a mulher precisa retroceder e analisar se não está passando dos limites.

Na IEQ - Jd. São Paulo - Guaianases

Existem mulheres que realmente querem um “trouxa” para sustentá-las, mas Deus quer que você ame o seu marido, respeite o seu marido, reverencie o seu marido, o trate com carinho, com amor. Homem tratado com carinho e com amor não vai procurar mulher lá fora. Ele é feliz com a sua esposa e vice-versa. A esposa tratada com carinho e com amor não vai querer outro lá fora, porque ela sabe que o que tem dentro de casa é muito bom e maravilhoso. Temos que amar a pessoa por quem ela é e não pelo quê ela pode nos dar.

E a Educação do filhos?


Outro item que gera briga. Na hora de corrigir/disciplinar os filhos, o casal precisa entrar num acordo, porque o pai tem a mão pesada. Se ele for bater na criança, sai de baixo. Então, a mulher e o marido precisam decidir sobre como educarão os filhos. Como corrigir os filhos quando eles estiverem errados? Precisa haver concordância do casal e para evitar a violência, precisa trazer a unção de Deus para dentro do lar. Por mais que as pessoas sejam santas, no lar haverão conflitos. Por mais que o casal busque a Deus, haverá momento de lutas, conflitos. Mas, com Deus presente no lar, Ele dará sabedoria, inteligência para resolver esses conflitos para que o casal possa prosseguir. É o ministério do Senhor na família. A nossa casa tem de ser sacerdotal. Todos servindo ao Senhor. Nem todos somos sábios, mas o Senhor nos diz que devemos adquirir sabedoria e conhecimento. Por quê? Muitas vezes quando falamos uma palavra contra os líderes da nossa igreja, estaremos levantando um muro de separação, uma divisão no coração dos filhos e eles não desejarão mais servir a Deus. Os pais são os maiores incentivadores dos seus filhos. Não podemos fazer “picadinho de pastores” na mesa do almoço. Fazemos o mal quando nos sentamos em volta da mesa para falar das coisas que acontecem de ruim na igreja. Ninguém fala da unção, do derramamento do Espírito Santo, vai falar da fofoca, vai falar mal daquele irmão, daquela irmã e tudo isso, vai enfraquecendo o ministério da família. Por isso, a mulher sábia edifica a sua casa com palavras de sabedoria, de motivação, de incentivo para que toda a sua casa, seu marido e seus filhos sirvam a Deus com alegria. Porque defeitos, se procurarmos, sempre acharemos, e com isso, acabamos sendo uma barreira, uma pedra de tropeço para os nossos próprios filhos. Porém, se o casal tiver um coração grato ao Senhor, pelo ministério, pela família, pelo marido, pela vida dos pastores, pela dança, pela palavra, pela igreja.... Aleluia, glória a Deus, pois o Senhor operará neste lar. A nossa língua tem esse poder, ela pode ser fonte de bênção e também fonte de maldição, como diz no livro de Tiago. Fomos chamados para sermos abençoadores. Por isso deve-se estabelecer a ordem no lar.

Pra. Alice Topan na IEQ - Vila Ema.

Comunicação familiar:


As vezes, para o casal se ouvir entre si, precisa pegar um megafone. 
Esposa, na hora que o seu marido estiver assistindo futebol, não diga nada para ele, pois você pode chamá-lo até para comer que ele não ouve. Você já jantou, a comida esfriou e ele ainda não veio jantar, porque na verdade, ele nem te ouviu. Ele está concentrado no futebol, no filme interessante e não te ouvirá mesmo!

Marido, você quer ter a sua esposa amorosamente, calorosamente, junto com você? Comece a ouvi-la. A mulher gosta de ser ouvida. A mulher gosta de ser valorizada em sua comunicação. De vez em quando, faça alguma pergunta para ela, disfarça, pelo menos! Se fizer isso, já estará evitando um briga muito grande e parece que crente não briga, mas não é verdade, crente briga também. Aqui na igreja, não. Mas, lá, dentro de casa, as vezes a coisa fica feia. É lá dentro da sua casa que você precisa sarar, porque o seu lar é a sua primeira igreja, e "tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento". ( Filipenses 4:8)

As maldições devem ser tiradas da nossa casa:


Em Tiago 3.10 diz que de uma mesma boca procede bênção e maldição e não convém que isto se faça assim. Nunca fale mal dos seus filhos para ninguém. Eles podem ter todos os defeitos, mas, nunca fale pra ninguém. Peça para o seu pastor orar por ele, mas nunca o difame. As pessoas mudam, os filhos mudam também, pois o Senhor os transformam, mas  aquilo que nós falamos de mal dos nossos filhos, fica registrado. Ninguém vai conseguir depois ir de um por um e dizer que o seu filho já mudou e agora ele é uma bênção. As pessoas carregarão aquela má fama que você implantou. A esposa briga com o marido e chega para a irmã da igreja e diz tudo que não presta a respeito do seu marido, aí depois, faz as pazes com o marido e não volta lá para a vizinha e diz que o seu marido agora está uma bênção. Ela deveria ir até lá e pedir perdão para a vizinha, por ter falado mal do seu marido, mas não vai e não concerta nada, mas fica lá a má fama do marido que, acrescida de outras palavras, ficar circulando por aí. Por isso que a mulher sábia, ao invés de falar mal do marido, dos filhos, ela ora, jejua, busca ao Senhor e lhe pede um caminho para mudar a situação no seu lar. Isso vale para o marido também. Ele não pode sair por aí dizendo que se casou com uma megera.  O homem de Deus, vai orar, vai pedir conselho para o pastor, para o seu líder, mas não vai difamar a esposa nunca!

Pra. Alice e seu marido, Pr. Oripes Topan

Nunca chame seus filhos de burros. Eles são consagrados ao Senhor e tudo que é consagrado ao Senhor é santo e não pode ser achincalhado ou profanado por aí. Nós ganhamos os nossos filhos no altar, pois, um dia, eles se tornarão como nós, adultos responsáveis. Ao invés de lançarmos palavras de maldição sobre os nossos filhos, as vezes, porque ele quebrou um prato ou não quis obedecer, ou aprontou algo que não devia, devemos abençoar sempre, porque quando ele crescer, ele se lembrará que você o abençoou, e se ficar rebelde ou quiser ir com a pior companhia da escola, ele perceberá que você sempre o abençoou e lembrará que tem uma família que o ama. Mas, principalmente, a consciência dos pais estará tranquila e Deus honrará aquele lar, porque nunca recebeu palavras de maldições. Vigie, vigie sempre. Palavras são sementes, uma vez plantadas, germinarão. Por isso, trate seus filhos com amor, fale com eles com amor, em nome de Jesus. Reconsidere sempre, reavalie qual tem sido a sua atitude com eles . Avalie a sua comunicação, a sua fala na família, ore a Deus. E se você se lembrar que falou qualquer palavra de maldição no seu lar, em nome de Jesus, cancela e ordena bênção maravilhosa de Deus sobre a sua família, sobre os seus filhos, sobre o seu marido ou esposa. Traga a sua família para o coração do Pai, em nome de Jesus.

Há pessoas que amaldiçoam o salário, o carro, a casa, os filhos, o cônjuge, mas a Palavra de Deus nos fala para fecharmos todas as brechas. Devemos escolher hoje a bênção, em nome do Senhor Jesus. Devemos chamar a presença do Senhor para que ele reine em nosso lar. A paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo precisa estar em nossa família. A correria do dia-a-dia, a busca para conquistar as coisas materiais nos faz esquecer que o “melhor de Deus” é poder chegarmos em casa e constatar que a maior conquista, o maior tesouro que o Senhor nos dá aqui na Terra é a paz. Podemos viver como missionários, com dois pares de sapatos, duas camisas, uma blusa e só. Nós podemos viver sem muito luxo. Porque, se alguém da sua família morrer hoje, você vai ver que as roupas não significavam nada. Valores, dinheiro, luxo, não significam nada. A vida vale muito mais, os seres humanos são muito mais importantes, começando pela sua casa.

 Somos falhos, temos problemas, passamos por situações difíceis que as vezes até precisamos de tratamento, mas nisso sim, vale a pena investir, porque são bens preciosos da nossa família, porque é a nossa única família. Josué disse: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Em Atos diz, “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa”. A nossa casa deve ser salva, a nossa família deve ser salva. Devemos viver como família unida, em nome do Senhor Jesus.

Precisamos nos esforçarmos e pagar o preço que for necessário. Devemos ser maleáveis, ter o coração quebrantado. Crente não pode ser “turrão”. Se você está dizendo que não mudará nunca e que sempre foi assim e é assim que sempre será, está errado, pois precisa mudar, precisa perdoar, precisa reconciliar. O marido acusa a esposa por não querer mudar, mude primeiro o marido e perceberá  que ela mudará também!

Somos de Deus e Ele nos trouxe a sua presença, nos comprou e nos lavou com o seus sangue maravilhoso. Já herdamos o céu, por Cristo Jesus, o nosso Senhor, mas o Senhor quer que herdemos as bênçãos aqui na terra também, pois elas foram preparadas para a família, e nós somos família e devemos andar de mãos dadas. Só é feliz quem tem uma família feliz, então faça o seu marido feliz, faça a sua esposa feliz e ambos serão felizes. Faça os seus filhos felizes  e vocês serão pais felizes. Estejam sempre juntos, em nome de Jesus.
*Pra. Alice Topan - 31/05/2014

Foto com o Grupo Missionário de Mulheres da IEQ - Jd. São Paulo - Guaianases 
(Líder: Ir. Mônica) na sala pastoral.


*Pra. Alice Topan

Esse texto foi extraído da pregação da *Pra. Alice Topan, ministrado no dia 31 de maio de 2014, no "Culto do Diaconato" da Igreja Quadrangular do Jd. São Paulo - Guaianases - Pr. Francisco Rodrigues e Pra. Cida Rodrigues. 
Escrito por Álvaro João dos Santos.


Alice Topan é pastora da IEQ - Vila Industrial II - Pr. Oripes Topan (seu marido) e também é Coordenadora Distrital do Grupo Missionário de Mulheres da Igreja do Evangelho Quadrangular.







Escrito em 31 de maio de 2014. 


____________É ISSO AÍ... (OUTRA  MANEIRA  DE  DIZER  AMÉM)

Texto de: Álvaro João dos Santos*
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
COMPARTILHE ESSE BLOG
  ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||| 

Nenhum comentário:

Postar um comentário