segunda-feira, 15 de julho de 2013

DICAS DE EVANGELIZAÇÃO

CONHEÇA ALGUMAS DICAS DE EVANGELIZAÇÃO:


Todos sabem do grande compromisso que o Senhor Jesus confiou ao seu povo. Esse compromisso ficou conhecido como:  "A Grande Comissão" 

"Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura". 


Marcos 16:15 



Porém, o mestre passou pelo menos 3 anos treinando "todos aqueles que nele creram" antes de enviá-los ao evangelismo pela Jerusalém, Judeia, Samaria e confins da terra.


Jesus te ama

Veja algumas dicas:


1) Jejum e Oração: Muita oração muito poder.

a) Objetivo: Apresentar Cristo e ganhar almas para Ele revestido por jejum e oração.
b) A missão não é fácil: Jesus jejuou 40 dias e depois foi tentado, rejeitado, humilhado e até morto por pregar, por evangelizar.
c) Ore e jejue, jejue e ore.

2) Roupas: Roupas bonitas e chiques só na Igreja.

a) Seja humilde: Cristo era humilde, vestiu-se humildemente. João Batista, apesar de ser sacerdote, não se vestiu com roupas sacerdotais, se vestiu de pele de camelo, considerada uma roupa dos pobres da época. Claro que você não vai sair por aí com veste de camelo, até porque você também não precisará comer gafanhotos. Vista-se humildemente, apenas.
b) Paulo se fez servo: 1 Co 9:9-22
c) Andar sempre portando a Bíblia, com papel e caneta para anotar nome, telefone e E-mail. Não esquecer do aniversário da pessoa evangelizada, pois é uma data muito importante para ela e isso pode sinalizar que você se importa muito com ela.

3) Não evangelize só. (Sozinho você só mostre o "seu" testemunho)
a) Saia de 2 em 2, ou no máximo 3 pessoas.
b) Casal - É legal.
c) 2 moças e 1 rapaz também é legal - 2 rapazes e uma moça não é legal.
d) 2 moças - pode ser, mas é melhor que tenha sempre um rapaz junto.
e) Moças evangelizam moças, rapazes rapazes.


4) O que falar?

a) Como chegar, por onde começar, com quem falar? Lembra da oração e do jejum? Deus vai te dar a direção.
b) O casal, ou trio, que saiu junto à evangelizar não vai poder falar ao mesmo tempo. Enquanto um fala, os outros estarão em espírito de oração. Lembre-se da Palavra: "Onde houver 2 ou 3 reunidos em meu nome, ali estarei" (Mateus 18:20)
c) Muitos vão zombar, criticar, rir, vão achá-lo um idiota, farão perguntas idiotas, colocarão você em prova, defenderão as tese deles, dirão que a Bíblia é cheia de erros (Peça educadamente para que lhe mostrem pelo menos um erro na Bíblia)... Não discuta nunca, nunca mesmo! Se a pessoa ficar discutindo, não dê continuidade, leia versículos bíblicos continuamente até que ela pare de discutir. 
d) A sua parte é pregar, a parte de Deus é converter (convencer, conscientizar). É Deus quem muda os coração das pessoas, não você.
*No conceito do mundo, tudo o que é proibido é mais gostoso. Nunca diga que ele(a) é um(a) pecador(a), Alguns usam tatuagens, piercing, fuma, bebe - Não critique. Diga que o nosso corpo é um templo do Espírito Santo, diga que Deus pode mudar qualquer situação, que Jesus dá o livre arbítrio, que podemos tudo, mas queremos fazer a vontade de Deus e não a nossa. 
*Não pregue "Igreja", nem pensamentos filosóficos, nem pregue sobre você, não é isso que o Senhor mandou você fazer. Pregue a Jesus Cristo, pregue a Palavra. (2 Timóteo 4:2)
*Não diga para ele/ela ir a "sua Igreja" e sim à igreja mais próxima. Não fale de Igreja em hipótese alguma, fale de Jesus. 
*Tudo que você falar precisa estar escrito, mostre na Bíblia. É o seu único manual. 
* Se alguém mudar o assunto abordado forçando um outro assunto, faça leitura da Bíblia.

5) Quem evangelizar e onde?

a) De porta em porta: Pode ser, mas será melhor em metrô, praça, ônibus e parque.
*Em casa é melhor quando indicado por alguém.
*Em hospital é legal - mas em turma.
*Toda hora é hora e todo lugar é lugar, seja quem for, a todo momento: No seu trabalho, cuidado. Só evangelize na hora do seu almoço. Na sua escola (evangelize depois da aula, no intervalo, nunca evangelize em sala de aula). Evangelize no seu bairro, etc.
b) Em dupla ou trio é bem legal evangelizar, mas não esqueça:
*Seu alvo é falar de Jesus.
*Não fale de Igreja.
*Não tente convencer ninguém.
*Não fale a sua opinião ou tese.
*Pregue a Bíblia.
c) Faz de conta que está vendendo Bíblia, o que você faria?
*Leria os versículos mais bonitos? - É isso!
*Traria algum ensinamento de Jesus? - É isso!
*Diria o preço? O preço Jesus já pagou dando a sua vida. E hoje temos vida abundante, eterna... A vida verdadeira! 


6) É claro que a sua vida com Cristo, antes de sair para evangelizar, deve ser exemplar. Então, você:

a) Precisa ler muito a Bíblia.
b) Ouvir o chamado. Na verdade, todos foram chamados para evangelizar. 
*Esse chamado arde no coração. 
*Lembre-se que você conheceu a Jesus Cristo através de alguém, então, seja o "alguém" dessa outra pessoa!
c) Não conversar nos cultos. 
*Não deixe de ir à Igreja por qualquer motivo.  
*Procure trabalhar em alguma área da Igreja, ou em algum grupo missionário. 
*Fique sempre bem informado sobre o calendário da sua Igreja. 
*Seja um aliado do seu líder, não critique-o, ajude-o. 
*Não tenha pressa de ir para casa após o culto, procure conversar com os desconhecidos após o culto. (Salmos 130) 
d) Tenha sempre um estudo bíblico preparado. As vezes você poderá ser chamado para abrir um culto, orar por alguém, etc. Tenha versículos básicos para isso. Vai te ajudar muito. 
e) Não peque, mas se pecar, temos um advogado fiel. (1 João 2:1)


___________________

Veja que dicas bem legais para uma igreja que possui um bom número de jovens engajados:

(Texto adaptado. Fonte original: 
http://www.ebdonline.com.br)

Blitz - Uma forma criativa de abordagem evangelística a carros em semáforos. Alguns jovens abordariam os motoristas com literaturas (jornal da igreja, convites de eventos futuros, folhetos bíblicos, etc.) e outros com banners, faixas expondo a proposta da campanha ou divulgação da igreja. Essa estratégia é ideal para promover a igreja local no bairro e na cidade.

Batalhão da alegria - Nessa estratégia são utilizados palhaços, brincadeiras, pinturas, pulseiras das cores da sua Igreja. Essa ferramenta tem como objetivo alcançar crianças com a Palavra de Deus de forma divertida, criativa, lúdica, pedagógica e didática. Deve ser utilizada em parques, escolas, hospitais, festas, igrejas, empresas e até mesmo pelas ruas do bairro.

Água da Vida - Esta é uma ferramenta apropriada para parques ou em dias de muito calor, onde pessoas que estão caminhando são abordadas no percurso e recebem um copo d'água bem gelado, um folheto que apresenta Jesus como a "Água da Vida" e o jovem da equipe que doou o copo d'água afirma que Jesus é a verdadeira água da vida. As pessoas param agradecidas e ouvem com honestidade o que desejamos falar. Funciona de verdade.

SPD - Este projeto é uma ferramenta que precisa ser utilizada de forma individual. O jovem é treinado para dar seu testemunho pessoal em "apenas" cinco minutos utilizando uma camisa com seguinte frase: SPD - "SOU PROVA DISSO". Quando as pessoas no ambiente de trabalho, estudo, etc., questionarem a frase na camiseta, o jovem dará seu testemunho pessoal afirmando que é prova disso, isto é, ele é prova do amor de Deus. Este projeto evangelístico foi desenvolvido e criado pelo ministério jovem da Primeira Igreja Batista de Curitiba. Também funciona de verdade.

_____________________


Se não nos vermos mais...
E SE NÃO NOS VERMOS MAIS?

Olha outra dica legal:

Você pode adquirir folhetos evangelísticos e sempre que sair de casa para ir ao médico, ir a algum lugar diferente como viajar, ir ao show, ou um lugar onde você esteja pela primeira vez e talvez não venha estar neste lugar tão cedo... 

Ex: Hospital, cartório... Há sempre alguém que cruzará o seu caminho e que provavelmente você não o veja nunca mais. 

Enfim, tenha em mãos este material para entregar para demonstrar que você se importa com essa pessoa desconhecida. Não precisa ter muitos folhetos contigo, não. É uma ocasião especial. Esses folhetos podem estar guardados em sua Bíblia mesmo. Afinal, agora você é cristão e estará sempre portando uma Bíblia Sagrada, não é verdade? Pode até ser que você não veja mais essa pessoa, mas, se a sua mensagem for lida por ela, pronto, você a evangelizou, porque essas mensagens têm o poder de mudar a vida das pessoas. A Bíblia Sagrada mudou o mundo.

Neste folheto deverá ter a seguinte frase escrita (Além dos versículos bíblicos e estudos rápidos): 

“Talvez nunca mais nos encontremos. Por isso, eu gostaria de compartilhar com você algo maravilhoso e que transformou completamente a minha vida”.

“Essa foi a descoberta mais importante da minha vida. Se não nos vermos mais, desejo que você experimente o propósito de Deus para a sua vida. Deus tem para você o perdão e a vida eterna, e você pode recebe-los apenas expressando em palavras o desejo do coração:

- Querido Deus, eu admito que tenho vivido longe de ti. Agora, estou convencido de que Jesus morreu em meu ligar e tomou sobre si a condenação que eu merecia pelos meus pecados.

Eu aceito a tua bondosa oferta de perdão. Quero para mim a vida nova que Jesus promete àqueles que se entregam a ele.”

*Texto adaptado do famoso folheto americano "What If We Never Meet Again", publicado pela famosa missão Good News Publishers.

Você pode adquirir o folheto através do site abaixo: 


Esse material é bem baratinho, pois, na verdade, você só pagará o frete.
________________________


O objetivo é ganhar almas para o Reino de Deus.

Nem ligue:

Há pessoas "pessimistas" que dizem que esse negócio de evangelismo não leva a nada e só torra a paciência dos outros!!! Pode até ser verdade, mas lá em ✫Isaías 53:1 diz:


"Quem deu crédito a nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?"


E se Jesus e todos os seus discípulos, até os dias atuais, tivessem desistido de evangelizar na primeira negação? Não existiria ninguém evangelizado para contar a história para alguém. Você e eu estamos na Igreja hoje porque alguém nos evangelizou, concorda? 

Façamos a nossa parte para aquilo em que fomos chamados, não nos importando com os resultados, mas esperando com uma fé inabalável que todos aceitem a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador das suas almas.

______________________

COMPARTILHE A SUA LEITURA NO ÔNIBUS. 

evangelismo 



Olha aí outra boa dica para evangelizar no ônibus, no trem, no metrô, na praça. Pegue aqueles seus livros de "literatura gospel", que você já leu e estão parados na estante e os passe adiante (esquecendo de propósito nos bancos dos ônibus) com um bilhete escrito a seguinte frase:


"Olá, este livro agora é seu, leia-o e depois faça como eu fiz: Compartilhe a sua leitura por aí".


______________________


✫Marcos 16:15-16  "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."

_________________


Oração dos dedos

AGORA VAMOS ORAR?

Você pode utilizar o método dos cinco dedos da mão, se quiser, veja:

- Polegar:
Ore por sua família e declare a bênção do Senhor sobre cada um.

- Indicador:
Ore pelo pastor, esposa, pela família pastoral, pelos líderes de sua igreja, pelos missionários e por uma nação. (Sugestão: Ore por Comores. Você conhece alguém que já orou por Comores? Seja o primeiro, então.).

- Médio:
Ore pelas autoridades: Presidente, Governador, Prefeito, Congresso Nacional, vereadores, policiais, bombeiros, e outras...

- Anelar.
Ore pelos fracos, doentes, os que estão em lutas e angústias; os que estão sofrendo em hospitais e que você conhece. Ore pelos enlutados por consolação. Agradeça os livramentos.

- Mínimo.
Ore por você mesmo, para que tenha um coração humilde diante de Deus e dos homens e que sua vida progrida fortalecida pela fé nas promessas do Senhor.
___________________


Nota do autor: 
Espero, sinceramente, que essas dicas o ajude a fazer o melhor para o Nosso Senhor. Só lhe peço que ajude a divulgar esse Blog, pois esse gesto me abençoaria em muito, porém, lembre-se e nunca mais se esqueça que, no Senhor, nenhum trabalho é vão.


✫1 Coríntios 15:58 

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." 


___________________

Efésios 5:18 
" Enchei-vos do Espírito Santo. "


"(...) E então começa a sentir algo de Deus que você gosta, você quer mais, se apaixona pela sua Igreja, pelo seu pastor, e você quer mais, quer ler a bíblia, quer orar no monte, quer estar na Igreja, quer evangelizar, quer fazer missões, ouvir louvores, quer abençoar, quer cantar, quer pular, quer mais... Isso é sede de Deus, sede das 7 mil promessas de Deus, sede de justiça, sede de alegria, quanto mais Jesus você tem, mais você quer, e sabe por quê? Porque Ele é o único que pode satisfazer a nossa sede. Glórias a Deus!"
- Onofre W. Johnson

_____________________ 

Escrito em 15/07/2013

É ISSO AÍ... (UMA OUTRA MANEIRA DE DIZER AMÉM)


Álvaro João dos Santos/Onofre W. Johnson


Texto de: Álvaro João dos Santos

|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
COMPARTILHE ESSE BLOG
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||

Nenhum comentário:

Postar um comentário