sábado, 6 de abril de 2013

"A SÓS COM DEUS"

COMO ESTAVA A VIDA DE JACÓ?


GÊNESES 32:22-30

22 E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque.
23 E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha.
24 Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.
25 E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.
26 E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.
27 E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.
28 Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.
29 E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali.
30 E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.



Quando olhamos para este texto, nós podemos ver como estava a vida de Jacó...

Vau de Jaboque
Primeiro Jacó lutou, ajudado pela mãe (Rebeca), para ter a primogenitura - Conseguiu...
Depois chega na casa de Labão, ele trabalha sete anos para ter como esposa Raquel - Labão entregou Lia. Jacó não ficou satisfeito, trabalhou mais sete anos, para ter direito a Raquel - Conseguiu... 
Agora, ele vai trabalhar mais seis anos pra ter alguma coisa na vida (Gênesis 31:41). São vinte anos na vida de um homem que começou já querendo se casar.

Vamos supor: Vinte anos ele tinha quando chegou na casa de Labão, mais vinte anos trabalhando para Labão, então Jacó agora está com quarenta anos de idade.

Mas agora ele tinha: 2 esposas, 2 servas, 11 filhos e enriqueceu para voltar. Padã-Arã não era o lugar que Deus o havia prometido, mas era a Palestina.

Então Jacó sofreu muito, trabalhou duro, pesado, para ter tudo o que ele tinha e agora ele vai voltar para a casa do pai. Na caminhada, Labão vem e eles tem problemas até fazerem uma aliança. Jacó sempre com muita luta! Se fizer um paralelo entre a vida de Jacó e de seu pai, Isaque, você vai ver que a vida de Isaque foi uma bênção, mas a de Jacó - só luta, luta e mais luta.

E agora ele vai se encontrar com Esaú (e 400 homens que vinham com Esaú) e ele conhece Esaú - Ele saiu de casa por causa de Esaú, saiu fugido para não morrer, porque sabia que não podia brincar com Esaú. E agora ele sente pavor de ter que voltar, mas o pai dele ainda estava vivo. Jacó se prepara para voltar ao modo dele - Jacó não era um homem que tivesse todos os seus caminhos retos - Ele conseguiu as coisas pelos meios dele e nem sempre eram os meios corretos - Então agora ele se prepara, ele tem uma estratégia, precisa amaciar o coração de Esaú - Então ele divide os rebanhos, passa primeiro uma parte do rebanho, passa a segunda parte, passa a terceira parte, passa a quarta parte do rebanho de forma que Esaú fosse recebendo aqueles presentes, e enquanto os presentes iam chegando, o coração de Esaú ia amaciando. Essa era a proposta da mente de Jacó - E depois, não tendo mais animais para dar de presente, ele passa a família.

Em Gênesis 32:22 - Ele enviou as mulheres - note que ele está enviando para Esaú, tudo o que conseguiu em vinte anos - Rebanhos, servos, esposas, concubinas e também os filhos.

Agora, esse homem - a Bíblia diz no versículo 23:

Fez passar tudo o que lhe pertencia, ficando ele só. Jacó agora está do jeito que saiu de casa, está sem nada e só. 
Ele não sabia se Esaú ia tomar suas mulheres, suas crianças, seus rebanhos, então ele está só, do jeito que saiu de casa. Seriam vinte anos trabalhados, talvez, para enriquecer a seu irmão Esaú.

24 Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.

Enquanto Jacó tinha mulheres, rebanhos, etc. este homem não lutou com Jacó. Ele vai lutar com Jacó só agora, e nós sabemos que esse "homem" é Deus. Vai lutar com Jacó só a partir do momento que Jacó estava só.

Agente fala de luta, pois sempre lutamos por algo, por alguém, pelo trabalho e etc. Uma coisa é lutar assim, outra coisa é Deus lutar conosco. E Deus trata com a gente quando estamos a sós com Ele.

Em Jeremias 31:3 está escrito: "Com amor eterno eu te amei e com benignidade te atraí" - Só o amor de Deus é eterno, portanto nunca acaba. E continua dizendo: "...e com benignidade te atraí". Quando você quer atrair alguém, quando você quer mostrar que você existe, e quer que alguém preste atenção em você, você se mostra agradável. É isso que Deus faz aqui; Ele está dizendo: "Com benignidade te atraí", tenho feito tudo pra te agradar, para que você possa se afeiçoar a mim. Nisso dá pra notar Deus trabalhando - Não precisa acontecer coisas grandes - Nós queremos grandes milagres, como: Abrir o Mar Vermelho, bater na rocha e sair água - e esquecemos os milagres pequenos, diários, que Deus faz a todo momento. Exemplo: A nossa unha cresce, o nosso cabelo cresce, graças a Deus que não cresce a língua. Amanhecemos o dia respirando, os nossos rins filtram, mesmo quando não estamos acordados. Nós esquecemos que o nosso coração bombeia sangue e nem precisamos dizer a ele: Bombeia, bombeia, bombeia! - porque ele está fazendo o trabalho dele, ordenado por Deus e é por isso que nós aprendemos a dizer, "graças a Deus".

E Deus fica só olhando, olhando, preparando um momento para nos pegar e nos deixar a sós.

Era tempo de lutar com Jacó para Jacó deixar de ser Jacó, porque esse nome Jacó, é "usurpador". E Deus teve paciência com ele - veio amando com amor eterno, veio com benignidade o atraindo, mas ele ainda era Jacó. Mas Deus criou uma oportunidade para ficar a sós com ele, pra lutar com Jacó. Deus vai lutar com Jacó, porque Ele o ama. Como a gente luta por um filho, pelo nosso casamento, como você luta pela sua empresa, para não perder... É isso, Deus vai lutar com você para não lhe perder, e pra isso é preciso que você esteja só.

Jacó fica só, e Deus vai lutar contra Jacó - Jacó estava sem nada, estava na estaca zero - do jeito que saiu da casa do pai dele há vinte anos... Assim ele está! - Não tem mais rebanhos, nem esposas, nem servas, nem filhos. Ele passou tudo para que Esaú recebesse do outro lado. Agora ele está num ângulo raso, então ele luta, porque ele tem que ter a bênção de qualquer jeito.

As vezes, para se ter algo de Deus, é necessário dar tudo - Para você saber que só Deus pode fazer algo novo para você.

E Deus lutava para desconstruir Jacó:

E Jacó diz: Eu não te deixarei ir, se não me abençoares - Porquê? - Porque gastei minha vida lutando pelas minhas coisas, e agora eu não tenho mais nada, porem agora eu quero a bênção! - Tudo o que perdi não tem problema nenhum se eu tiver a bênção. Agora Jacó percebe e reconhece que a bênção de Deus em sua vida é muito mais importante do que tudo que ele já teve. E para Deus abençoar a Jacó é preciso que ele reconheça quem ele é.
(Jacó se agarrou ao anjo)


- Como te chamas? (Gênesis 32:27) - Você quer a minha bênção? Quem você é, diga? - E Jacó disse; - Eu sou Jacó - Eu sou aproveitador (Jacó) - Eu sou aquele que agarra pelo calcanhar.

Você quer a bênção de Deus? Já chegou diante de Deus reconhecendo quem você é? As vezes você diz pra Deus que é filho dele, que você é uma bênção, coisas que aprendeu na Bíblia... o que é muito bom, mas quando você vai lá na sujeira de dentro... lá nos seus maus pensamentos... e não venha dizer que você não tem maus pensamentos! Seus maus desejos, suas fantasias com os outros, as vezes há cobiça presente em sua vida - Quando você examina aquela região infernal lá dentro... Deus está lutando contra essa coisa aí... Quem é você? Vomita! - Joga fora a sujeita e se entrega para Deus. Diga: Eu sou uma pessoa de maus pensamentos, sou sujo, sou pecador, imundo, etc. e etc...

- Por isso, eu preciso que o Senhor mude a minha vida... Eu sou redimido pelo sangue de Jesus, mas minha vida não tem andado... Eu não tenho procurado as melhores coisas. é preciso que você vomite do nojo que você é. E isso só é possível se estiver a sós com Deus.

Jacó disse: - Eu sou Jacó, não presto, confessou...

Deus diz: Já não te chamarás Jacó - Tu não serás mais aquele que agarra o calcanhar dos outros - Tu serás, Israel. Tu serás Príncipe de Deus, Filho do Rei, mas para te lembrares que tu não és mais Jacó... Páh! Tocou lá, e tocou bem lá. A Bíblia diz em Gn 32:25 que tocou na articulação da coxa - Jacó ficou manco - Jacó não se segurava mais sobre a sua força, já não era mais a força de Jacó que o levava, era o nome: Israel - Príncipe de Deus, Filho do Rei da eternidade, porque até aquela hora não havia rei paro povo de Deus, a não ser o próprio Deus. Deus era o rei dos hebreus e agora havia um príncipe: Israel!

E então, Jacó passou a manquejar para o resto da vida - Jacó era manco, mas o príncipe de Deus era inteiro. E saiu dali manquejando. A Bíblia disse que ele perguntou pra Deus: - Como é o seu nome? e Deus disse: Para que tu queres saber o meu nome? Já queres me conhecer? - No verso 30, a Bíblia diz que aquele lugar se chamou Peniel, porque Jacó disse; - "Eu vi a Deus face a face e a minha vida foi salva". De que forma Jacó viu a Deus face a face e teve a sua vida salva? - Jacó não estava se preocupando com a articulação da coxa, Jacó não estava insatisfeito porque manquejava. Ele estava feliz, porque ele não era mais Jacó. Ele estava feliz, porque viu a Deus face a face e teve a sua vida salva. - Quando? Quando ficou a sós com Deus.
Quantos pastores estão em dificuldade e não falam com Deus a sós? Larga tudo, querido, querida e vai ficar a sós com Deus! - Agarra nele e faz que nem Jacó - Agarra, segura e diz assim: Eu não sei o que dizer, eu não sei o que pensar, tá tudo confuso! - Segura, agarra - Deus tem uma obra também em sua vida. Ele quer falar especificamente com você. Deus não mudou o nome de Jacó para as esposas, nem para a família. Aquilo era uma obra na vida do pai da família, era uma obra no líder daquela casa. Era uma história de Deus com Jacó. Cadê a sua história com Deus?
Era preciso que Jacó estivesse sozinho para Deus poder lutar contra aquele caráter de Jacó, contra aquele seu jeito de ser, porque Deus tinha um propósito: Israel - Príncipe de Deus.
Esaú reclama de Jacó em Gn 27:36.

Veja os presentes que Jacó deu para seu irmão Esaú:

200 cabras, 20 bodes, 200 ovelhas, 20 carneiros, 30 camelas e sua crias, 40 vacas, 10 touros, 20 jumentas, 10 jumentinhos.

imagem da internet

Todos precisamos estar a sós com Deus. Elimine os excessos, busque este momento, tire um tempo para trazer oxigênio no seu relacionamento com Deus, e então você o verá face a face e a sua vida será salva. 
Que Deus nos abençoe e nos guarde para sempre, amém.
___________________
- Onofre W. Johnson
06/04/2013

||| DIVULGUE ESTE BLOG |||

Nenhum comentário:

Postar um comentário