sexta-feira, 4 de outubro de 2013

COMO SE ORGANIZA E FUNCIONA A ESCOLA SEGUNDO AS IDEIAS DE ÉMILE DURKHEIM?


Você terminou o curso de Pedagogia e passou num concurso público. Assumiu um 3º ano. Como se organiza e funciona a Escola em que vai lecionar segundo as ideias de Émile Durkheim?

Terminar o curso de Pedagogia e passar num Concurso Público e ainda assumir um 3º ano de uma escola da época do sociólogo Émile Durkheim, provavelmente essa pessoa não seria da escumalha, seria alguém influente da elite, ou filho de alguém muito importante do final do século XIX. Porém, em nossos dias atuais, parece que a situação é exatamente a mesma, haja vista, a dificuldade que ainda é passar em concursos públicos.

Durkheim é chamado de “pai da sociologia”, ao dizer que fatos sociais são Exteriores: pois sua sede é a sociedade e não no interior do indivíduo. Coercitivos: que obrigam a sê-los ou realizá-los, pois se instituem em forma de lei ou através da cultura e, Gerais: que são impostos antes mesmo do indivíduo vir ao mundo, como por exemplo, o idioma, religião e educação ou até mesmo o fato de nunca poder escolher onde nascer, morar, cor de pele, pertencer a esta ou outra classe social, dependendo exclusivamente da sorte ou do azar de nascer nesta ou naquela classe social. Durkheim construiu o conceito de que, fato social é uma força da sociedade que modela os indivíduos. Descreve também a sociedade como “um corpo com muitos membros” e que esse corpo só funciona bem se cada membro permanecer na condição de membro e ficar onde está, ou seja, a sociedade é composta de: Estado, leis, empresas, sindicatos, igrejas, escolas, prisões, famílias, operários, homens, mulheres e etc, sendo vítima do que vem do exterior, pois se tentar fazer algo diferente dos padrões, uma ação coercitiva impede ou desautoriza o indivíduo obrigando-o a ser socializado. Ex: Entrar com a camiseta do Palmeiras na torcida do Corinthians, apesar de não existir lei que proíba o indivíduo para não fazer tal coisa, qual seria o resultado dessa atitude? Quem gostaria de sentir na pele o resultado? Assim, os fatos sociais são produtos da vida em sociedade, e sua manifestação, segundo Durkheim, é o que interessa a Sociologia. "A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que balizam a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela", escreveu Émile Durkheim.

Portanto, essa escola se organiza e funciona perfeitamente bem, segundo as ideias de Émile Durkheim, dentro dos mais rígidos padrões da moral e dos bons costumes, havendo com isso uma harmonia social, porém cada um em seu lugar, sem interferir na autoridade do superior imediato, nem prejudicar o bom andamento das atividades escolares, ou seja, cada funcionário da escola trabalharia de forma delimitada, porém um dependendo do outro para o resultado final desejado pela instituição. Ex: O professor não precisa pintar a fachada da escola para depois dar aula. A escola estará devidamente pintada para eu lecionar no 3º ano. Os banheiros deverão estar limpos, serão servidos lanches na cantina, a quadra de esportes deve estar em boas condições para que se possa utilizá-la, então espera-se que todas as medidas de infraestrutura das instalações escolares estejam perfeitamente bem distribuídas pelo diretor da escola, e assim poderei dar as minhas aulas para o 3º ano daquela escola durkheimiana.


Émile Durkheim - imagem da internet


Texto de Álvaro João dos Santos
Trabalho de aproveitamento da disciplina Sociologia da Educação exigida pelo Prof. Nestor José Guerra (Professor da FAG/Faculdade Guaianazes).

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