sexta-feira, 14 de junho de 2013

"O QUE É SALVAÇÃO?"


O que é Salvação?

"É o resgate da perdição e da miséria para um estado de segurança".



(João 8.32)

Deus salvou o povo hebreu do Egito, salvou Jonas da barriga do "grande peixe", salvou os irmãos: Sadraque, Mesaque e Abednego da fornalha de fogo ardente, Daniel na cova de leões famintos, etc.
A salvação vem de Deus (Efésios 2.8), pois é algo que só Deus pode fazer (Jonas 2.9).

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus". (Efésios 2.8) 

"Do SENHOR vem a salvação". (Jonas 2.9)

Precisamos ter fé num Deus vivo. 
E o que é Deus ou quem é Deus?

 
Deus é um todo. Ele não é uma coleção de pequenos deuses, Ele é uma pessoa. Qualquer outro deus é simplesmente um ídolo ou um produto da nossa imaginação. Deus é invisível, ainda que pessoal, vivo e atuante em nossas vidas.
Ele não precisa de ninguém, nem de nada. Porém ele escolheu se relacionar conosco. Para que isso aconteça é necessário ter fé. Ele não muda. Ele é o mesmo que falou com Adão e Eva. É o mesmo que tirou o povo da terra do Egito, Ele simplesmente não muda. Não que Ele não possa fazer isso, mas porque não é preciso mudar. Ele não precisa ser aperfeiçoado ou "melhorar". Não precisa mudar o pensamento ou agir de maneira estranha. Ele é Deus, e para aceitá-lo é preciso ter fé.
"Fé é a crença em algo que não pode ser visto, tocado ou provado". 
Na Bíblia, a fé descreve a crença em Deus. 
Abraão deixou a sua parentela e a sua terra natal para ir a um território completamente desconhecido.
O povo de Israel teve que acreditar que Moisés os conduziria para fora do Egito, à uma terra que mana leite e mel.
Fé pra viver. Veja (Habacuque 2.4 e Romanos 1.16-17):
"mas o justo pela sua fé viverá". (Habacuque 2.4) 
 
"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé."(Romanos 1.16-17)
A fé pode ser mesclada de dúvidas, pois mesmo em meio à suposta incredulidade daquele pai desesperado que pediu para que o Senhor o ajudasse na sua fé, foi abençoado por Jesus, por exemplo:
"E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade". (Marcos 9.24) 
João Batista mesmo com dúvida se Jesus era o Messias é maior que todos os que são nascidos de mulher.
"Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele". (Mateus 11.11) 
 
Quem faz a obra é Deus e é Ele que determina o critério a ser utilizado, mas o padrão de Deus é que tenhamos fé, nem que seja como um grão de mostarda.
 
"E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível". (Mateus 17.20)

Porém, essa fé precisa ser vista, veja Marcos 2.5, João 21.11 e Lucas 5.4.
"E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados". (Marcos 2.5)

"Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes e, sendo tantos, não se rompeu a rede". (João 21.11)

"E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar". (Lucas 5.4)
Quando Deus vê a fé em nós, então Ele opera, pois Ele sabe que operando nos aperfeiçoa.
"E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá". (1 Pedro 5.10)
Agora a pergunta que não quer calar: 
Quem sou eu para que esse Deus se importe assim comigo?
Veja o que Ele diz para aquele ladrão que estava ao seu lado quando estava sendo crucificado: 
"Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso". (Lucas 23.43)

Eu não sou nada diante da resolução de Deus para me salvar, nem mereço ser salvo. Ele não precisa de mim e nem de nada do que possuo, mas foi Ele que escolheu se relacionar comigo, pois antes mesmo de eu ter nascido, Ele me amou.


Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí. (Jeremias 31.3)
Ele passou esses anos todos me cercando, me atraindo para esse encontro com Ele. E agindo Deus quem impedirá?

"Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" (Isaías 43.13)
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". (João 3.16)

Deus é maravilhoso!!! 
Escrito por Álvaro João dos Santos, em 14/06/2013
\\\\\\\ COMPARTILHE ESTE BLOG ///////

Nenhum comentário:

Postar um comentário